Dicas para criar seu primeiro curso online – Parte 1

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 15/07/2018 - 10:07:12 | Categoria: Webmarketing para Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Dicas para criar seu primeiro curso online – Parte 1

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Já pensou em melhorar a sua qualidade de vida e ainda poder turbinar o currículo? Se a resposta foi ‘sim’, você pode se encaixar em investir na Educação a distância e criar seu primeiro curso online! Acompanhe tudo sobre o assunto no artigo de hoje!

Vamos ser sinceros que, devido à correria diária e às rotinas loucas, o tempo para frequentar aulas presenciais fica bem curto, não é? São horas trabalhando, assumindo demandas quase impossíveis de ser concluídas em um prazo de 24 horas, sem contar com trânsito e ainda noites mal dormidas.

Muitas pessoas podem estar na mesma situação que você e as iniciativas educacionais diferenciadas podem ser a solução! Mas, lembre-se de que incrementar um projeto educacional e criar seu primeiro curso online exige responsabilidade e dedicação!

Dados do último Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep em 2016 apontam um crescimento nas matrículas para cursos online, popularizados como EAD. Enquanto as matrículas em EAD cresceram exponencialmente em 7,2%, as entradas de alunos para cursos presenciais declinaram em 0,08%.

E ainda, a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) analisou seu Censo EAD 2016/2017, apontando que “há 561.667 alunos em cursos regulares a distância, 217.175 em cursos regulamentados semipresenciais, 1.675.131 em cursos livres não corporativos e 1.280.914 em cursos livres corporativos”.

Dessa forma, verificou-se “o montante de 2,9 milhões de alunos que participaram de cursos livres corporativos e não corporativos”.

Criar seu primeiro curso online é uma empreitada educacional por vários motivos. De maneira ampla, você contribuirá para iniciativas que tornam a sociedade mais igualitária e justa, ajudando assim no crescimento do país! Ficou animado? Continue lendo.

Daremos dicas a seguir de como empreender nessa modalidade que vem crescendo nos últimos anos.

Dicas para criar seu primeiro curso online

1. Faça uma autoanálise de si mesmo e veja se você quer empreender com um projeto educacional

Criar seu primeiro curso online exige responsabilidade, esforço e paciência. Você precisará ter em mente que sua iniciativa vai contribuir para a transformação da vida de milhares de pessoas, o que deixa claro o real peso dessa empreitada.

O mercado de cursos online se encontra em constante expansão, o que indica que existem variadas inciativas sobre projetos educacionais a distância. Porém, no mundo da educação, existe espaço para todos e o que fará o seu diferencial será, muitas vezes, o que você poderá oferecer de vantajoso e de inédito.

Seguindo pela ótica de que o Brasil se trata de um país em desenvolvimento, proporcionar educação superior de boa qualidade, com a colaboração de profissionais capacitados e preparados para fazer um cronograma de aulas interativo e acessível, avaliações e estudos online em geral também é um fato a se analisar.

A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) aponta ainda que a possibilidade de matrículas para cursos online está aquecida justamente pela real questão do ‘em desenvolvimento’. Universitários que terminaram o ensino médio em idade mais avançada e trabalham para sustentar sua família, geralmente não se sentem confortáveis para ingressar num curso presencial.

Isso se dá pelo fato justamente da desigualdade social e, para se integrarem mais, esses indivíduos acabarão por optar pelo EAD.

2. Planejamento

A primeira etapa do planejamento ao criar seu primeiro curso online é tirar as ideias da cabeça para colocá-las em pauta para que elas possam ser analisadas e colocadas em prática.

Conteúdo acessível, com uma plataforma simplificada proporcionando a interação do estudante com as temáticas que serão trabalhadas é o foco para criar seu primeiro curso online. Sendo assim, aconselhamos que o seu planejamento envolva estratégias referentes a pontos como missão, visão e valores.

Estabelecer um bom planejamento referente ao custo-benefício em relação a outros cursos online disponíveis no mercado também é uma variável a se considerar, visto que o investimento do indivíduo precisa estar dentro de um preço acessível.

Porém, que esse preço vá agregar valor tanto para você como empreendedor quanto para o futuro aluno na proporção que um curso online é um investimento.

Nessa etapa, você também precisa decidir sobre possíveis parcerias que vão agregar conteúdo ao seu projeto. Existem empresas que gerenciam ou agenciam uma iniciativa relacionada a criar seu primeiro curso online, o que falaremos posteriormente.

3. Pesquise sobre iniciativas que prosperaram e as que não

Esta etapa é importante para que você saiba sobre experiências de mercado de quem prosperou e de quem fracassou. Nesse ponto, você será crítico quanto as suas ideias e tentará projetar sua inciativa de criar seu primeiro curso online e filtrar desafios de quem prosperou e de quem fracassou, adequando-os à sua realidade.

Cada futuro empreendedor tem suas visões e particularidades e, por isso, conte-nos sobre o que você achou das nossas dicas sobre criar seu primeiro curso online nos comentários abaixo!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Edtechs e EAD: qual a relação

Edtechs e EAD: qual a relação

Sugestão de Cursos - 13/07/2020

4 sugestões de como fazer uma videoaula de sucesso

4 sugestões de como fazer uma videoaula de sucesso

Moodle [plataforma ead] - 09/11/2017

Como criar cursos EaD de qualidade

Como criar cursos EaD de qualidade

Webmarketing para Cursos - 02/01/2019

4 microfranquias 2020 mais promissoras

4 microfranquias 2020 mais promissoras

Sugestão de Cursos - 24/12/2019