7 dicas de um bom material didático para curso online

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 11/01/2018 - 13:01:56 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

7 dicas de um bom material didático para curso online

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Um bom material didático ajuda na construção de um bom curso a distância. São eles que vão trazer toda a informação necessária para você aprender, além de ajudar fixar os conteúdos aprendidos em videoaula. Trouxemos sete dicas para você ter acesso a um bom material didático para curso online.

Dicas para um bom material didático para curso online:

1.      Orientar os alunos EaD:

Um bom material didático vai auxiliar o aluno a lidar com os dilemas do Ensino a Distância. Nos primeiros passos de um aluno utilizando o EaD, ele vai precisar de ajuda e, para isso, um livro digital poderia resolver o problema, como um guia rápido do curso.

2.      Material flexível

Um material bom é aquele que acompanha o ritmo do EaD, flexível aos horários dos estudantes, com conteúdo explicado de maneira simples. As videoaulas seguiriam o mesmo padrão: linguagem fácil, sem lacunas de conteúdo, que deve se igualar ou até mesmo sobressair às aulas presenciais. E, claro, tudo com fácil acesso, bastando conexão à internet.

3.      Motivar os alunos a aprender mais

Os dispositivos como apps, livros digitais, videoaulas etc., podem ser usados a favor do aluno quando durante a aprendizagem lhes é instigado a conhecer mais sobre o tema abordado. Fica menos cansativo, os alunos produzem mais e crescem no curso de uma forma mais rápida.

4.      Material de fácil acesso

Seria interessante que alguns materiais pudessem ser acessados fora da área EaD, num momento que o aluno não está estudando exatamente, como no ônibus, numa fila, em qualquer tempo livre que queira estudar. Isso só é possível por meio de downloads por exemplo, que podem estar disponíveis off-line.

5.      Dinâmico

Um bom material didático para curso online faz com que o aluno aprenda melhor quando consegue dialogar com outros alunos e o faz enxergar as soluções dos problemas em vários espectros. Resolver exercícios em grupo valoriza o material didático fornecido, e para que isto ocorra, ele precisa ser adequado a atividades em grupo discussão.

6.      Feedback rápido

É interessante que esse material didático tenha o feedback de aprendizagem para o aluno. O EaD é um ensino dinâmico, portanto, quem o utiliza quer sempre estar atento ao seu progresso no curso. Um material que contenha respostas de exercícios, objetivos claros e até uma lista de atividades a cumprir, por exemplo, ajuda na construção do feedback do aluno, que irá aproveitar o curso plenamente.

7.      Material incluso no próprio sistema EaD

É interessante que o material esteja disponível na própria plataforma ou site, que não tenha custos adicionais e faça parte do pacote. E que o estudante também não tenha que buscar tudo em fontes externas, mas que precise procurar apenas materiais complementares ao curso. Todas essas dicas contribuem para um bom material didático para curso online. E você? Acha que precisa de mais algum requisito para um bom material didático para curso online? Deixe sua opinião abaixo!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.