Gamification e EAD: uma união de sucesso

27/04/2016 17:04:15

Youtube Telegram

Baixe agora os segredos de como conseguir altos lucros com PLR no Marketing Digital.

Gamification é um termo já muito conhecido por quem é um usuário de tecnologia, seja ele um internauta ou usuário de smartphone ou vídeos. Gamification nada mais é do que a ideia de relacionar os jogos e toda a sua mecânica em busca do engajamento do maior número possível de estudantes. A gamificação já faz parte da vida de muitas pessoas, que na maior parte do tempo nem se dão conta de que estão sendo familiarizadas. Mas você sabe por que essa união é um sucesso para o ensino a distância?

O controle é sempre do jogador

Nos games os jogadores têm sob controle sobre as ações. No EAD é a mesma coisa, já que os alunos são os responsáveis por controlar todo o seu potencial e estudos. Você planeja seus estudos, assiste as aulas quando tem tempo e explora todas as disciplinas e matérias com que mais se identifica. Além disso, o ambiente virtual também possibilita a interação por meio de vídeos, textos, chats, etc.

Você explora o ambiente

Quem usa os jogos sabe que o principal papel do jogador é conhecer todo o universo no qual seu personagem está inserido e como fazer para vencer todos os obstáculos. No ensino a distância a mesma coisa acontece, você tem que explorar o ambiente e encontrar aquilo que mais interessa ou com o que mais tem dificuldade, para assim pode se especializar e melhorar. Isso acontece com os conteúdos extras, campanhas de marketing direcionadas e fóruns e dúvidas, tudo para que você possa aproveitar toda a plataforma e realizar seus estudos.

Engajamento e recompensas

Nos games toda vez que você alcança um objetivo você é recompensado, seja com vidas ou itens exclusivos. No EAD a mesma coisa pode acontecer, basta que você ofereça descontos nos usuários mais ativos ou que dê um novo curso para quem obtiver a maior nota entre os participantes do curso. Esses “troféus” servem como verdadeiros incentivadores para muita gente e fazem do EAD uma área que tem muito a ganhar com a filosofia gamification.

Interatividade

Todos os jogos atuais têm como principal característica a interatividade, seja com você e o seu adversário ou com você e seus aliados. No EAD isso acontece tanto com quem ministra as aulas quanto com os outros alunos e usuários da plataforma, já que diversos conteúdos podem ser compartilhados. Além disso, é comum que os professores deem palestras em tempo real via web e que coloquem vídeos e atividades nos quais todos os alunos são convidados a se engajarem e participarem do crescimento da plataforma. Por esses motivos o gamification e o EAD encontraram uma parceria perfeita não apenas para quem ministra e cria os cursos, mas também para os alunos que estão em busca de uma maneira diferente de aprender e que querem usar todo o avanço tecnológico a seu favor e impulsionador suas carreira e seus conhecimentos. No entanto, é preciso lembrar que está união só terá o sucesso e o êxito necessários se o comprometimento e o trabalho dos seus desenvolvedores forem pensados para as interações existentes nos dois campos.

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Linguagem de programação: como escolher a certa?

Educação a Distância - 31/08/2022

Vale a pena (ou não) estudar em cursos online?

Moodle [plataforma ead] - 11/12/2017

Plataforma EaD para treinamentos

Educação a Distância - 19/11/2021

Como vender cursos online com 4 dicas infalíveis

Moodle [plataforma ead] - 20/07/2017