Como EaD Pode Contribuir para Universalizar Educação no Brasil

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 23/11/2017 - 10:11:59 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como EaD Pode Contribuir para Universalizar Educação no Brasil

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

A cada dia, mais brasileiros se matriculam em cursos de educação a distância (EAD), especialmente no âmbito do ensino superior. A educação a distância é uma nova realidade. Se analisarmos, no começo dos anos 2000, praticamente não existia educação a distância no país. Entretanto, hoje quase 20% das matrículas são para esse tipo de ensino. Esses números tendem a crescer a cada ano, dessa forma universalizando a educação no Brasil. Conheça mais detalhes sobre como EaD pode contribuir para esse processo no post de hoje! 

A internet e a universalização da educação no Brasil

Para universalizar educação no Brasil foi preciso da ajuda da tecnologia. A internet mudou a educação a distância. Anteriormente, os materiais impressos eram enviados para os alunos pelos Correios. Em muitos casos, havia demora para recebê-los e os estudos ficavam comprometidos. Hoje, as aulas são mais dinâmicas, graças à internet. O aluno assiste a vídeos com a aula, tem interação com o professor, pode fazer as avaliações com hora marcada, recebe materiais e todos os documentos de forma instantânea. Sem dúvidas, essas foram algumas das questões que fizeram a o EAD crescer em ritmo acelerado no Brasil.

Ferramentas do EAD para universalizar educação no Brasil

Cada curso oferece ferramentas diferentes para que o aluno consiga estudar. As principais, quase que obrigatórias, estão listadas abaixo:

Fim do preconceito com a educação a distância

Antigamente, num passado recente, a educação a distância não era bem vista no Brasil. Muitas pessoas consideravam como um ensino de baixa qualidade e que por meio dela, o estudante não conseguiria um emprego bom após o término dos estudos. Porém, hoje a situação mudou, conceituadas faculdades e universidades do Brasil têm, em sua grade, cursos a distância. Esses são reconhecidos no mercado de trabalho e são tratados com o mesmo respeito que os cursos presenciais, o que, dessa forma, ajuda a universalizar educação no Brasil. O Brasil é um país de dimensões continentais; além disso, algumas regiões do país foram mais favorecidas com investimentos que outras. Consequentemente, esses investimentos afetam diretamente a educação. O EAD chegou para ajudar as pessoas que estão longe dos grandes centros e querem um estudo de qualidade. Agora é mais fácil e barato as pessoas terem a mesma oportunidade de ensino, mesmo estando em locais muito distantes do curso – ou dos centros urbanos. Com a universalização da educação no Brasil quem tem a ganhar é o povo que pode ter mais cidadãos preparados para o mercado de trabalho; dessa forma, fazendo a economia girar.

Investimentos em ensino a distância no Brasil

Em época de crise, muitos apostam em ter mais diferenciais para brigar por uma vaga de trabalho no mercado competitivo. Por isso, o investimento na educação a distância não foi muito atingido, por ser mais acessível que a educação presencial, na maioria dos casos. Inclusive o efeito foi o contrário, muitas universidades e faculdades apostaram nos seus serviços online e melhoraram a sua  área da educação a distância e tecnologia. Para tentar assim, universalizar educação no Brasil. Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo, se você acha que EAD vai ajudar a universalizar a educação no Brasil. OK?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.