Quais os 3 desafios da EAD no Brasil?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 07/07/2018 - 12:07:25 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Quais os 3 desafios da EAD no Brasil?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Vencer o medo e seguir o sonho de fazer uma faculdade ou um curso técnico é o que muitos brasileiros estão fazendo. A educação a distância vem conquistando seu lugar no ensino superior do país e modificando o padrão de uma sala exclusivamente presencial. A EAD contribui para um Brasil com uma mão de obra cada vez mais capacitada e podendo oferecer uma guinada na vida de muitas pessoas, contribuindo para uma sociedade mais íntegra e avançada.

Entretanto, existem desafios da EAD no Brasil. Como muitas dessas pessoas que não podem estar presentes em uma sala de aula tradicional, seja por transporte, condições financeiras, família, ou apenas por desejo de concluir através da educação a distância, os desafios ainda se tornam mais uma pedra no sapato de quem se aventura por uma graduação virtual.

1. O preconceito que ainda persiste

A mentalidade de muitos brasileiros persiste que apenas o ensino presencial forma profissionais capacitados, até mesmo pessoas que cogitam estudar a distância podem desistir devido a uma mente ainda fechada do ensino cara a cara com o professor, com a ideia de que na frente de uma tela nada será absorvido e o ensino terá uma má qualidade. Porém, sabemos que isso nada mais é que um mito. O diploma na EAD tem o mesmo peso que um diploma presencial, ou seja, é um preconceito totalmente errado e falso.

2. Falta de contato com a tecnologia

Um dos grandes desafios da EAD no Brasil é a falta de acesso ou habilidade quando se trata de tecnologias, já que existem diversas pessoas que não estão familiarizadas com computadores, notebooks, tablets e celulares, sentindo assim medo de se aventurar. Além de que claro, não são todas as pessoas que podem obter um bom computador e uma boa rede de internet.

3. Falta de investimento

Como não é tão valorizada como o ensino tradicional, os desafios da EAD no Brasil podem estagnar sua qualidade de forma que sem investimentos. A mesma se atrasa no mercado comparando com outras formas de ensino. Vale dizer que falta também inovações, novidades, estímulos e integração de alguns estudantes que se sentem desmotivados e sem desejo de iniciar ou concluir um curso a distância.

Nenhum desafio é impossível de se superar!

Embora existam desafios da EAD no Brasil, o mercado vem cada vez mais se adaptando as novas necessidades da população, com uma interface de maior facilidade de integração na navegação, para tirar dúvidas e se explorar num ambiente virtual completo. Também com uma maior procura pelo EAD, mais investimentos se firmarão no mercado, fazendo-o evoluir cada vez mais e assim, aos poucos, moldando novamente a mente da população, os convencendo que existem sim desafios da EAD no Brasil, mas existem desafios também na sala de aula física e tradicional, assim como existem desafios em qualquer lugar, basta determinação e força para enfrenta-los e realizar o seu sonho!

Passa por mais algum desafio em sua educação a distância ou tem alguma outra dúvida sobre as dificuldades que existem nesse meio de ensino? Deixe seu comentário que nossa equipe irá tirar sua dúvida e acabar cada vez mais com os desafios da EAD no Brasil!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.