6 Maneiras de ampliar a participação de alunos em EAD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 26/10/2017 - 10:10:58 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

6 Maneiras de  ampliar  a participação de alunos em EAD

O que acha de aprender a transformar seu conhecimento em cursos online e capitalizar sem realizar investimento inicial?

Passo a passo gratuito sobre Cursos Online!

Os cursos a distância se transformaram ao longo do tempo e a participação de alunos em EAD também. Antes os estudantes compravam apostilas e acompanhavam as aulas via televisão. Com a tecnologia se modificando e se aprimorando ao longo do tempo, a participação de alunos em EAD atualmente consiste em acompanhar as aulas através dos computadores ou notebooks. Com essas modificações, tanto no suporte quanto na maneira que as aulas são conduzidas, é preciso pensar em expandir, cada vez mais, a atuação desses estudantes dentro dessa modalidade. Por isso, vale conferir as 6 maneiras de ampliar a participação de alunos em EAD.

  • QUESTIONAMENTOS

É como diz a célebre frase do filósofo Descartes: Penso, logo existo. Quando os estudantes são estimulados a serem pessoas questionadoras, eles tendem a se sentirem mais motivados a participar das aulas. Levantar questões interessantes e desenvolver a autonomia dos estudantes são algumas das formas de garantir a participação de alunos em EAD, podendo até modificar a frase do inicio para “penso, logo participo”.

  • ASSOCIAÇÃO DAS AULAS COM OUTROS MECANISMOS

Levar o ensino para fora do ambiente virtual é uma boa opção. Indicar outras mídias, como filmes ou séries, por exemplo, que tiverem relações com o conteúdo abordado é uma maneira muito eficaz de ampliar a participação de alunos em EAD. Isso porque ele vai associar o que está aprendendo com outras tecnologias, de uma forma mais leve e prazerosa.

  • PROPONDO INTERAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES

Realizar atividades online em que os estudantes possam comentar nos trabalhos uns dos outros é uma maneira de captar a participação de alunos em EAD. Isso porque eles irão ver o trabalho do colega, fazendo uma aprendizagem coletiva e também poderão dar feedbacks uns para os outros. E a socialização, mesmo online, é tão interessante quanto à presencial, ainda mais por não haver o agravante da timidez, para aqueles que tiverem dificuldades de expressar suas ideias para um grande público.

  • RECONHECIMENTO

Outra forma de obter a participação de alunos em EAD é reconhecer os êxitos dos mesmos. Isso é uma forma de passar um feedback. Mesmo se o estudante não tiver se saído muito bem em determinada disciplina, é importante reconhecer o esforço e a sua participação. Isso será como o espinafre do Popeye para o aumento da motivação dos alunos: assim como o personagem ao consumir o espinafre, os estudantes se sentirão mais confiantes e determinados em melhorar seu desempenho.

  • CONTEXTUALIZANDO AS DISCIPLINAS A REALIDADE DOS ESTUDANTES

Trazer os assuntos para a realidade dos estudantes contribui muito para a participação de alunos em EAD.  Isso facilita a aprendizagem, pois o aluno estará mais familiarizado com o conteúdo estudado. Sem contar que eles poderão associar as aulas ao seu cotidiano, deixando a aprendizagem mais tranquila e dinâmica.

  • DESAFIOS TAMBÉM AJUDAM NA PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS EM EAD

Os desafios estimulam os estudantes a superarem seus próprios limites. Resolver um Quiz, por exemplo, com perguntas dinâmicas e interativas, é uma forma de fazer a participação de alunos em EAD aumentar.

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.