Como mídias e tecnologias em EAD podem se tornar mais eficazes na aprendizagem?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 03/07/2017 - 10:07:17 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como mídias e tecnologias em EAD podem se tornar mais eficazes na aprendizagem?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

No Brasil, a educação a distância, que se baseia no uso de tecnologias digitais, surge na década de 1990. Com a ascensão da internet, se populariza, expressivamente, entre as instituições de ensino. Hoje, estima-se que haja mais de um milhão de alunos cadastrados no sistema, desfrutando de mídias e tecnologias em EAD. Isso demonstra que o setor tecnológico tende a influenciar o mercado de educação a distância. Ou seja, quanto maior o universo de ferramentas virtuais, maiores são as possibilidades de se fazer EAD no país. Nesse contexto, surge a questão: como acompanhar essa evolução e saber combinar as melhores tecnologias educacionais? É disso que vamos tratar neste artigo.

Conheça mídias e tecnologias em EAD

Já sabemos que existe um universo vasto de tecnologias de educação a distância. Por haver tantas alternativas, é natural que educadores e instituições de EAD se percam no momento de selecionar as tecnologias mais adequadas. Para facilitar, a seguir, selecionamos algumas ferramentas e sugerimos certos modos de aplicá-las.

1.      AVA

AVA significa ambiente virtual de aprendizagem. Refere-se a um espaço virtual que integra uma diversidade de recursos destinada ao desenvolvimento intelectual do aluno. Eles vão desde atividades até biblioteca online. É um tipo de comunidade EAD, cuja proposta é gerar interação entre alunos, professores e colegas de classe, durante o curso de educação a distância.

2.      Mobilidade

Uma grande parcela do tráfego na internet vem dos dispositivos móveis. Um projeto de educação a distância não pode ignorar que pessoas acessam a web por meios de iPhone, smartphone, tablet. Por isso, as plataformas de EAD devem atender essa demanda, com um desenvolvimento mais responsivo. Visto que a proposta é flexibilidade e comodidade nos estudos, os celulares podem viabilizar a entrega desses benefícios na educação a distância.

3.      Teleconferência

É um tipo de tecnologia de vídeo, muito usada no EAD, que se baseia em transmissão ao vivo e interação entre professores e alunos, em tempo real. Pode ser aplicada tanto em exposição de matérias como em correção de atividades, intensificando ainda mais o aprendizado do aluno de educação a distância.

Cuide do planejamento

Já que ficou claro sobre como e quais são as tecnologias de educação a distância mais utilizadas, é importante dizer que a seleção delas deve ser antecipada por um planejamento de mídia. Ele permitirá que haja uma combinação adequada de tecnologias, que resultará em um modelo de EAD eficaz. Um bom planejamento dispõe de critérios que vão definir se determinada ferramenta de educação a distância deverá ser adicionada ou não. Abaixo selecionamos oito dicas importantes para auxiliar você nesse processo pedagógico.

  1. Escolha a mídia EAD mais adequada para sua educação a distância;
  2. Realize o treinamento da equipe técnica e acadêmica em relação a interação com a plataforma EAD;
  3. Examine a fundo o perfil dos alunos, a fim de identificar possíveis dificuldades com o acesso as tecnologias de educação a distância e trabalhe para eliminá-las;
  4. Periodicamente faça a manutenção da infraestrutura tecnológica, para que não surjam problemas inesperados de rede e conexão no sistema EAD;
  5. Estude e defina o melhor formato de conteúdo a ser disponibilizado, considerando as interfaces da plataforma EAD que será utilizada;
  6. Elabore tutoriais e manuais de uso da plataforma de educação a distância para os alunos;
  7. Planeje bem onde ficará cada item de acesso as ferramentas de interação (chat, fórum, vídeos, PDF, assistentes virtuais) na plataforma EAD;
  8. Faça um cronograma de atividades e disciplinas para os alunos do curso ofertado na modalidade EAD.

Foco no conteúdo

Falamos de ferramentas digitais, de planejamento tecnológico em educação a distância, mas não vamos deixar de mencionar o conteúdo das aulas. É bom lembrar que o aprendizado virtual continua sendo aprendizado, ou seja: independente da tecnologia EAD aplicada, o foco principal, na educação a distância, deve ser o de oferecer conhecimento de qualidade, sempre. Educação a distância tem muito a evoluir. EAD é o futuro. E você, o que pensa sobre mídias e tecnologias em EAD? Comente e juntos vamos tornar esse debate mais enriquecedor.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.