3 vantagens das ferramentas Scrum, Kanban e XP

04/05/2016 10:05:49

Youtube Telegram

A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

O desenvolvimento ágil de software prometeu revolucionar o modo como os profissionais da área encaravam seu trabalho, e, para isso, algumas ferramentas são imprescindíveis. Entre as mais conhecidas estão o Scrum, o Kanban e o XP. Elas são métodos de desenvolvimento simples e com um grande poder dentro do setor de desenvolvimento de software, mas, se você não as conhece ou não sabe quais vantagens elas podem oferecer, não se preocupe. Abaixo listaremos os motivos que fazem delas poderosas ferramentas para o desenvolvimento ágil de software.

Kanban é a redução de custos

A palavra em japonês traduz bem uma filosofia oriental empresarial. Sua premissa permite que você consiga organizar melhor seu fluxo e elimine tudo aquilo que está em excesso ou atrapalha o seu processo. Isso permite que você agilize todo o processo e realize as entregas no prazo estipulado. Por esses motivos, ele também foi adaptado às indústrias de manufatura, devido ao seu grande sucesso. A ferramenta nasceu para adotar formas mais ágeis de proteger a demanda cada vez maior dos negócios. É, portanto, uma relação na qual saem ganhando tanto o departamento de negócios quanto as equipes de desenvolvimento de software.

As vantagens do Scrum

A ferramenta é reconhecida por sua qualidade ao proporcionar uma gestão mais dinâmica dos projetos, fazendo com que os objetivos e prazos sejam cumpridos dentro do prazo pré-estabelecido. O nome da ferramenta vem do rúgbi onde o scrum é uma aglomeração de jogadores, conhecida dentro do esporte como uma formação ordenada, a exata ideia e vantagem dessa ferramenta. Quando você tem um conjunto de itens como práticas, prazos, valores e princípios, cabe ao Scrum organizar toda elas e entregar a você essa “formação organizada”. Ele agrupa todas as questões anteriores ao backlog e dá uma tarefa ordenada à sequência de sua criação. Além disso, pode ser usado em processos de product owner, team e master. O scrum também trabalha com o que chamamos de monitoramento de resultados, parte importante para qualquer projeto ou agência. Para isso, ele usa pontos que medem o tempo de cada tarefa, levando você a saber se o seu projeto vai ser entregue no prazo ou se você terá que atrasá-lo um pouco. Daí vem a grande popularidade dessa ferramenta.

As vantagens do Extreme Programming (XP)

Essa metodologia foi criada na década de 90 nos Estados Unidos para agilizar o desenvolvimento de software. Ela é reconhecida no mundo todo por conta da economia de tempo que proporciona. Assim, é possível criar sistemas de melhor qualidade e de modo bem mais rápido que os desenvolvedores estão acostumados. Com o Extreme Programming, ou XP, como costumamos chamar, as interações entre indivíduos são mais que um processo e conseguem ser potencializadas. Além disso, você conta com um software com documentação ampla e consegue responder mais rapidamente a mudanças. Agora que mostramos as principais vantagens de cada uma dessas ferramentas, basta que você analise com cuidado qual delas é melhor para você e seu projeto. Dessa maneira, você irá usufrui de todos os benefícios das ferramentas e agilizar o seu trabalho.

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Como inovar nas aulas online?

Educação a Distância - 17/01/2022

Quatro dicas para fazer conteúdo atraente para EaD

Educação a Distância - 08/12/2018

Nove apps para estudar online fácil

Moodle [plataforma ead] - 14/02/2018

5 dicas de melhores empresas para pagamento online...

Sugestão de Ferramentas [apps] - 22/08/2018