Estratégias de ensino, quais devem ser utilizadas na educação online?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 16/06/2017 - 10:06:08 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Estratégias de ensino, quais devem ser utilizadas na educação online?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Estratégias de ensino para a educação online é de suma importância para o sucesso ou fracasso de uma proposta EAD, confira mais informações abaixo: [caption id="attachment_4375" align="aligncenter" width="800"] Estratégias de ensino[/caption] A Educação online é um processo de aprendizagem e ensino por meio da tecnologia, podendo os professores e os alunos estar presentes fisicamente, para a aplicação das estratégias de ensino, ou não. Já as técnicas de educação online, são caminhos ou meios criados pelo professor para ampliar o conhecimento do aluno e melhorar a aprendizagem. Esses meios das estratégias de ensino na educação online podem ser diversos, indo desde os materiais, recursos audiovisuais, visitas técnicas, até a própria organização de um espaço como sala de aula e outros meios para facilitar o entendimento das matérias. Você já conhece as melhores estratégias de ensino para educação online? Continue lendo e entenda melhor sobre o assunto.

Estratégias de ensino na educação online

As estratégias de ensino para a educação online é importante porque quanto mais o aluno se identificar com o sistema e ver que não está sozinho, podendo contar com outras pessoas para estudar, menos riscos a universidade corre de o aluno trancar a matrícula e desistir do curso. Além, é claro, de facilitar o entendimento das matérias e propostas das atividades.

Ambientar e socializar com estratégias de ensino

Existem algumas estratégias de ensino na educação online que melhoram a possibilidade dos alunos se identificarem com o sistema e suprirem a falta de ter um “parceiro de estudos”, já que é a distância. Conheça-as abaixo.

Abrir o ambiente virtual antes do início das aulas

Com isso os alunos podem conhecer as ferramentas da educação online e com o que poderá contar para enriquecer a aprendizagem. É bom que essa estratégia de ensino conte com um roteiro de navegação (algumas direções do que está disponível na plataforma de educação online), para que o aluno possa, não só conhecer, mas explorar as ferramentas e recursos disponíveis para dar apoio à sua jornada em busca do conhecimento.

Apresentar os participantes das aulas e os professores

Apresentar alunos e professores, na educação online, vai promover uma sociabilização do grupo e facilitar o primeiro contato dos professores e alunos. Esse meio vai ajudar muito a fortalecer a estratégia de ensino na educação online, garantindo excelentes resultados.

Entregar o material da educação online antecipadamente

Sejam e-books, vídeos fechados no YouTube (só para alunos), apostilas, ou quaisquer outros materiais para apoiar o ensino, entregar os materiais aos alunos antes das aulas começarem, permite a exploração do material na educação online para tirar dúvidas posteriores. Além disso, também ajuda no interesse do aluno em não deixar as matérias acumularem e poder consultar o material antes da aula, garantindo uma experiência melhor.

Ajudar na organização do aluno com estratégias de ensino

A maioria dos alunos de educação online não possuem muito tempo para estudar, pelo fato de estar sempre trabalhando ou ocupados com casa, família etc. Por isso, são necessárias estratégias de ensino viáveis e que sejam interessantes a cada perfil de aluno. Para que estratégias de ensino na educação online sejam eficazes para esses alunos, a universidade pode ajudar na organização e nas informações prévias das tarefas. Confira!

Disponibilizar a agenda da educação online

Disponibilizar uma agenda com as próximas atividades para os alunos, ajuda na organização deles para que não percam aulas, atividades e consiga organizar os tempos que vai disponibilizar para cada atividade na educação online. Essa é uma das estratégias de ensino mais poderosas, pois auxilia na rotina do aluno na educação online e facilita todo o ciclo de aprendizagem.

Quais estratégias de ensino você vai utilizar na educação online?

É a sua vez! Você pode colocar em prática todas as estratégias de ensino para obter um resultado melhor na educação online, ou escolher uma acima descrita para focar e entregar com qualidade ainda maior. Comente abaixo qual você achou mais interessante e não deixe de nos acompanhar aqui para mais informações incríveis como essas sobre estratégias de ensino na atualidade, por meio da EAD.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.