Por que professores não estão preparados para EAD e como ajudar

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 22/05/2020 - 22:05:17 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Por que professores não estão preparados para EAD e como ajudar

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

O ensino on-line foi uma necessidade a ser adotada com maior intensidade para suprir a necessidade de aprendizado durante esse período de quarentena devido à COVID-19. Entretanto, essa metodologia está cada vez mais deixando de ser uma tendência e sim uma necessidade.

Porém, existem diversos fatores que impactam na implantação adequada do ensino a distância, e entre eles está a preparação dos professores para assimilar e adotar esse método.

Neste artigo, vamos abordar por que os professores não estão preparados para EAD.

Como os professores se situam para adotar o EAD

Os professores não estão preparados para EAD por motivos que variam desde o planejamento das instituições e Ministério da Educação para dar preparo e suporte a essa categoria de educadores, como por limitações de estruturas de equipamentos. Além disso, a necessidade de se adaptar a uma nova realidade de ensino que ainda os deixa inseguros.

A seguir, relacionamos alguns aspectos de impacto nos professores quanto a adotar essa metodologia de ensino.

Falta de treinamento e qualificação

O primeiro ponto que se identifica o porquê de os professores não estarem preparados para EAD é a falta de qualificação no uso da ferramenta.

Sem treinamento é impossível que o profissional se sinta à vontade para exercer uma atividade tão essencial de educação.

Falta de contato com a metodologia

Os professores não estão preparados para EAD porque, além de treinamento, não tiveram contato prévio com a metodologia de ensino on-line.

Isso transmite insegurança, e o uso de ferramentas paralelas para suprir a necessidade de canais de ensino, em aplicativos como WhatsApp.

Inexistência de quebra de paradigma

Os professores não estão preparados para EAD porque não ocorreu a quebra de um padrão que se desenvolveu desde o início do processo de ensino nas escolas com a presença física de professores e alunos.

A quebra de paradigma está associada ao domínio da ferramenta e conhecimento de toda a estrutura de ensino on-line.

Limitação de equipamentos e internet de qualidade

Outro fator que resulta em que os professores não estão preparados para EAD é a limitação de acesso à internet e mesmo a equipamentos como computadores que possam facilitar a preparação das aulas e contato com alunos por meio de plataforma de ensino a distância.

Falta de apoio das escolas

A adoção do ensino on-line não vem sendo acompanhada de um apoio educacional e de gestão das instituições, tampouco do próprio Ministério da Educação.

A necessidade de adotar o ensino on-line demonstrou que não havia um planejamento já implementado para o trabalho remoto dos professores e, assim, as plataformas muitas vezes nem foram implantadas, sendo disponibilizados outros meios para a transmissão do conhecimento, deixando a relação professor e aluno sem um apoio adequado.

Falta de planejamento para adoção da metodologia

Conforme mencionamos no item anterior, a necessidade de planejamento da adoção do ensino on-line deve ser priorizada para que se possa estabelecer as fases de treinamento, identificação de necessidades de investimentos, formas de implementação, ajuste de métodos de ensino a essa realidade e estratégias de apoio durante o período letivo.

Além disso, definir uma plataforma de qualidade é fundamental para que o ensino possa ser realizado adequadamente e o professor se sinta mais seguro para usar a metodologia e ter o ensino on-line como um importante parceiro e não como um inimigo.

 

Considerações finais professores não estão preparados para EAD

É necessário mudar o atual quadro que se verifica em vários aspectos de condução do ensino on-line e principalmente atuar sobre os motivos que levam a que os professores não estão preparados para EAD.

Porém, é importante destacar que um ensino on-line deve ser construído em uma plataforma de qualidade, que permita os melhores recursos didáticos e de aprendizado.

Para conseguir uma solução apropriada de ensino on-line, o Estúdio Site disponibiliza a plataforma mais usada para ensino on-line do planeta, que permite um ensino de qualidade.

Acessando nosso endereço eletrônico você poderá compreender com mais detalhes os diferenciais disponíveis do Moodle. Deixe seu comentário sobre este artigo sobre professores não estão preparados para EAD para que possamos melhorar sempre nosso conteúdo.

 

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.