A Educação a Distância nunca foi tão acessível e eficaz como agora

24/10/2023 15:10:08

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Nos últimos anos os meios de comunicação se tornaram mais complexos, levando a necessidade de novas tecnologias e modificando o cotidiano das pessoas. Esses avanços tecnológicos estenderam-se para a educação e com o aumento da procura por cursos superiores, foi necessário a necessidade de flexibilidade dos recursos oferecidos pelas instituições.

A educação a distância é descrita por processos de ensino-aprendizagem, que utilizam diversas mídias como ferramentas para a transmissão do conhecimento. Esta modalidade de ensino a distância, através do acesso e uso da internet, proporcionou a realização de estudos, pesquisas e a formação intelectual da sociedade através de conhecimentos, sendo adquiridos em espaços e tempos diferentes de forma flexível.

O ambiente virtual possibilita a comunicação entre professores e alunos, apresentando constantemente inúmeros desafios, sendo eles, a superação de desigualdades, capacitação profissional e tecnológica e desconfiança do mercado sobre essa modalidade de ensino.

A Educação a distância enfrenta muitos desafios no seu desenvolvimento e aceitação da sociedade, enfrentando problemas na formação de seus professores e alunos.

O EAD proporcionou desafios a professores que não utilizavam esta ferramenta de ensino, fazendo com que eles se especializassem e adotassem esse novo cenário de educação. Muitos professores ainda estão se adequando a esse padrão de ensino, que vem crescendo cada vez mais. Diante deste cenário, questiona-se a seguinte frase: Quais são os desafios e as melhorias para o ensino na modalidade a distância? Estima-se que para o bom desempenho em um curso a distância, o aluno deve possuir conhecimentos básicos em informática, pois a falta desta habilidade pode refletir negativamente nas competências do educando frente ao curso. Outro ponto crucial, é que as instituições de ensino proporcionam aos alunos acesso à internet, possuindo no ambiente físico da instituição uma sala designada ao acesso deste meio digital.

É de suma importância que o professor possua capacidade em buscar novos métodos de transmitir conhecimentos, além de acompanhar e auxiliar os alunos no desenvolvimento de suas tarefas. Tem como objetivo geral descrever o ensino a distância e seus desafios, e como objetivos específicos expor dificuldades enfrentadas por professores e alunos e apresentar melhorias para este método de ensino.

Este artigo teve como propósito apresentar para a sociedade mudanças positivas que podem ser incluídas no ensino a distância, para que os alunos possam superar as dificuldades econômicas e motivacionais, e para que professores desenvolvam suas capacidades, habilidades e competências, exercendo um papel profissional, minimizando dessa forma os desafios, e assim obtendo uma educação com qualidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, através de pesquisa bibliográfica em fontes como livros, revistas e artigos eletrônicos, abordando diversos materiais pertinentes ao tema. A pesquisa foi desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de artigos científicos.

DESENVOLVIMENTO

O ensino, na modalidade a distância, no Brasil amparado na legislação enfrenta desafios pelos docentes e discentes, sobretudo na utilização das ferramentas dispostas no ambiente virtual e das tecnologias de informação e comunicação na produção do conhecimento.

 ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL

Conforme o Ministério da Educação, a Educação a Distância passou a ser validada a partir do Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005, revogado pelo Decreto nº 9057, de 25 de maio de 2012, que regulamentou o artigo 80 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 2017a). Os Decretos 5.773/2006 e 6.303/2007 foram regulamentados pelo Decreto 9.235, de 15 de dezembro de 2017, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino (BRASIL, 2017b)

Ao oportunizar praticidade e facilidade aos alunos, a educação a distância no Brasil tornou-se uma opção para quem tem pouco tempo livre e dificuldades para conciliar a agenda de atividades com um curso presencial, o “ambiente virtual de aprendizagem (AVA), presente em quase todos dos cursos à distância, é uma ferramenta essencial para a promoção da inclusão” (ABED, 2019, p. 18), oportunizando uma rotina de estudos no período mais acessível aos discentes na produção do conhecimento. Segundo Carrijo et al. (2016), a educação a distância é o ensino que ocorre quando professor e aluno estão separados (no tempo ou no espaço). Inovação, criatividade, ousadia e desafios são palavras que representam as demandas da sociedade atual e que os sistemas educativos tentam, de alguma maneira, incorporar tanto nas orientações pedagógicas como nas práticas em sala de aula (PRATES; MATOS, 2020, p. 532).

Com base nessa necessidade são criados os polos de apoio presencial, ou polos de EAD, com o intuito de alcançar o estudante que não tem condições de frequentar constantemente o ensino presencial ou que não tem acesso às instituições situadas nos grandes centros. A formação de educadores pelas universidades públicas e privadas a distância é um ato educativo que se realiza na interação social entre alunos e professores e, no caso da EAD, este ato se realiza na midiatização de tecnologias. As tecnologias da informação e comunicação (TICs) potencializam a ampliação dos recursos disponíveis para a aprendizagem, favorecendo a aplicação de estratégias pedagógicas que atendem aos diversos estilos de aprendizagem e a incorporação de metodologias ativas que incentivam uma maior participação do aprendiz em seu processo educacional (ABED, 2019, p. 09).

As políticas públicas para ensino superior à distância no Brasil, por meio da ampliação da oferta de vagas, estão atreladas a uma tentativa de qualificar professores da educação básica (MENDONÇA et al., 2020, p. 159), sobretudo para oportunizar a qualificação dos profissionais da educação nas áreas de licenciatura. No Brasil, com o aumento exponencial dos cursos de formação de professores em EAD desde a criação do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) em 2006, nota-se, também um aumento nas investigações voltadas para a compreensão dessa nova realidade” (PRATES; MATOS, 2020, p. 523-524) para alavancar a qualidade da educação, de acordo com a legislação.

Quais os benefícios para quem opta por um curso a distância?

Acesso a educação Para o acesso à educação é uma das grandes vantagens dos cursos a distância, permitindo, inclusive, que muitos estudantes tenham aulas em instituições de outra cidade e com profissionais renomados. Hoje, existem mais ofertas disponíveis para que tenha a liberdade de escolha. “Antes da pandemia, o ensino a distância já demonstrava sinais de democratização no acesso à educação, possibilitando que pessoas com dificuldade de frequentar ou de pagar o presencial pudessem acompanhar as aulas.

A pandemia tornou isso ainda mais forte, pois fez com que muitos conhecessem isso mais de perto. Então, enquanto antes tínhamos aqueles estudantes que não tinham outra opção, senão o online, agora os que chegam a fazer isso porque realmente querem.

Mais chances de recolocação no mercado

O EAD vem conquistando espaço e credibilidade, permitindo que muitas pessoas invistam em uma educação continuada. Essa é mais uma chance de aumentar o networking, já que conhecemos pessoas de todos os lugares e temos contato com bons professores. Com isso, aumentam as possibilidades de recolocação no mercado.

Flexibilidade

Tem a questão da flexibilidade. O estudante assiste às aulas na hora mais conveniente. Mas isso vai além de apenas escolher o período noturno ou diurno. Há a possibilidade de fazer cursos que não são oferecidos na sua cidade,Para quem trabalha em horário integral ou precisa cuidar dos filhos, contar com essa opção facilita bastante. Autonomia O ensino a distância torna o aluno mais autônomo. A responsabilidade dele não é apenas acompanhar as aulas. Ele precisa aprender a aprender, Essa habilidade é muito importante, pois é considerada uma das mais significativas do profissional do futuro.

Disponibilidade de recursos

O ensino EAD costuma dispor aos estudantes muito mais recursos que ele teria se apostasse no presencial. Temos a possibilidade da utilização de recursos modernos, a exemplo de realidade aumentada, realidade mista, realidade virtual. São vantagens que a tecnologia permite a esse aluno. Por exemplo, uma turma toda pode visitar um museu fora do país, pela internet, algo que seria difícil, financeiramente, para a maioria, se isso acontecesse presencialmente.

CONCLUSÃO

Este artigo teve como propósito destacar os beneficios encontrados no ensino a distância e através da metodologia utilizada e dos autores pesquisados, este artigo mostrou que o EAD traz facilidade de acesso, seja na residência, no local de trabalho, a qualquer hora. Mas de outra forma, é essencial o acesso tanto dos professores quanto dos alunos ao ambiente ou plataforma virtual. A modalidade a distância surgiu para atender as necessidades da sociedade moderna, sendo um avanço irreversível.

E para que os alunos possam dominar as ferramentas do ambiente virtual sem dificuldades, a utilização das tecnologias e comunicação precisam ser acessíveis a eles, para que se sintam motivados.

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