Como EaD pode ajudar na formação de professores

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 08/12/2018 - 20:12:45 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como EaD pode ajudar na formação de professores

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Seja presencial ou a distância, a formação do professor sempre foi e sempre será um assunto muito discutido na esfera da educação, principalmente no que se refere à construção profissional do docente. E o sistema EaD pode ajudar na formação de professores de forma mais abrangente.

Nesse sentido, vários autores, como Alves (1998), Marques (2003), Nóvoa (1992) e Tardif (2002), vêm defendendo que a formação do professor se dá em múltiplas esferas. Também defendem que essa formação não é algo estático, mas que muda, se reinventa e se multiplica no decorrer do tempo.

A ideia de usar o sistema de EaD para a formação do professor não se remete a tentar acabar com o sistema tradicional, e sim superá-lo positivamente. Por assim dizer, EaD pode ajudar na formação de professores com maior interação com o aluno, onde o professor não será apenas o transmissor de conhecimento, como também seu orientador. O aluno será alguém receptivo e,, ao mesmo tempo terá um papel essencial na parceria em busca de conhecimento juntamente com o professor.

EaD, formação profissional do século 21

A educação a distancia não é algo novo, já existe desde os anos 50, porém, com a chegada do acesso da internet em larga escala, tornou-se mais acessível. Essas novas tecnologias impostas pelo sistema globalizado tornou o ensino mais flexível e dinâmico, comparado a os cursos de outrora que demoravam muito mais tempo para ser concluído.

A formação dos professores usando os cursos a distância alcança formação profissional sem perder de vista sua essência, o saber docente. É preciso ter em mente que o professor não pode se limitar apenas a esses métodos de ensino, é necessário que o mesmo tenha experiência de vida docente que vise sua prática para que haja uma formação baseada também na práxis (atividade prática em oposição à teoria).

Benefícios que EaD pode trazer ao docente

O ensino a distancia tem recebido atenção especial por parte da sociedade nesses últimos tempos. Quando fizer o seguinte questionamento “como EaD pode ajudar na formação de professores”, deve-se observar o porquê de essa modalidade de ensino estar cada vez mais em destaque, para que não haja preconceito.

Sabemos que EaD facilita a vida da sociedade em geral, principalmente a categoria dos professores, pois estes precisam estar sempre em formação para que sejam sempre enquadrados nos moldes do que se está se vivenciando na sociedade.

E na temática em questão “como EaD pode ajudar na formação de professores”, a pedagogia e tecnologia são entendidas como processos sociais. Com isso, entende-se que ambas passam por muitas mudanças, conforme o tempo vai passando e sempre andarão juntas no processo de socialização. Dessa forma, os avanços tecnológicos estão sempre influenciando o processo educacional, permitindo novos conceitos e modos de ensinar.

A tecnologia pode significar o melhoramento do ensino, pois com a ampla gama de conhecimento disponível na rede, o ensino se torna mais rápido e prático.

Esperamos que você tenha gostado de nosso post que abordou o tema “como EaD pode ajudar na formação do professor “. Qualquer dúvida ou sugestão deixe nos comentários que entraremos em contato.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.