Como usar games para auxiliar na aprendizagem

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 08/01/2018 - 10:01:00 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como usar games para auxiliar na aprendizagem

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Para efetivar o que propõem os cursos online, são necessárias ferramentas ao aluno. Podem ser sites, módulos em formato de programas para computador, aplicativos para celular etc. Uma forma de dinamizar o ensino online seria através de jogos; por isso, este artigo vai tratar de como podemos usar games para auxiliar na aprendizagem.

Uma nova maneira de tratar a aprendizagem

Quando você torna algo que é visto como chato e entediante em diversão, os resultados são melhores. Estudar pode ser visto por alguns como uma atividade maçante, mas isso não deve ser desculpa para alguém parar de se desenvolver e crescer intelectualmente.  É com essa ideia em mente que educadores defendem o uso de games para auxiliar na aprendizagem, de maneira moderada, claro. Jogar deixa o estudo mais dinâmico e simples de ser desfrutado até o fim do curso.

Benefícios dos games para auxiliar na aprendizagem

Games usados na aprendizagem favorecem:

  • Raciocínio lógico;
  • Interação entre outros alunos;
  • Inter-relação dos assuntos aprendidos. Um único jogo pode reunir conhecimento de vários assuntos já apresentados;
  • É inclusivo, pois até pessoas com necessidades especiais poderão desfrutar de seus benefícios.

Além de não ser cansativos, games permitem um ambiente constante de aprendizado e competição entre jogadores. Os resultados são rápidos e instigam cada vez mais a curiosidade. Jogos também estreitam a relação entre aluno e tecnologia, desenvolvendo melhor as habilidades tecnológicas agregando ainda mais ao curso.

Tipos de jogos que podem ser utilizados

Os games utilizados na aprendizagem podem ser intuitivos e de fácil uso. Não podem ser cansativos, justamente por ser um recurso que seja mais leve do que as aulas online. O propósito dos games não é substituir os cursos online, mas servir como uma ajuda para quem quer espairecer ou mudar de estratégia de aprendizado apenas por um período de tempo. Por isso, games-quiz, por exemplo, que contêm questões sobre os mais variados assuntos podem ser opções interessantes. Jogos que envolvem identificação de frases para quem faz curso de idioma também são interessantes. Outra opção é jogar qualquer game de sua preferência, mas com o idioma que você está aprendendo no seu curso online. Games online, com chat e acesso a ranking, ajudam os alunos a ver como estão em relação a outros competidores, além de favorecer a interação, consequentemente favorecendo o aprendizado. Enfim, games em geral, que proporcionem pequenos prêmios ou conquistas também incentivam o aprendizado.

Uso moderado

Games para auxiliar na aprendizagem devem ser vistos como vantagens e não vilões. Realizar um curso online já é algo imersivo e, de certo modo, futurista. Portanto, incluir games nesse método de estudo apenas aprimorará cada vez mais o ensino à distância. Sendo assim, é preciso ter parcimônia ao utilizar dessas ferramentas, principalmente se estivermos diante de crianças ou adolescentes. É fácil para esse público se desvirtuar do real propósito dos jogos e, com isso, o curso acabar ficando de lado. Mais uma vez reforçamos: esse não é fim do uso de games, e sim um meio de melhorar a aprendizagem. E você? Acha que o uso de games para auxiliar na aprendizagem é algo louvável para a educação? Deixe seu comentário a respeito!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.