Como usar games para auxiliar na aprendizagem
08/01/2018 10:01:00Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
Para efetivar o que propõem os cursos online, são necessárias ferramentas ao aluno. Podem ser sites, módulos em formato de programas para computador, aplicativos para celular etc. Uma forma de dinamizar o ensino online seria através de jogos; por isso, este artigo vai tratar de como podemos usar games para auxiliar na aprendizagem.
Uma nova maneira de tratar a aprendizagem
Quando você torna algo que é visto como chato e entediante em diversão, os resultados são melhores. Estudar pode ser visto por alguns como uma atividade maçante, mas isso não deve ser desculpa para alguém parar de se desenvolver e crescer intelectualmente. É com essa ideia em mente que educadores defendem o uso de games para auxiliar na aprendizagem, de maneira moderada, claro. Jogar deixa o estudo mais dinâmico e simples de ser desfrutado até o fim do curso.
Benefícios dos games para auxiliar na aprendizagem
Games usados na aprendizagem favorecem:
- Raciocínio lógico;
- Interação entre outros alunos;
- Inter-relação dos assuntos aprendidos. Um único jogo pode reunir conhecimento de vários assuntos já apresentados;
- É inclusivo, pois até pessoas com necessidades especiais poderão desfrutar de seus benefícios.
Além de não ser cansativos, games permitem um ambiente constante de aprendizado e competição entre jogadores. Os resultados são rápidos e instigam cada vez mais a curiosidade. Jogos também estreitam a relação entre aluno e tecnologia, desenvolvendo melhor as habilidades tecnológicas agregando ainda mais ao curso.
Tipos de jogos que podem ser utilizados
Os games utilizados na aprendizagem podem ser intuitivos e de fácil uso. Não podem ser cansativos, justamente por ser um recurso que seja mais leve do que as aulas online. O propósito dos games não é substituir os cursos online, mas servir como uma ajuda para quem quer espairecer ou mudar de estratégia de aprendizado apenas por um período de tempo. Por isso, games-quiz, por exemplo, que contêm questões sobre os mais variados assuntos podem ser opções interessantes. Jogos que envolvem identificação de frases para quem faz curso de idioma também são interessantes. Outra opção é jogar qualquer game de sua preferência, mas com o idioma que você está aprendendo no seu curso online. Games online, com chat e acesso a ranking, ajudam os alunos a ver como estão em relação a outros competidores, além de favorecer a interação, consequentemente favorecendo o aprendizado. Enfim, games em geral, que proporcionem pequenos prêmios ou conquistas também incentivam o aprendizado.
Uso moderado
Games para auxiliar na aprendizagem devem ser vistos como vantagens e não vilões. Realizar um curso online já é algo imersivo e, de certo modo, futurista. Portanto, incluir games nesse método de estudo apenas aprimorará cada vez mais o ensino à distância. Sendo assim, é preciso ter parcimônia ao utilizar dessas ferramentas, principalmente se estivermos diante de crianças ou adolescentes. É fácil para esse público se desvirtuar do real propósito dos jogos e, com isso, o curso acabar ficando de lado. Mais uma vez reforçamos: esse não é fim do uso de games, e sim um meio de melhorar a aprendizagem. E você? Acha que o uso de games para auxiliar na aprendizagem é algo louvável para a educação? Deixe seu comentário a respeito!
Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
Como EaD pode ajudar na formação de professores
Educação a Distância - 08/12/2018
O poder das páginas de captura: veja como transfor...
Educação a Distância - 10/03/2023
AVA e Moodle são a mesma coisa?
Moodle [plataforma ead] - 27/09/2017
5 dicas para descobrir se você tem perfil de micro...
Sugestão de Cursos - 12/10/2019