7 desvantagens das ferramentas Scrum, Kanban ou xp

23/05/2016 09:05:23

Youtube Telegram

Quando falamos em desenvolvimento ágil de software, logo lembramos de três ferramentas importantes para a área: Scrum, Kanban e XP (Extreme Programming). Elas são métodos de desenvolvimento mais simples que estão inseridas no desenvolvimento de programas e processos capazes de revolucionar a área na qual são inseridos. No entanto, como toda ferramenta, elas possuem algumas desvantagens que podem fazer com que você não consiga se familiarizar tanto com elas. Abaixo listaremos as mais importantes delas e lhe mostraremos no que essas ferramentas não podem lhe ajudar.

As desvantagens do Scrum

O framework criado nos anos 80 é conhecido por sua importante utilização na área de gerenciamento de projetos de softwares, o que permite que os trabalhos sejam mais assertivos. Mas, as vantagens você provavelmente já conhece. Já a lista de desvantagens, apesar de pequena, pode ser importante para você e seu negócio: - Funções desordenadas: Dentro do Scrum você consegue criar papéis indefinidos em algumas funções. O problema é que essa indefinição pode fazer com que seus programadores fiquem confusos sobre quais tarefas devem realizar, fazendo com que o processo trave. - Prazos incertos: Nós sabemos que mais importante que entregar um projeto no prazo é conseguir isso com qualidade. No entanto, em alguns casos, os prazos estipulados pelo Scrum pode ser um pouco incoerentes, logo o projeto não consegue estar finalizado quando a ferramenta estipulou. Se você não tomar cuidado com isso, pode acabar frustrando seu cliente. - Muito tempo de seu projeto: O Scrum possibilita que você tenha material para reunir seus colaboradores e discutir os próximos passos do projeto. O problema é que a frequência dessas reuniões pode acabar atrasando seu processo, já que é raro encontrar pausas de criação que durem menos de 30 minutos. Por isso, saiba em quais áreas você deve seguir os cronogramas do Scrum e se certifique de que essas etapas não estão atrapalhando.

As desvantagens do Kanban

A ferramenta de cartões coloridos é muito conhecida pelos orientais e chegou ao ocidente com uma grande responsabilidade: tornar nossos processos tão otimizados quanto os dos japoneses. No entanto, uma desvantagem da ferramenta pode fazer com que você coloque tudo a perder. Isso porque, com a utilização dos cartões, sua produção fica mais “vulnerável”, principalmente quando o assunto são as incertezas ambientais, como atrasos, chuvas e trânsito. Os cartões não entendem esses imprevistos, nem mesmo as circunstâncias externas, e não enxerga isso dentro de seu sistema, o que pode causar certo prejuízo. Outro problema é que a sua produção fica centralizada nas mãos dos funcionários da produção, e, se algum deles não for familiarizado com a ferramenta ou não tiver a instrução certa, tudo pode ir por água abaixo.

As desvantagens do XP

Quando falamos do Extreme Programming, os bugs são os maiores vilões da ferramenta. E, dentro de sua metodologia, podemos citar algo que podem ser prejudiciais a você e sua empresa: - Ausência da avaliação de risco: é preciso que saibamos em que estamos investindo e quais os riscos que o projeto podem ocasionar. O problema é que o XP não nos oferece esse suporte. Assim, não conseguimos avaliar as estratégias capazes de diminuir nossos riscos. Além disso, não existe um preocupação para a utilização do código, o que pode ocasionar uma refatoração de seu projeto.

publicações mais atraentes e profissionais

Destaque-se para o seu público com publicações mais atraentes e profissionais

Aprender a EDITAR seus vídeos

Que tal Aprender a EDITAR seus vídeos utilizando apenas seu celular (Rápido e Fácil)

Ganhar Seguidores no Instagram

Como Ganhar Seguidores no Instagram e Gerar Renda (Método Infalível!!)


criar, popular e monetizar seu canal do Youtube

Domine as técnicas para criar, popular e monetizar seu canal do Youtube agora!

Aprenda as Técnicas que Mais Vendem na Internet Tudo em Um Só Passo a Passo!

Aprenda as Técnicas que Mais Vendem na Internet Tudo em Um Só Passo a Passo!

Aprenda a Criar e Gerenciar uma Plataforma Completa para Cursos Online

Aprenda a Criar e Gerenciar uma Plataforma para Cursos Online (GRATUITO)

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.