Quais mídias serão usadas para apresentar o material de EaD?

13/07/2017 10:07:11

Youtube Telegram

A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

O material de EaD é usado para facilitar a comunicação e melhorar a relação de ensino e aprendizagem. Mas nada disso começou agora, para que os alunos da educação a aistância tivessem todas essas mídias à disposição, ocorreram evoluções significativas na história da comunicação. Toda mídia precisa de um suporte pra emissão, transmissão e recepção, ou seja, tem de ter o lugar de onde sai o material de EaD, o meio para transmitir e o lugar onde o aluno vai receber. Você já conhece as mídias em que o material de EaD é apresentado? Confira agora!

Quais são as melhores mídias para enviar o material de EaD?

As melhores mídias ou meios de comunicação são as que substituem bem a presença de um professor, uma interação face a face e que possa ensinar de forma bem didática. A maioria do material de EaD é composta por mídias audiovisuais e virtuais, mas não é só isso. É importante lembrar que existe sim uma alta inserção das novas tecnologias para o material de EaD, mas as antigas não foram deixadas de lado. Por isso conta-se com os materiais impressos, comunicação analógica e digital.

TV

A TV permite o material de EaD por meio da transmissão de programas educativos, sejam em rede aberta ou via satélite, gravados ou ao vivo. Ainda permitem que os alunos e professores, além de assistir, produzam e transmitam informações relevantes e educativas do material de EaD. Ela ainda é muito utilizada por ser bastante popular e acessível.

Rádio

Atualmente, a rádio não é tão utilizada, pois, com a evolução da mídia digital, o material de EaD acaba sendo transmitido pelas novas tecnologias. Mas ainda assim, muitas informações transmitidas pela rádio são utilizadas como material de EaD.

Material impresso

Esse tipo de material de EAD é bastante vantajoso, porque não tem um horário específico, pode ser manuseado melhor pelos alunos e traz uma adaptação melhor à leitura. Atualmente a comunicação escrita está mais gráfica, contando com áudios, vídeos, animações e outros tipos de material de EaD que podem complementar os assuntos e deixar a leitura mais dinâmica. Além disso, pode ser feito por um material escrito impresso ou até mesmo um e-book, que traz facilidade aos alunos e um estudo sem tempo ou lugar determinado. Esse tipo material de EaD, por incrível que pareça, é muito utilizado para o ensino. Antigamente, os professores começaram a ser dispensáveis por causa do novo formato de livro – mais educativo e atrativo.

Teleconferência

Geralmente é feita para esclarecer dúvidas do material de EaD e levantar questões para um número elevado de alunos, podendo ainda ser complementada com materiais escritos.

Videoconferência

Reduz custos, evita deslocamentos; comunicação instantânea porque todos podem se ver e ouvir.

AVA

Falando de mídias para o material de EaD, não é possível se esquecer do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), um dos principais sistemas que o aluno conta para aprender. O AVA é um sistema que traz tarefas e informações necessárias, para que os alunos possam tirar dúvidas e se organizar melhor. Além disso, é por onde é passado o material de EaD e ainda outras ferramentas para auxiliar na aprendizagem.

Qual mídia do material de EaD mais te agrada?

Agora que você já conhece a maioria das mídias utilizadas para apresentar o material de EaD, conte para nós qual é o seu favorito e aproveite para tirar suas dúvidas sobre o assunto. Se ainda quer saber mais informações sobre EaD, é só continuar navegando no site e achar os melhores artigos sobre  ensino à distância.

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.