Conheça os 7 erros ao criar cursos on-line

15/01/2020 23:01:29

Youtube Telegram

A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

A demanda por cursos a distância é muito grande nos dias atuais e isso vem incentivando empreendedores a criar curso on-line em maior quantidade.

Porém, como em qualquer negócio, se ele não for bem estruturado e não tiver um cuidado especial quanto a evitar erros graves em sua concepção e funcionamento, certamente ocorrerá uma frustração quanto à viabilidade comercial do curso.

Apresentamos 7 erros ao criar cursos on-line que devem ser evitados para que seu curso seja um sucesso total.

1. Não utilizar as mídias sociais

Mídias sociais são um parceiro importante na estratégia de divulgação de um curso on-line, como em qualquer negócio moderno.

Ao criar cursos on-line estabeleça com bastante cuidado os critérios de atuação nas redes sociais e evite que um concorrente tome a sua participação no mercado pela sua ausência nesse tipo de recurso digital importante.

2. Não possuir uma página amigável

Ao criar cursos on-line dedique muito esforço em definir uma página de acesso diferenciada, criativa e amigável, caso contrário, o aluno desistirá já na fase inicial de avaliação em se matricular no curso.

Não ter uma página é um erro que não pode ser desconsiderado.

3. Demora em esclarecer dúvidas

Estabelecer um fluxo de informações ao criar cursos on-line é fator determinante para o sucesso, então nunca se deve deixar de prever o rápido retorno a dúvidas e esclarecimentos de futuros alunos e daqueles já conquistados.

Além disso, ter um programa de pós-acompanhamento à conclusão do curso é um diferencial significativo.

4. Não prever/realizar pesquisas de satisfação

Faça a inclusão de pesquisas de satisfação em todas as fases ao criar cursos on-line.

Importante para a avaliação de seu curso poder identificar como os alunos estão observando as etapas de seu curso e quais as necessidades de melhorias.

Esse critério permite que a avaliação seja feita em tempo real a cada fase, desde o acesso ao blog até a conclusão do curso, a fim de poder ter uma visão sobre a melhoria de todo o processo.

5. Não definir blog atrativo

Ao criar cursos on-line é fundamental estabelecer os critérios de manter um blog atualizado diariamente e atrativo aqueles que irão visitá-lo.

A ideia é que pessoas interessadas em estudos on-line já estejam conectadas em tempo integral e devem ser conduzidas a se interessar pelo seu conteúdo; de outra forma, irão buscar na concorrência essas informações.

Não deixe de criar conteúdos relevantes para os alunos, essa é uma excelente forma de conseguir seguidores e estudantes.

6. Investir sem critério em marketing

Ao criar cursos on-line é fundamental definir o tipo de abordagem de marketing que se deseja empregar para alavancar o seu curso.

Investir inicialmente em ferramentas como AdWords ou o Facebook Ads, pode ser aparentemente uma boa saída, mas sem estratégia, será uma forma de perder muito dinheiro.

Por isso, estabelecer com cuidado a abordagem de divulgação que se deseja e o orçamento destinado a essa função é decisivo para ter mais chances de atingir seus resultados.

7. Não definir o público-alvo e o objetivo atrativo do curso

Esse é um dos principais erros aos definir a criação de um curso, pois se não se estabelece o aluno que se deseja alcançar, como saber qual curso criar?

Conhecer com profundidade o perfil do aluno e a amplitude de conteúdo que se deseja fornecer são aspectos fundamentais de base na criação de um curso on-line.

Sem isso não há razão para seguir em seu projeto.

Conclusão sobre erros ao criar cursos on-line

Existem erros que devem ser evitados ao criar cursos on-line, por isso, neste artigo abordamos sete desses erros, para não impactarem nos resultados esperados de seu curso a distância.

Porém, um fator importante para o sucesso de um curso on-line é o uso de uma plataforma de qualidade e que possa manter um ensino eficiente e interativo com o aluno.

A plataforma gratuita mais utilizada no mercado é o Moodle, disponibilizada pelo Estúdio Site com qualidade em seu atendimento e suporte adequado.

Deixe seu comentário sobre o artigo com suas dúvidas e sugestões.

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.