6 dicas para desenvolvimento de plataforma EaD com Moodle

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 06/11/2019 - 23:11:38 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

6 dicas para desenvolvimento de plataforma EaD com Moodle

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

O Ensino a Distância (EaD) vem sendo uma excelente alternativa para quem deseja aprimorar conhecimentos profissionais e pessoais.

Empresas que investem em treinamento também têm buscado formas de realização de qualificações de colaboradores com o uso de ferramentas de elaboração de cursos on-line, investindo em ferramentas de criação de cursos.

Neste artigo vamos apresentar seis dicas para o desenvolvimento de plataforma EaD usando o Moodle.

Características do Moodle

Uma maneira de efetuar o desenvolvimento de plataforma EaD é utilizando a ferramenta Moodle – Modular Object Oriented Distance Learning.

Esse software se destina a uma ferramenta de apoio à elaboração de cursos de aprendizagem de forma remota em qualquer tipo de equipamento, incluindo assim qualquer pessoa de maneira bastante fácil.

Esse programa permite simular um único ambiente de aprendizado com muitos recursos para facilitar o acompanhamento dos treinamentos.

Entre as vantagens desse programa, podemos destacar:

  • O estímulo para compartilhamento de aprendizado;
  • Gerenciamento dos cursos e aproveitamento;
  • Participação efetiva entre alunos e orientadores; e
  • Facilidades em envio de tarefas etc.

Dicas para o desenvolvimento de plataforma EaD

Destacamos seis dicas para o desenvolvimento de plataforma EaD usando o Moodle:

1. Identificação das necessidades de treinamento e o público-alvo

Definir os objetivos do curso e a quem se direciona é uma importante etapa para conseguir os melhores resultados em um curso EaD.

Para isso, deve ser identificada a necessidade de aprimoramento que se deseja e estabelecer a partir daí a extensão do treinamento a ser realizado, incluindo as formas de comunicação, avaliação e recursos pedagógicos a aplicar.

2. Efetuar o planejamento

Definir o conteúdo a ser ministrado e toda a estrutura necessária é uma etapa que não pode ser desconsiderada, para que não se comprometa a produtividade do resultado esperado.

Nessa etapa o fundamental é ter uma boa organização, estabelecimento de responsabilidades e definição dos conteúdos necessários para alcançar os resultados desejados.

3. Definir os tipos de comunicação

Estabelecer as formas de comunicação com os orientadores e alunos é uma excelente forma de manter todos com a informação necessária para um melhor aproveitamento de todo o conteúdo do curso.

Estabelecer e divulgar prazos, tarefas e resultados de maneira segura é a garantia de manter a participação de todos, sem riscos.

4. Criar o conteúdo

Essa dica é a que requer o momento mais importante que precede o lançamento do curso.

Um conteúdo ágil e amigável para o aluno é um fator diferencial para o melhor aproveitamento do conhecimento a ser adquirido e ter resultados bastante importantes para todos.

5. Acompanhamento contínuo do aproveitamento

Manter critérios adequados de avaliação e seu gerenciamento é importante para melhorar a participação e o aproveitamento de seu treinamento.

Quando se efetua um acompanhamento em tempo real é possível efetuar ajustes e melhorar a qualificação dos alunos, e o ideal é que isso ocorra ao longo do curso para obter resultados sempre melhores.

6. Melhoria do processo

É essencial que se promova a avaliação continuada do curso e, por conta disso, seja implementado processo de melhoria contínua de processo de ensino.

Estabeleça critérios de críticas e sugestões para os alunos e utilize essas avaliações como suporte para as suas revisões. Além disso, efetue uma autoavaliação para ajustes necessários.

Conclusão sobre desenvolvimento de plataforma EaD com Moodle

O desenvolvimento de plataforma EaD usando o Moodle é uma excelente maneira de obter os melhores resultados em desenvolvimento e treinamento de pessoal.

É importante optar por uma solução moderna e com diversos recursos para conseguir melhor ganho de conhecimento e qualidade nos cursos disponibilizados.

Estúdio Site comercializa a plataforma EaD corporativa Moodle, e você pode, a partir de agora, conhecer mais sobre nossa solução.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.