Conheça os 7 tipos de cursos on-line existente

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 07/12/2019 - 01:12:42 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Conheça os 7 tipos de cursos on-line existente

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Cursos on-line vêm se apresentando como excelente opção de aprendizado e de alcance ilimitado para diversas pessoas que têm dificuldade em comparecer assiduamente a aulas presenciais.

A vida moderna tende a encurtar o tempo das pessoas, que acabam tendo de atender a demandas diversas em suas rotinas. Esse fato leva a uma valorização quanto à procura de cursos on-line.

Neste artigo, vamos apresentar os tipos de cursos on-line existentes, como funcionam e as autorizações necessárias para operarem adequadamente.

Controle de cursos on-line

Para que um curso on-line possa funcionar a contento, é necessário que conte com autorização do MEC que defina regras a ser atendidas quanto aos métodos pedagógicos aplicados e as disciplinas e carreiras autorizadas.

Todo o processo transita pelo credenciamento, autorização e reconhecimento do curso e uma fiscalização periódica quanto às exigências definidas para funcionamento.

Tipos de cursos on-line existentes

São sete os tipos de cursos on-line existentes e que envolvem desde o ensino básico, até o superior, além daqueles de aperfeiçoamento e ainda os de modalidade livre.

Cada tipo é direcionado para um determinado objetivo de aprendizado; são os seguintes:

  1. Cursos livres – podem ser oferecidos em qualquer área de conhecimento e se destinam a aprimorar algum conhecimento e/ou habilidade específica, para desenvolvimento pessoal ou profissional.

Normalmente, são exclusivamente on-line e não precisam fornecer uma certificação tradicional, mas sim a comprovação de participação. Cursos feitos por funcionários de empresas se enquadram neste tipo;

  1. Fundamental e Médio – voltados para todos que desejam concluir seus estudos no Ensino Básico.

Normalmente aplicados a pessoas que não tiveram a oportunidade de levar adiante suas formações e necessitam obter esse conhecimento de maneira mais acessível;

  1. Nível técnico – voltado para estudantes que desejam se especializar e desenvolver atividades profissionais com qualificação. São bem procurados por estudantes que desejam se inserir no mercado em níveis intermediários ou como empreendedores;
  1. Tecnólogo – são direcionados para determinadas áreas e possuem característica de ensino em Nível Superior. Com uma duração menor, é bastante procurado por estudantes que desejam se qualificar para ingressar no mercado com maior chance;
  1. Licenciatura – direcionado à formação de professores de Ensinos Fundamental e Médio. É aplicado a diversas áreas de ensino e duração média;
  1. Superior – formando bacharéis em determinadas áreas de atuação mais amplas, como administração ou específicas como engenharia. São cursos bastante procurados por quem deseja melhorar a empregabilidade e o currículo para boa competitividade profissional;
  1. Pós-graduação – para quem deseja um upgrade profissional e manter-se alinhado à demanda de recrutamento do mercado, que exige a cada dia mais investimento na formação.

Os formatos existentes

Os tipos de cursos on-line existentes contam com formatos específicos. A seguir, falarmos um pouco sobre esse aspecto, para que você possa entender como ocorre a participação nesses cursos.

Citamos os formatos praticados atualmente, que exclui os cursos livres, pois esses não exigem que sejam acompanhados em algum momento de forma presencial, podendo ser realizados completamente on-line:

  • A distância – São aqueles em que 80% do aprendizado pode ser feito online.

O restante da carga horária exige participação presencial, com periodicidade definida conforme o tipo de curso e instituição credenciada;

  • Semipresencial – ministrados de forma híbrida, on-line e presencial. Determinada pelo tipo de curso e necessidade de cumprir aprendizados no local de ensino;
  • Presencial – neste caso, são realizadas aulas em sua maior parte, com participação presencial do aluno. Porém, as atividades realizadas à distância, normalmente são em torno de 20% da carga horária.

Conclusão sobre os tipos de cursos on-line existentes

Os 7 tipos de cursos on-line existentes aqui apresentados, permitem a diversificação de aprendizado e modelos de acompanhamento de várias formas.

Tudo isso permite que as pessoas passem a optar por essa nova forma pedagógica que vem ganhando espaço a cada dia;

Para que um curso on-line seja bem-sucedido, é importante contar com uma plataforma para seu desenvolvimento que seja de qualidade e permita lançar mão de recursos que enriqueçam as aulas e que mantenham uma boa interação entre participantes, alunos e orientadores.

Nesse cenário, Moodle é a melhor e mais conhecida plataforma existente no mercado e é oferecida com todo o suporte pelo Estúdio Site. Acessando nosso site, você pode conhecer mais detalhes dessa excelente plataforma.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Como a tecnologia mobile pode ajudar na educação?

Como a tecnologia mobile pode ajudar na educação?

Moodle [plataforma ead] - 23/02/2016

4 dicas para criar um podcast de EAD

4 dicas para criar um podcast de EAD

Educação a Distância - 01/02/2016