Você conhece o Moodle?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 05/04/2016 - 11:04:35 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Você conhece o Moodle?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Você já ouviu falar em Moodle? Sabe do que se trata essa ferramenta? Não? Neste texto explicaremos para você o que isso significa e que tipo de benefícios ele pode trazer. Moodle é a abreviação de Modular Object-OrientedDynamic Learning Environment. Em inglês, o verbo to moodle, utilizado de maneira informal, significa uma navegação despretensiosa, fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo. Sei que isso não diz muita coisa, ainda mais para quem não fala inglês, então vamos a uma definição mais precisa. Trata-se de um software livre que serve como apoio a aprendizagem, fazendo uso de uma plataforma totalmente virtual. Nas próximas linhas, explicaremos melhor o seu funcionamento. Acompanhe conosco algumas das principais vantagens e curiosidades a respeito dessa ferramenta

1# – Cursos online

Esse tipo de programa é muito utilizado na criação de cursos online, com uma maneira interativa para participação dos alunos. É uma sala de aula virtual, tendo a possibilidade de o aluno participar das atividades pela internet. Ele precisará cadastrar uma senha e um nome de usuário para acesso totalmente pessoal e, a partir desses dados, poderá ter acesso a essa ferramenta de aprendizagem e trocas virtuais.

2# – Faculdades

Apesar de ser utilizado principalmente para métodos de cursos online, ele também é comumente utilizado pelas mais diversas universidades em cursos padrões (presenciais). É uma forma de o professor disponibilizar materiais de apoio para as aulas – substituindo os arcaicos textos nas copiadoras –, pôr notas, agendar provas, receber trabalhos, tudo feito de uma maneira mais fácil e moderna. Sem precisar chegar à aula para dar alguma orientação ou receber alguma tarefa que tenha sido passada. Esse tipo de ferramenta já é utilizada nas principais faculdades do país há algum tempo, mas se torna cada vez mais uma tendência.

3# – Um pouco da história

Tal conceito foi implantado a partir de 2001, por uma ação do cientista e educador Martin Dougiamas. Sua criação visava disponibilizar a programadores e acadêmicos um meio de administração de atividades ligadas à educação e que servissem como forma de interação entre membros. Ou seja, ambientes virtuais em prol de uma aprendizagem colaborativa. Isso possibilitaria que alunos e professores pudessem trocar, também virtualmente, o que já era realizado de maneira presencial.

4# – Fóruns e possibilidade de debates virtuais

Essa é outra questão bastante interessante desse mecanismo. A possibilidade de interação entre os membros, funcionando de maneira similar a uma rede social, mas com o intuito educativo e referente a assuntos ligados ao curso. Não apenas para conversar a respeito dos assuntos, mas para passar e receber informações sobre aulas e demais detalhes sobre determinado curso.

5# – Eficiência aliada à praticidade

Por fim, importante que citemos a questão da eficiência que esse mecanismo possui. Com um sistema muito bem montado, não é à toa que ele proporciona tantas facilidades a seus usuários. Ele pode ser disponibilizado em 75 idiomas e adaptado aos mais variados usos. Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Moodle http://www.moodlelivre.com.br/tutoriais-e-dicas-moodle/o-que-e-moodle https://www.ufmg.br/ead/site/index.php/f-a-q/ead/323-o-que-e-a-plataforma-de-ambiente-virtual-de-aprendizagem-moodle Conheça nossa plataforma de educação a distância LMS Estúdio Oferecemos também, todos os serviços necessários ao ambiente AVA Moodle

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.