Por que gamificação é tão importante em treinamentos online?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 03/10/2018 - 08:10:11 | Categoria: Sugestão de Ferramentas [apps]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Por que gamificação é tão importante em treinamentos online?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Os treinamentos online estão sendo cada vez mais popularizados em pequenas, médias e grandes empresas. São metodologias diversas, com dinâmicas interessantes que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, a gamificação contribui como uma dessas metodologias.

Quando o assunto é ‘educação’, a necessidade de inovação se torna necessária ao passo que existem metodologias de ensino consideradas como massificadas. E, nessa perspectiva, os treinamentos online fogem do que é maçante, abordando procedimentos interativos, dinâmicos e diferentes. Tudo isso visando o fomento da aprendizagem pelo aluno.

A gamificação é uma das queridinhas das metodologias inovadoras para treinamentos online. Aprender com jogos, no caso games (fazendo jus à nomenclatura), faz da gamificação uma opção divertida, com praticamente 90% de aproveitamento pelo aluno.

Quer saber mais sobre? Continue conosco!

Gamificação: o que é?

A gamificação também pode ser intitulada como ludificação e é uma forma educacional favorável ao aprendizado, visto que o uso de jogos auxilia o cérebro a aprender de forma mais rápida. Dessa forma, “Gamificação, do inglês Gamification, é a prática de aplicar mecânicas de jogos em diversas áreas, como negócios, saúde e vida social”. Conforme aponta o site Techtudo.

Como a citação nos informa, a gamificação é bastante ampla, podendo ser vinculada a otimização dos negócios, saúde, vida social e, por que não, no âmbito educacional? Essa possibilidade metodológica dos jogos auxilia bastante em educação corporativa, por exemplo.

Os treinamentos online são diversos, e até cursos online em geral podem utilizar a gamificação como um diferencial. A educação a distância é um campo amplo, aberto a maneiras para auxílio do ensino e aprendizagem e, com isso, a gamificação atrelada ao EaD só trará benefícios.

Objetivo da gamificação: seja adepto(a) a essa ciência!

Como discorrido, a ludificação ou gamificação é importante para diversas áreas. Ela é tratada como uma prática muitas vezes mágica! Isso porque seus resultados são surpreendentes.

“O principal objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos usuários e, além dos desafios propostos nos jogos, na gamification as recompensas também são itens cruciais para o sucesso”.

A gamificação é tratada como uma ciência relacionada ao uso de procedimentos ligados à ludicidade, no ensino e aprendizagem. Em diversas áreas, a gamificação é alinhada ao aprendizado rápido.

Empresas que aderem a gamificação em educação corporativa tem melhores resultados referentes à capacitação dos funcionários. Isso porque a ludicidade ajuda a tornar o ensino mais leve, fácil e dinâmico.

Venhamos e convenhamos, não é mesmo, é mais fácil e interativo quando aprendemos com dinâmicas, jogos, canções e tudo que abra nossa mente ao entendimento. Do momento que entendemos, não esquecemos mais! E, dessa forma, a ciência da gamificação procura ser eficiente nesse âmbito.

Os seres humanos e a atração por jogos

Estudos indicam que os seres humanos são fascinados e atraídos por jogos desde as épocas remotas do início das civilizações. Interessante, não?

Para refletir, conforme aponta Techtudo:

“A gamification é uma constatação sobre como os seres humanos sentem-se atraídos por jogos. Sejam eles eletrônicos ou analógicos, a verdade é que a humanidade sempre teve grande engajamento para apreciar e participar de jogos. Podemos citar os exemplos mais famosos, como os gregos com seus jogos olímpicos, ou os romanos com suas sangrentas lutas entre gladiadores”.

Nopoortl

Os jogos, relacionados à ciência da gamificação, auxiliam o ser humano ter a concepção de objetivos, metas, estratégias, sagacidade para possíveis caminhos rápidos que os façam alcançar os resultados, entre outros. Sob essa óptica, os treinamentos online que utilizam a gamificação nos seus projetos educacionais tornam-se mais eficientes.

E você, já participou de algum treinamento online ou alguma atividade que envolveu a gamificação? Queremos saber! Conte um pouco sobre isso!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Como MEC alterou a regulação de EAD

Como MEC alterou a regulação de EAD

Moodle [plataforma ead] - 13/02/2018

6 benefícios de e-learning para empresas

6 benefícios de e-learning para empresas

Webmarketing para Cursos - 03/01/2019