Gamification: tendência em EAD

25/02/2016 09:02:38

Youtube Telegram

Baixe agora os segredos de como conseguir altos lucros com PLR no Marketing Digital.

Depois das videoaulas, a última tendência em EAD são os games. Além de permitir uma maior assimilação da matéria, os games geram um maior engajamento do aluno, podendo promover comportamentos desejados e resoluções de verdadeiros problemas na vida real. Dessa forma, muitas instituições de EAD estão utilizando este novo método para complementar o ensino e avaliar o desempenho dos alunos. Veja abaixo alguns detalhes sobre este método que promete crescer entre as EADs.

O que é Gamification?

Gamification ou gamificação é um método educativo batizado por Nick Pelling em 2002. Esse método tem o objetivo de permitir o engajamento, a colaboração, aguçar a curiosidade e incentivar o aprendizado através dos erros dos alunos. O método se tornou tão popular e mostrou tanta eficiência, que muitas empresas o estão utilizando com o intuito de educar e conhecer melhor seus consumidores. Isso, utilizando elementos e mecânicas de design de jogos com contextos além dos games eletrônicos.

Aplicação do Gamification na Educação

Hoje em dia, com a evolução da tecnologia, cada vez mais se torna complicado prender a atenção de um aluno. Isso se agrava quando o meio de ensino é o EAD, onde o curso precisa competir com muitas abas de blogs, redes sociais e outras distrações. A gamificação, como podemos ver, incentiva e facilita o aprendizado do estudante, principalmente quando introduzido em aulas de ensino à distância. Existem duas maneiras para a aplicação da gamificação, a primeira é pela técnica de entrega, normalmente guiada por um instrutor cuja função é realizar o engajamento e monitorar os alunos.Já a segunda, é baseada em um computador. Neste método, o instrutor tem apenas o papel de esclarecer dúvidas que possam surgir ao longo do curso.

Características do Gamification

Veja agora como o Gamification se torna um método útil no engajamento do aluno de EAD.

Feedback

Com o gamification é possível obter um feedback de todos os passos que o aluno cria durante a matéria. Conseguimos descobrir em que ele possui maior dificuldade, permitindo reforçar este ponto para um melhor aproveitamento.

Desafios

Superar um desafio é o que nos mantém interessados em um jogo. Com o gamification não é diferente. Afinal, é preciso um desafio ligado à vida real para que o aluno consiga superá-lo e se sentir motivado a aprender.

Competição

Todo mundo deseja ser o melhor em alguma coisa, e, com a simples ação de eleger um vencedor em cada aula, já há o estímulo do sentimento de competição dentro de cada aluno, que permitirá o desejo de se superarem a cada atividade.

Recompensas

A recompensa indicará para o aluno o caminho certo. O deixando motivado para manter o ritmo ou aumentá-lo ainda mais. A recompensa pode vir em forma de medalhas, pontuação, reconhecimento, brindes etc. Gamification tem se mostrado cada vez mais eficiente no ensino à distância. Você já conhecia este método? Conte para a gente nos comentários a sua experiência com ele.   Conheça nossa plataforma de educação a distância LMS Estúdio Oferecemos também, todos os serviços necessários ao ambiente AVA Moodle

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

9 apps de EAD para auxiliar docentes

Sugestão de Cursos - 18/04/2020

4 vantagens imperdíveis de estudar por EAD

Educação a Distância - 10/08/2016