Gamification: tendência em EAD
25/02/2016 09:02:38Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
Depois das videoaulas, a última tendência em EAD são os games. Além de permitir uma maior assimilação da matéria, os games geram um maior engajamento do aluno, podendo promover comportamentos desejados e resoluções de verdadeiros problemas na vida real. Dessa forma, muitas instituições de EAD estão utilizando este novo método para complementar o ensino e avaliar o desempenho dos alunos. Veja abaixo alguns detalhes sobre este método que promete crescer entre as EADs.
O que é Gamification?
Gamification ou gamificação é um método educativo batizado por Nick Pelling em 2002. Esse método tem o objetivo de permitir o engajamento, a colaboração, aguçar a curiosidade e incentivar o aprendizado através dos erros dos alunos. O método se tornou tão popular e mostrou tanta eficiência, que muitas empresas o estão utilizando com o intuito de educar e conhecer melhor seus consumidores. Isso, utilizando elementos e mecânicas de design de jogos com contextos além dos games eletrônicos.
Aplicação do Gamification na Educação
Hoje em dia, com a evolução da tecnologia, cada vez mais se torna complicado prender a atenção de um aluno. Isso se agrava quando o meio de ensino é o EAD, onde o curso precisa competir com muitas abas de blogs, redes sociais e outras distrações. A gamificação, como podemos ver, incentiva e facilita o aprendizado do estudante, principalmente quando introduzido em aulas de ensino à distância. Existem duas maneiras para a aplicação da gamificação, a primeira é pela técnica de entrega, normalmente guiada por um instrutor cuja função é realizar o engajamento e monitorar os alunos.Já a segunda, é baseada em um computador. Neste método, o instrutor tem apenas o papel de esclarecer dúvidas que possam surgir ao longo do curso.
Características do Gamification
Veja agora como o Gamification se torna um método útil no engajamento do aluno de EAD.
Feedback
Com o gamification é possível obter um feedback de todos os passos que o aluno cria durante a matéria. Conseguimos descobrir em que ele possui maior dificuldade, permitindo reforçar este ponto para um melhor aproveitamento.
Desafios
Superar um desafio é o que nos mantém interessados em um jogo. Com o gamification não é diferente. Afinal, é preciso um desafio ligado à vida real para que o aluno consiga superá-lo e se sentir motivado a aprender.
Competição
Todo mundo deseja ser o melhor em alguma coisa, e, com a simples ação de eleger um vencedor em cada aula, já há o estímulo do sentimento de competição dentro de cada aluno, que permitirá o desejo de se superarem a cada atividade.
Recompensas
A recompensa indicará para o aluno o caminho certo. O deixando motivado para manter o ritmo ou aumentá-lo ainda mais. A recompensa pode vir em forma de medalhas, pontuação, reconhecimento, brindes etc. Gamification tem se mostrado cada vez mais eficiente no ensino à distância. Você já conhecia este método? Conte para a gente nos comentários a sua experiência com ele. Conheça nossa plataforma de educação a distância LMS Estúdio Oferecemos também, todos os serviços necessários ao ambiente AVA Moodle
Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
Como blog corporativo pode ajudar em estratégia Ea...
Educação a Distância - 28/09/2018
Qual o papel do professor/tutor na EaD?
Educação a Distância - 14/04/2017
LMS: Entenda o que é e principais funcionalidades...
Educação a Distância - 10/10/2022
Como blog e twitter podem ser integrados aos curso...
Moodle [plataforma ead] - 21/07/2017