Gamification: tendência em EAD
25/02/2016 09:02:38Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
Blog > Educação a Distância > Gamification: tendência em EAD
Depois das videoaulas, a última tendência em EAD são os games. Além de permitir uma maior assimilação da matéria, os games geram um maior engajamento do aluno, podendo promover comportamentos desejados e resoluções de verdadeiros problemas na vida real. Dessa forma, muitas instituições de EAD estão utilizando este novo método para complementar o ensino e avaliar o desempenho dos alunos. Veja abaixo alguns detalhes sobre este método que promete crescer entre as EADs.
O que é Gamification?
Gamification ou gamificação é um método educativo batizado por Nick Pelling em 2002. Esse método tem o objetivo de permitir o engajamento, a colaboração, aguçar a curiosidade e incentivar o aprendizado através dos erros dos alunos. O método se tornou tão popular e mostrou tanta eficiência, que muitas empresas o estão utilizando com o intuito de educar e conhecer melhor seus consumidores. Isso, utilizando elementos e mecânicas de design de jogos com contextos além dos games eletrônicos.
Aplicação do Gamification na Educação
Hoje em dia, com a evolução da tecnologia, cada vez mais se torna complicado prender a atenção de um aluno. Isso se agrava quando o meio de ensino é o EAD, onde o curso precisa competir com muitas abas de blogs, redes sociais e outras distrações. A gamificação, como podemos ver, incentiva e facilita o aprendizado do estudante, principalmente quando introduzido em aulas de ensino à distância. Existem duas maneiras para a aplicação da gamificação, a primeira é pela técnica de entrega, normalmente guiada por um instrutor cuja função é realizar o engajamento e monitorar os alunos.Já a segunda, é baseada em um computador. Neste método, o instrutor tem apenas o papel de esclarecer dúvidas que possam surgir ao longo do curso.
Características do Gamification
Veja agora como o Gamification se torna um método útil no engajamento do aluno de EAD.
Feedback
Com o gamification é possível obter um feedback de todos os passos que o aluno cria durante a matéria. Conseguimos descobrir em que ele possui maior dificuldade, permitindo reforçar este ponto para um melhor aproveitamento.
Desafios
Superar um desafio é o que nos mantém interessados em um jogo. Com o gamification não é diferente. Afinal, é preciso um desafio ligado à vida real para que o aluno consiga superá-lo e se sentir motivado a aprender.
Competição
Todo mundo deseja ser o melhor em alguma coisa, e, com a simples ação de eleger um vencedor em cada aula, já há o estímulo do sentimento de competição dentro de cada aluno, que permitirá o desejo de se superarem a cada atividade.
Recompensas
A recompensa indicará para o aluno o caminho certo. O deixando motivado para manter o ritmo ou aumentá-lo ainda mais. A recompensa pode vir em forma de medalhas, pontuação, reconhecimento, brindes etc. Gamification tem se mostrado cada vez mais eficiente no ensino à distância. Você já conhecia este método? Conte para a gente nos comentários a sua experiência com ele. Conheça nossa plataforma de educação a distância LMS Estúdio Oferecemos também, todos os serviços necessários ao ambiente AVA Moodle
EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ
Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
9 apps de EAD para auxiliar docentes
Sugestão de Cursos - 18/04/2020
4 vantagens imperdíveis de estudar por EAD
Educação a Distância - 10/08/2016
Educação a Distância 2022: Saiba quais as perspect...
Educação a Distância - 19/09/2022
Como o aluno pode ter uma melhor experiência de ap...
Moodle [plataforma ead] - 05/03/2018