Plataforma ead: o Guia Definitivo para 2018

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 26/06/2018 - 15:06:12 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Plataforma ead: o Guia Definitivo para 2018

O que acha de aprender a transformar seu conhecimento em cursos online e capitalizar sem realizar investimento inicial?

Passo a passo gratuito sobre Cursos Online!

O que é ead?

De uma forma bem simplória, posso afirmar que “ead” é a sigla usada para educação a distância, que é qualquer forma de ensino/aprendizado promovido por tecnologias que permita, de forma clara, a interação entre professor e aluno, que estejam em ambientes físicos diferentes, sendo esse estudo síncrono (em tempo real) ou assíncrono (a qualquer tempo).

A Educação a Distância foi regulamentada pelo Decreto-Lei nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, do Ministério da Educação, regulamentando o Art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

 

O que é plataforma ead?

A plataforma ead é um sistema de gestão de aprendizagem ou acadêmica, você vai encontrar diversas variações para a mesma coisa, como LMS (Learning Management System) que seria a palavra no inglês, no Brasil você ainda vai encontrar o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) ou ainda uma mistura como: Plataforma E-learning.

O ambiente virtual de aprendizagem ou plataforma ead tem se popularizado muito nos últimos tempos, a plataforma estando num ambiente online, proporciona muitos benefícios, tanto para empresas, onde encontramos uma outra nomenclatura, que é a Universidade Corporativa, como nas Escolas, Universidades, Cursos Livres e pessoas comuns que convertem o seu conteúdo em conteúdos digitais, fazendo uso de uma plataforma para alocar, organizar, gerenciar e dar tutoria dos cursos online.

Quais as funcionalidades básicas de uma plataforma ead?

As funcionalidades básicas pode ser um pouco subjetivo e variar conforme a necessidade, vou aqui citar as que eu considero trivial e básico a qualquer plataforma ead, são elas:

  • Gerenciador de usuários: onde você possa criar, editar e excluir alunos e professores;
  • Gerenciador de cursos: onde você possa criar um curso e editá-lo se for necessário;
  • Gerenciador de lições: local onde você adiciona o conteúdo do seu curso, os tipos básicos são: texto, arquivo para download e vídeos;
  • Relatório de conclusão: É importante um relatório para que você possa acompanhar o andamento de cada aluno;
  • Tira dúvidas: uma forma de interação entre professor e aluno, seja um chat, um fórum, um sistema de tickets/chamados ou mesmo um e-mail para troca de mensagens.

E as funcionalidades avançadas para uma plataforma ead?

Aqui posso listar tantos recursos que daria um novo post, ou até um livro (rs), mas devido a minha experiência de pouco mais de 8 anos com educação a distância, vou listar as mais pedidas, são elas:

  • Webconferência: transmissão ao vivo de uma palestra/treinamento, normalmente com chat para tirar dúvidas durante o evento;
  • Questionários/simulados: normalmente com o uso de questões múltipla escolha, mas pode avançar e ter até questões dissertativas, aqui também temos notas, cronômetro e limite de tentativas;
  • Pacote Scorm: o scorm é um conteúdo dinâmico e interativo, é inclusive o mais usado em Universidades e grandes Empresas;
  • Gamificacion: essa é uma ótima forma de manter seus alunos/colaboradores engajados com o conteúdo, onde a cada passo predefinido o mesmo recebe uma premiação, podendo ter até ranking e premiações dos mais bem pontuados;
  • Certificados online: é muito importante o próprio aluno ao finalizar um curso, poder imprimir seu certificado de conclusão;
  • Relatórios e dashboards: os relatórios são muito importante para uma tomada de decisão, por isso é muito importante ter esses dados, de forma bem intuitiva, a disposição de todos, entretanto cada nível vai necessitar de dados específicos;

Vou parar por aqui antes que você canse de ler, mas vou tentar fazer um post específico sobre isso no futuro. =)

Plataforma ead também controla as vendas dos cursos?

Isso é muito particular, não é obrigação da plataforma ead realizar e gerenciar vendas, mas tem sido cada vez mais, uma necessidade, quem produz conteúdo digital para vender online, vai buscar uma solução que tenha isso de forma integrada, ninguém merece ter que matricular manualmente a cada venda.

E falando em venda de cursos online, temos 2 formatos principais, a venda direta, onde você vende para o aluno ter acesso ao curso por um tempo determinado e o formato de assinatura, onde o aluno paga uma mensalidade para continuar a ter acesso ao conteúdo, essa recorrência pode ser limitado a um período ou mesmo vitalícia, esse formato é também chamado de área de membros, onde ao invés de ele acessar um único curso, ele acessa todos os conteúdos da plataforma.

Visual de uma boa plataforma ead

Como falamos acima, a plataforma ead pode ser usada também como porta de entrada do aluno, local onde ele vai comprar ou adquirir (gratuitamente) seus cursos, por isso é muito importante que a plataforma tenha um visual agradável, deve ser concisa, elegante, pois precisa transmitir segurança e credibilidade para a marca e os cursos.

E ainda que você não use a plataforma ead para vender, é muito importante um layout clean e intuitivo para o aluno, ele deve perder/ganhar tempo com o conteúdo do curso que contratou e não em entender o sistema e como usá-lo.

É importante também que a plataforma se adapte para dispositivos móveis (responsivo), principalmente os smartphones, em meus relatórios do analytics, já posso afirmar que de 40% a 50% dos acessos virão do mobile.

Segurança para uma boa plataforma ead

Investir na segurança de suas informações é sempre uma ótima ideia, aqui vai algumas dicas bem valiosas:

Escolha uma plataforma ead que bloqueie acesso simultâneo vindo do mesmo usuário/aluno, caso contrário, quem tiver acesso aos seus cursos poderá liberar seu acesso para toda vizinhança, ou pior, pra toda a internet.

Tenha um certificado SSL em seu domínio, é aquele famoso cadeado verde que fica próximo da url do seu site/plataforma, desta forma as informações trafegadas são todas criptografadas.

Na hora de exibir vídeos, veja se o mesmo está sendo transmitido por streaming ou download progressivo, esse segundo baixa todo o vídeo para a máquina do aluno, tenho certeza que você não quer isso.

Tenha sua plataforma, ou escolha uma plataforma locada, que possua bons servidores, bem configurados, para que ninguém invada a fim de obter seus dados e base de alunos.

Por último, mas não menos importante, busque uma empresa séria, que não fará uso de seus dados, que possua “políticas de privacidade” bem documentada e clara.  

Quais os benefícios e onde pode ser usado?

Deve ter ficado muito claro até aqui os benefícios de se ter uma plataforma ead, mas caso ainda não foi compreendido, vou citar 3: redução de custos, aumento de ganhos financeiros e maior amplitude na hora de capacitar alunos e colaboradores, você não fica mais preso ao seu espaço físico, como diria um colega meu “o céu é o limite”.

O uso das plataformas ead tem sido cada vez maior, antes se acreditava que somente escolas e universidades fariam uso, mas já existe uma infinidade de outros segmentos utilizando, como por exemplo, empresas que desejam educar seus clientes e fornecedores sobre seus produtos, professores que desejam ampliar seu ensino a partir de tarefas e conteúdos online, empresas que fazem uso das ferramentas de webconferência para realizar seus treinamentos em todas as filiais ao mesmo tempo e o uso não para por aí, você mesmo deve ter pensado em algo enquanto lia.  

Plataformas ead gratuitas

Plataforma Moodle:

A plataforma moodle é a mais famosa de todas, acredito que também a mais antiga. Possui código fonte aberto e também é free, mas se você pensa em utilizar, será necessário baixar os arquivos e instalar em seu servidor, isso pode ser uma tarefa complexa para não-técnicos, entretanto preciso afirmar que é uma excelente ferramenta, possui muitos recursos acadêmicos e está sempre inovando, com uma comunidade bem ativa, que desenvolve inúmeras extensões para a plataforma.

Se você deseja uma empresa séria para cuidar de sua plataforma moodle, aconselho usar uma de nossas soluções, o servidor moodle 360.

Plataforma LMS Estúdio:

A plataforma ead LMS Estúdio não é totalmente gratuita, mas até 20 alunos ativos você não paga nada. Com uma interface muito intuitiva, a plataforma nasceu para ser um sistema acadêmico com loja de venda de cursos integrada, isso facilita muito a gestão de quem pretende ensinar, mas também precisa vender os cursos, como tudo é integrado, você não precisa fazer nenhuma integração, além de, após configurado corretamente, não precisar fazer ações manual nesse sentido.

Se quiser conhecer melhor o projeto, acesse o link da plataforma ead LMS Estúdio.

Hotmart Club:

O hotmart, muitos conhecem, mas você sabia que ela possui um mini-ead? Sim, para manter os usuários de seu sistema ou mesmo dar a opção de quem vende cursos em sua plataforma, continuar no sistema, o hotmart desenvolveu uma área de membros.

Ela está longe de ser uma escola online, mas dá a opção a quem deseja algo mais simples, para quem não tem conhecimento técnico e quer colocar seus cursos a venda o mais rápido possível, neste caso, vejo como uma ótima ferramenta.

Plataforma Udemy:

O Udemy é um marketplace para cursos online, com ela você poderá criar e vender os seus cursos para a base de usuários do sistema, como eu utilizo o sistema para alguns cursos, posso te afirmar, que é uma ótima forma de captar alunos, mas o sistema de comissionamento acaba sendo um ponto contra, você vende bastante, mas é tão pouco, que desanima.

Entretanto, se você não tem grana pra investir numa plataforma, não tenho conhecimento técnico para criar a sua, e não tem grana para marketing, está aí, uma excelente opção.

Google Sala de aula (classroom):

Eu confesso que sei muito pouco sobre essa ferramenta, pois apesar de ser gratuita, não é qualquer um que consegue utilizar, é necessário ter o G Suite for Educacion, mas seguindo a descrição do site, eles afirmam que é o “O Google Sala de aula simplifica as tarefas, aumenta a colaboração e promove a comunicação contínua para tornar o ensino mais produtivo e significativo.”

Infelizmente é só isso que tenho a dizer sobre essa ferramenta, tentarei conseguir uma conta, para então testar e adicionar ao post. =)

Plataformas ead pagas

Plataforma LMS Estúdio:

A plataforma ead aparece aqui novamente por 2 motivos, a primeira é que como falei acima, ela possui um plano gratuito, mas também tem planos pagos, e o segundo motivo é que faço parte da equipe de desenvolvimento (rs), você agora pode ter motivos pra duvidar da minha opinião, faz parte, mas pode testar e verificar por si mesmo se vale a pena ou não, pois a plataforma permite que você inicie sem realizar qualquer investimento, é uma excelente opção para quem está começando, mas também é pra quem necessita de uma plataforma ead enxuta, intuitiva e fácil de utilizar.

Ela possui muitos dos recursos citados como básicos e avançados nesse texto mais acima, tem as opções padrões de vídeos, anexos, textos, mas também possui webconferência, questionários com contadores, impressão de certificado de conclusão, gamification, gestão de matrículas e possui uma loja de venda de cursos totalmente integrada, além de muitos outros recursos.

Convido você a criar sua plataforma online e testar, basta acessar: www.lmsestudio.com.br

Plataforma Hotschool:

Achei muito interessante a opção de ter uma rede social integrada a plataforma, e também a possibilidade de gerenciar várias escolas numa única interface, sistema de mensagens e etc, mas preciso considerar o custo, achei um pouco alto, 5 vezes acima do valor da maioria, mas cada um sabe o que é bom pro seu bolso, não é mesmo? Então fica a dica.

Eadbox:

A plataforma foca bastante na questão de possuir um sistema próprio de webconferência, isso pode ser um ponto a favor, ou não, depende da qualidade e instabilidade do serviço oferecido, além disso, ela também possui loja virtual para venda dos cursos, conteúdo scorm, trilha de aprendizagem e api para integração, entretanto não disponibiliza os valores no site, você precisa entrar em contato, o que na minha opinião pode ser um pouco inconveniente para os mais tímidos.

Edools:

Com a proposta de ser a mais flexível do mercado, a Edools possui uma API para criação de temas exclusivos, isso é muito interessante para usuários técnicos, mas pouco usual para pessoas comuns, além disso possui diversos tipos de lições, assim como questionários com questões de correção automática, dissertativas, é possível adicionar uma data para cada lição, limite de acessos às lições, e na camada de vendas, a possibilidade de vender cursos avulso ou no formato de recorrência. 

Samba Tech:

Vindo com uma proposta diferenciada, a Samba Tech é um portal de vídeos, onde você pode agrupar e vendê-los como cursos, parcelando em até 12 vezes ou no formato de recorrência, comumente chamado de área de membros, o diferencial a meu ver é a possibilidade de liberar o curso no marketplace próprio da plataforma e ter sistema de afiliados.

Ead Plataforma:

Com a proposta de ser fácil de utilizar, a ead plataforma conta com recursos interessantes para ensino e venda de cursos, como: gerenciamento de grupos, alunos, matrículas, e outros, ela também possui loja integrada para venda de cursos no formato de recorrência, e possui interface para customização visual da plataforma e os dados de cadastro do aluno.

Elore:

A plataforma não foge muito ao que já é oferecido por outras plataformas, mas um recurso que achei interessante é a possibilidade de quem produz conteúdo (cursos) poder liberar para que outros que possuem plataforma utilizem esse curso e a venda, isso cria uma espécie de marketplace colaborativo entre as plataformas.

NoChalks:

O destaque da plataforma é em torno de sua segurança, em seu site é possível verificar que existe bloqueio para acesso simultâneo, controle de visualizações das lições alunos, limitando a quantidade, plugin de download, e exibir informação do aluno no vídeo, outro item interessante é o login pelas redes sociais.

Maestrus:

Uma plataforma bem semelhante as demais que aqui citamos, com o diferencial de que a própria equipe vai customizar o layout para o cliente, as demais funcionalidades já citamos como: segurança, módulo de turmas, cursos, customização visual e etc.

Qual o futuro do ead e de plataformas ead

Ao realizar uma pesquisa no Google Trends foi possível observar que o termo “ead” e “plataforma ead” estão estabilizados, para quem não conhece a ferramenta do Google, ela mostra a quantidade de pesquisas feitas no buscador do Google, essa é uma boa forma de saber se um assunto está ou não despertando o interesse e com isso fazer previsões para o futuro.

O meu diagnóstico futurístico para ead e plataformas de ead, é que ainda há muito a se explorar, em breve teremos internet em diversos dispositivos, o que comumente se chama de “internet das coisas”, com isso podemos ter APPs para esses novos dispositivos, assim como hoje a TV, Relógios e outros itens já se conectam a internet e já se tem algumas iniciativas em ead.

A verdade é que cada vez menos as pessoas querem se locomover, isso se deve a trânsitos caóticos, violência, falta de tempo e também para redução de custos, os cursos no formato EAD costumam ser muito mais acessíveis em comparação com o ensino presencial, são poucos as profissões hoje que não é possível, ao menos em parte, ter sua versão ead.

Conforme a tecnologia avança, as plataformas ead irão suprir e resolver demandas que hoje muito se afirma como pontos desfavoráveis ao seu uso, como a segurança, falta de interação, o contato físico, muito importante a um bom aprendizado, acredito eu que a realidade virtual e aumentada vai aos poucos sendo incorporado ao ensino a distância e a percepção de estar numa sala de aula real, será substituído pelo virtual.

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Como gravar videoaulas em cursos via web

Como gravar videoaulas em cursos via web

Moodle [plataforma ead] - 20/09/2017

6 vantagens em usar humor para ajudar aprendizado

6 vantagens em usar humor para ajudar aprendizado

Moodle [plataforma ead] - 10/10/2017