Como se usa a Plataforma LMS?
28/11/2022 19:11:04Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
O crescimento de empresas que estão optando por oferecer treinamentos online no Brasil e no mundo já não é nenhuma novidade. Mas mesmo assim vou mostrar alguns números que surpreendem, de uma pesquisa realizada antes da pandemia. Existe um grande mito de que o crescimento do LMS nas empresas se deu durante esse período.
A primeira plataforma LMS foi desenvolvida em 1998 e, desde então, várias outras surgiram com novos recursos para atender às necessidades do mercado. Atualmente, a maioria das plataformas funciona no modelo SaaS (Software as a Service), ou seja, na nuvem. O maior benefício desse modelo é a eliminação da necessidade de instalação e manutenção de um sistema que ficaria hospedado em um servidor local. Na nuvem, as atualizações ficam a cargo do próprio desenvolvedor do software.
Você sabe o que é uma Plataforma LMS?
O LMS vem do inglês Learning Management System (Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem), que é uma plataforma para desenvolver, fornecer e gerenciar treinamento para funcionários, clientes e parceiros de uma empresa. Basicamente essa é a definição de um LMS. Porém, existem muitas coisas que envolvem esses sistemas que precisamos saber antes de adquirir e gerenciar uma plataforma. Fique tranquilo que veremos tudo aqui.
Os modelos de entregas de treinamentos são chamados de elearning, que consistem em materiais de aprendizado em formatos digitais, em vídeos, textos, áudios, animações etc. Aqui a criatividade vai longe. Quando falamos em materiais elearning, não é somente pela criação dos conteúdos digitais, mas também pela forma de aprendizado. Aqui, a forma de aprender não é presencial, e sim através da plataforma LMS. Ela cria um ambiente de aprendizado em que muitas vezes é possível estudar onde quiser, e a hora que quiser, bastando somente um computador, tablet ou até mesmo smartphone conectado a uma internet.
Os sistemas LMS possuem duas interfaces:
Administrador –
É a interface onde profissionais de treinamento executam as atividades para organizar os programas de aprendizado de sua empresa. É aqui que eles criam, gerenciam e ministram cursos, adicionam e gerenciam alunos, analisam relatórios, automatizam notificações etc.
Aluno –
Aqui é o ambiente de estudos do LMS. Os alunos navegam nas trilhas de formação, selecionam os cursos que querem fazer, assistem às aulas, desenvolvem atividades, avaliações etc. As plataformas LMS permitem que o aluno gerencie seu próprio conhecimento, fazendo cursos do seu interesse ou cursos obrigatórios solicitados para os cargos específicos.
As vantagens do LMS para as empresas
As possibilidades e flexibilidades que os LMS trazem para as empresas já são grandes vantagens. Mas, além de todas elas, esses sistemas trazem ainda mais benefícios para as empresas. E adianto que são muitos, porém variados, pois existem muitas formas de usar as plataformas. Vou listar as vantagens que notamos já no momento da implantação de um LMS:
Atualização dos conteúdos
Uma grande preocupação que temos dentro dos setores de T&D é quanto a manter os conteúdos atualizados. Mais do que isso é quanto tempo leva para atualizar os materiais de forma a manter tudo organizado. Os sistemas LMS permitem atualizações de qualquer tipo de material de forma rápida e organizada, guardando versões em nuvem sem risco de perder os documentos.
Acompanhamento e relatórios
Esta é uma grande vantagem dos sistemas LMS. É possível acompanhar toda a jornada dos colaboradores dentro das plataformas, de modo a gerar relatórios de desempenho tanto individual quanto de times/setores. Da mesma forma, é possível visualizar dados detalhados de tempo de navegação na página, notas, trilhas/cursos concluídos, desempenho etc. Os relatórios contribuem também para avaliar o grau de satisfação dos cursos dentro da plataforma. Ajudam bastante os times de T&D a desenvolverem e melhorarem cada vez mais os cursos inseridos na plataforma.
Economia
Comprar um sistema LMS não é um gasto, e sim um investimento. Os sistemas LMS reduzem drasticamente os gastos com treinamentos, pois exigem menos mão de obra e não requerem gastos como os treinamentos convencionais, como espaço físico, transporte, impressão de materiais etc. Além, é claro, de todo o treinamento e capacitação de profissionais de forma rápida e eficiente.
Flexibilidade
Treinamentos quando quiser e a hora que quiser. Não importa onde esteja. As plataformas LMS trazem grande flexibilidade para os colaboradores. Isso permite que eles gerenciem e organizem sua forma de estudar. E qual o ganho das empresas com isso? Conseguir treinar todos os colaboradores no mesmo nível, mesmo no trabalho remoto. As empresas ganham muito com as flexibilidades que os sistemas LMS trazem.
Engajamento
Os modelos convencionais de aprendizado podem se tornar chatos e cansativos. Além de prejudicar o ensino repassado. As plataformas LMS permitem que você consiga engajar os colaboradores, através de vários formatos de mídias disponíveis no treinamento. Inclusive jogos. Já ouviu falar em gamificação? Essa é uma grande vantagem das plataformas LMS. Não vou me aprofundar muito neste assunto, pois aqui tem um guia completo sobre gamificação, falando tudo o que você precisa saber dentro do assunto.
Com certeza existem muitas outras vantagens que as plataformas LMS trazem tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Gosto muito de ressaltar que o investimento em uma plataforma LMS é para ambos. Devemos pensar na empresa e na qualidade de capacitação para os colaboradores.
Como utilizar o LMS?
Esse desafio começa na escolha de um LMS. Isso mesmo. Antes de fazer a contratação de uma plataforma, você deve preparar todo o território para ela.
Contratando uma plataforma LMS
Antes de contratar uma plataforma, levante todos os problemas que sua área tem, assim fica mais fácil você achar uma plataforma completa, a nossa plataforma LMS Estudio é bem completa e dinamica.
Priorize a que atenderá todas as suas necessidades. Conte conosco para te ajudar neste desafio.
Recicle e atualize o conteúdo existente
Recicle todo o seu material de aprendizado. Mas recicle mesmo. Não tenha dó de jogar fora o que não serve. Antes da implantação de novas ferramentas de treinamento, esse é o trabalho principal. Separe o que é atual do que está desatualizado no seu material, depois recicle novamente o que está desatualizado. Coloque em uma lista o que é necessário atualizar, e o restante jogue fora.
Organize seus cursos
Sem organização, não rola! Ah, mas isso é fácil. Infelizmente, não. Manter uma plataforma LMS organizada é uma tarefa dura e complexa. Na medida que você cria novos cursos e trilhas, fica cada vez mais difícil. A dica é: comece com tudo organizado.
Prepare todo o roteiro: suas trilhas de conhecimento, o que cada uma aborda, nomeie suas trilhas e cursos de forma a ficar fácil encontrar e entender, utilize capas nas trilhas e cursos de forma padronizada para manter a organização, crie introduções convidativas e coerentes para os colaboradores, mantenha organizado e mantenha organizado!
Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
4 grandes erros que estudantes cometem ao estudar...
Educação a Distância - 13/06/2018
Como é a metodologia da condução de um curso EaD?
Educação a Distância - 20/02/2017
Três elementos indispensáveis a uma boa plataforma...
Moodle [plataforma ead] - 02/01/2019
O que é um AVA?
Educação a Distância - 12/08/2016