O que é LMS, AVA e VLE? Descubra o seu significado

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 09/05/2016 - 16:05:50 | Categoria: Desenvolvimento Web

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

O que é LMS, AVA e VLE? Descubra o seu significado

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

O que é LMS, AVA e VLE, descubra neste texto o que significa essas siglas que tanto confundem quem está iniciando na educação a distância.  Você provavelmente já ouviu em algum lugar as siglas LMS, AVA ou até mesmo VLE. O problema é que nem sempre você sabe o que elas significam e acaba perdido na hora de falar sobre esse assunto. Ou pior: acaba desistindo de estudar por acreditar que tantas siglas e palavras difíceis serão impossíveis de serem decifradas ou compreendidas, ainda mais quando falamos que você é o responsável pelo seu conteúdo. Abaixo vamos explicar cada uma delas e mostrar porque essas siglas são tão usadas, principalmente no ambiente de ensino a distância.

O que é AVA

O Ambiente Virtual de Aprendizagem nada mais é do que uma sala virtual. Possível tanto em internet quanto em intranet, as AVA são uma realidade no ensino à distância que funciona como um portal. Para que você entenda melhor, basta saber algumas das principais características desse ambiente. Entre eles, acesso à internet apenas com login e senha, limitação de conteúdo acessível para pessoas não cadastradas, permissões diferentes para perfis distintos de usuários, ferramentas voltadas para situações de ensino-aprendizagem, formas variadas de comunicação e interação, entre outros.

O que é LMS

Já as siglas VLE, Virtual Learning Environment e LMS, Learning Management System, nada mais são do que siglas em inglês para o Ambiente Virtual de Aprendizado. Há também a LCMS, Learning Content Management System, mas apesar de tudo isso parecer uma grande e complicada sopa de letrinhas, elas na verdade não passam de denominações diferentes para a mesma coisa. O mais comum é que países de língua inglesa utilizem as siglas LMS ou VLE para tratar do assunto, enquanto no Brasil e em países de lingual espanhola, AVA é o termo mais utilizado.

Alguns ambientes virtuais

Esses ambientes virtuais são os responsáveis por tornar a EAD, educação a distância, a febre que é hoje. Os mais comuns são Teleduc, Moodle e Blackboard, mas existem outros ambientes utilizados em menor escala por universidades e agências de ensino. Vale lembrar que para instalar um AVA em um desktop ou notebook, é preciso ter uma série de instalações prévias, que não são tão simples como a instalação de um programa comum ou software. É preciso instalar um servidor web ou Apache, um PHP ou linguagem de programação e também um banco de dados. Depois isso, é hora de realizar a configuração e começar a utilizar a plataforma desejada. Agora que você já sabe que essas siglas são na verdade diferentes formas de nomear um ambiente de aprendizado não presencial, é hora de aproveitar todas as possibilidades oferecidas pela EAD, como flexibilidade, mobilidade, baixo custo e maior inserção no universo tecnológico, e aproveitar para se atualizar, aprender uma língua nova, dar uma guinada em sua carreira ou até mesmo tentar mudar de área. Para isso, basta que você tenha um computador ligado à internet, vontade de estudar e procure um curso que o agrade e lhe possibilite retornar ao ambiente escolar, e o melhor: sem nem mesmo precisar sair de casa para isso.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.