X cuidados para promover autonomia do aluno de EaD

20/02/2017 17:02:27

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 O primeiro passo para incentivar seu aluno a ser autônomo é deixar de ser o professor que apenas entrega o conteúdo. A ideia tradicional do professor que impõe sua matéria ao aluno e o obriga a aprender está morrendo nas escolas.

Como ter educação motivadora na EaD

Na educação a distância (EaD), esse tipo de atitude pode ser ainda mais nociva que o normal, justamente devido ao fato de o professor e o aluno não estarem na mesma sala física. O educador deve valorizar a individualidade e valores do estudante, o reconhecendo não como um espaço vazio aguardando conhecimento, mas como alguém que pode ensinar algo ao professor ao mesmo tempo em que aprende. O aluno não pode ser tratado como um inferior e sim como um igual. Motivar o aluno e provocar atitudes positivas fará com que suas ações sejam favoráveis durante o aprendizado. Vejamos no post de hoje, quais os cuidados necessários para promover autonomia do aluno de EaD.

A base: Respeitar opiniões

Quando o professor renuncia à sua posição de "superior" para promover a autonomia do aluno, é provável que esse passe a expor mais suas próprias ideias e opiniões, seja sobre o professor e as aulas EaD ou sobre outros assuntos. Isso faz com que o aluno sinta-se menos dependente do professor, sem deixar de reconhecê-lo como educador. Ao ver suas próprias opiniões valorizadas, ou ao menos consideradas, se sentirá incentivado e as chances dele passar a estudar as matérias da EaD com dedicação serão maiores. Outros pontos a destacar são:

Outros cuidados para motivar aluno EaD

Permitir ao aluno maior liberdade de expressão foi o primeiro passo, como mencionamos. O segundo passo é analisar as atitudes do aluno e investigar seus pensamentos. Não existe uma fórmula específica para educar alguém durante EaD; a partir do momento em que o aluno deixa de ser apenas número e passa a ser indivíduo na aula. É uma questão não apenas de observar o aluno mas olhar para si mesmo. O educador precisa avaliar o quanto ele conhece sobre si e sobre o aluno e deduzir qual a melhor maneira de seguir com as aulas EaD. Deve saber que seu aprendizado pode sofrer reconstruções e mudanças, dependendo de sua relação com o professor e dos resultados de seus estudos. Sendo assim, o professor realizará a seguinte rotina:

  • Ensinar;
  • Observar;
  • Analisar (o aluno);
  • Verificar se mudanças são necessárias;
  • Repetir o ciclo.

Mesmo que o aluno comece o curso com autonomia ou passe a ter uma atitude mais autônoma depois de mudanças na forma de ensino da EaD, o professor nunca deve deixar de observar a turma. Ainda que nada de errado aconteça com relação às aulas, o estudante tem uma vida fora desse ambiente. Desse modo, o que acontecer nela pode e vai afetar o desempenho. Por isso, é importante essa conexão entre o professor e aluno e conversar não apenas sobre a matéria dada. O aluno não é obrigado a contar nada sobre sua vida pessoal, o importante é deixar claro que é livre para falar com o educador caso precise. Essa liberdade é importante para aliviar o estudante que pode estar passando por um momento difícil e impedir que seu desempenho seja piorado drasticamente durante as aulas EaD. Você não é obrigado a ser amigo do seu aluno e vice versa. Entretanto, deixar as relações abertas e mostrar que você sabe que é uma pessoa, antes de estudante, abrirá várias oportunidades de inspirar o aluno a se tornar autônomo no estudo EaD. Com isso, conseguirá estudar por conta própria, sabendo que é apoiado por quem o educa. Gostou do artigo? Então, não esqueça de deixar sua opinião logo abaixo e continuar com nosso blog!


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