Por que Moodle é uma plataforma de código aberto?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 11/09/2015 - 15:09:58 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Por que Moodle é uma plataforma de código aberto?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

O Moodle é a abreviação de Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment, que nada mais é do que um software livre que apóia o ensino realizado em um ambiente completamente virtual. Seu sistema de gerenciamento permite que a criação de cursos online em Ambientes Virtuais de Aprendizagem seja possível, permitindo assim que milhões de pessoas possam aprender o que gostariam gastando pouco e no horário e maneira que acharem melhor. O sucesso do Moodle é tanto que ele já é a maior base de usuários mundiais, contando com mais de 4 milhões de alunos em mais de 150 países, 25 mil instalações e nada menos do que 360 mil cursos online disponíveis. Seu sucesso é tanto que na Inglaterra e no Brasil a plataforma foi escolhida para abrigar os cursos da Universidade Aberta da Inglaterra e também da Universidade Aberta do Brasil. Mas com tanto sucesso muitas pessoas acabam se questionando o motivo de o Moodle ser uma plataforma de código aberto.

Por que o código aberto?

O Moodle é acrônico e permanece em desenvolvimento diariamente, o que permite que seu usuário tenha uma gama quase infinita de possibilidades, seja ele alguém que oferece um curso ou quem recebe esse curso. Mas como imaginar que um software como esse possa ser de código aberto e não um programa pago, como a maioria? O software é o reflexo da ideologia de seus criadores. O Moodle está, portanto, na filosofia educacional que consiste no construcionismo, que nada mais é do que uma teoria proposta pelo matemático Seymour Papert, que tem como objetivo usar a tecnologia para possibilitar que a construção do conhecimento se baseie em uma ação concreta, que irá originar um produto verdadeiro, como o Moodle. O matemático ainda afirmava que sua filosofia se baseia na interação entre aluno e objeto e que deve acontecer por meio de uma linguagem de programação, exatamente o que acontece com o código aberto do Moodle.

A filosofia educacional do Moodle

Os criadores do software de código aberto afirmam que o conhecimento é construído diretamente na mente do estudante que o busca. Ou seja, para eles toda vez que o conhecimento é transmitido por meio de livros, palestras e até aulas expositivas, ele não é verdadeiramente um conhecimento e sim apenas uma disseminação de conteúdo. Por isso, a proposta do Moodle é criar seu ambiente completamente centrado em seu aluno, já que o professor é uma ferramenta que ajuda o aluno a construir conhecimento, sempre de acordo com suas ideologias próprias e sua habilidade. Ou seja, ele não publica apenas aquele curso. Além disso, acredita-se que o aluno só aprende quando inserido em um ambiente colaborativo. Por isso, é possível que os alunos dos cursos disponíveis no Moodle consigam realizar um conhecimento colaborativo por meio de e-books, wikis, fóruns, diários e até chats. Isso possibilita que o aluno tenha uma ação maior em seu aprendizado e que consiga partilhar com os outros alunos – e até mesmo com quem ministra seus cursos – o conhecimento que adquiriu, possibilitando assim uma interação maior em um ambiente completamente virtual. Conheça nossa plataforma de educação a distância LMS Estúdio Oferecemos também, todos os serviços necessários ao ambiente AVA Moodle

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Como criar um curso para vender online

Como criar um curso para vender online

Moodle [plataforma ead] - 24/01/2018

Por que a procura pela EaD vem aumentando tanto?

Por que a procura pela EaD vem aumentando tanto?

Moodle [plataforma ead] - 20/02/2017