Como blog e twitter podem ser integrados aos cursos EAD?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 21/07/2017 - 10:07:56 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como blog e twitter podem ser integrados aos cursos EAD?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Entre tantas tecnologias existentes no mercado de educação a distância, o blog e o Twitter vêm se destacando nos últimos anos. Essas ferramentas digitais fornecem ótimas alternativas complementares de aprendizado EAD, além de funcionarem como suporte ao professor e amparo ao aluno. Mas precisam ser bem gerenciadas para obter bons resultados. Neste artigo, vamos definir estratégias de gestão para cada uma dessas ferramentas.

Blog no EAD

O blog é uma página na internet, destinada à publicação frequente de conteúdo. A vantagem de utilizá-lo no EAD é que professores passam a ter uma interatividade maior com os estudantes e os alunos aprofundam o conhecimento lendo conteúdos adicionais. Entretanto, para esse resultado ser efetivo, os educadores devem considerar a seguinte política de gestão do blog:

1. Quem vai fazer?

A instituição precisa definir bem como será o processo de publicação de materiais no blog. Isso envolve organizar uma equipe de conteúdo, selecionando redatores, editores e aqueles que irão disponibilizar os temas no blog. Serão os próprios professores? Um grupo de especialistas? Profissionais convidados?

2. Defina o banco de pautas

O próximo passo, após organizar o corpo de publicadores, é planejar o que será discutido no blog. Isso que chamamos de banco de pautas: uma seleção antecipada e organizada dos temas a serem escritos. Esse processo começa pela identificação do perfil dos alunos EAD. É importante estabelecer aqueles assuntos que vão estender o aprendizado, gerar interatividade, suprir deficiências pedagógicas e sanar possíveis dúvidas.

3. Sempre postar conteúdo novo

É muito importante que o blog esteja em constante atualização. Para isso, o banco de pautas deve ser seguido de um cronograma firme de produção e publicação de conteúdo. Falhar nesse ponto é comprometer a interatividade entre professores e alunos nos cursos EAD, além de reduzir a qualidade da educação a distância ofertada.

Twitter no EAD

O Twitter é uma das redes sociais mais acessadas pelas pessoas atualmente. É uma espécie de pequeno blog, baseado em envio e recebimento de mensagens rápidas, que são escritas em um espaço de apenas 140 caracteres. Vejamos cinco maneiras de como utilizar essa ferramenta nos cursos EAD.

1. Resumir e postar

Os 140 caracteres do Twitter são ótimos para divulgar resumos de aulas, ideias e sugestões de livros, já que o espaço é curto ali. Desse modo, professores tem a chance de reforçar os temas que os alunos viram na última aula do curso EAD.

2. Interação entre professores e alunos

Outra maneira de usar o Twitter no EAD é recomendar aos alunos que sigam os professores nessa rede social. Na plataforma, os alunos poderão trocar mensagens com os professores, visando tirar dúvidas, pedir indicação de material e opinar sobre as aulas.

3. Compartilhamento de conteúdo em diversos formatos

O Twitter também pode ser utilizado para o compartilhamento de conteúdos importantes, em diferentes formatos, sobre temas específicos e previamente selecionados. Alguns exemplos de formatos são: vídeos, imagens, frases, hashtag...

4. Geração de debates

O Twitter também é ótimo para gerar grupos de discussão. A estratégia é simples: basta lançar um tema e pedir aos alunos que opinem sobre ele, usando uma hashtag específica. A partir da hashtag, os participantes podem ficar por dentro do que estão falando sobre o assunto no Twitter, além dela facilitar a administração que o professor fará do debate.

5. Criando uma conta para a instituição de ensino

É muito importante que a instituição de cursos EAD possua um perfil no Twitter. É bom que ela se aproxime mais dos seus alunos, fazendo de tudo para deixá-los atualizados sobre os eventos virtuais. Dessa forma, a instituição se expandirá em termos de marca e posicionamento.

Ficou alguma dúvida?

Gostou do conteúdo? Foi útil para você? Acreditamos que o blog e o Twitter são tecnologias digitais que podem contribuir, e muito, na evolução da educação a distância. Mas, se ficou alguma dúvida, queremos responder. Comente! Se tiver sugestões, não deixe de comentá-las e continue seguindo o blog!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.