Como EAD pode se fortalecer nos próximos meses

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 23/06/2020 - 00:06:52 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como EAD pode se fortalecer nos próximos meses

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

O ensino online vem tendo grande procura para ampliar a educação em diversas situações e se enquadrar nas demandas de estudantes quanto a poder manter estruturas de aprendizado mais adequadas às suas rotinas.

Esse processo de aprendizado já apresentava grande procura e se acentuou com o surgimento da pandemia de COVID-19, sendo a única forma de manter estudos nesse período de isolamento social.

Neste artigo, vamos demonstrar como o EAD pode se fortalecer nos próximos meses.

Aumento da procura

Certamente o EAD pode se fortalecer nos próximos meses, principalmente pelo aumento da demanda por esse tipo de método de ensino.

Esse era um processo que já vinha sendo verificado mesmo antes da pandemia de COVID-19, e há uma tendência ainda maior de que após esse período tais dados se ampliarão.

Um exemplo retirado atualmente do perfil de ensino universitário – que era a única modalidade de ensino a distância com autorização do Ministério da Educação – aponta que mais de 1,3 milhão de estudantes estavam matriculados nesse tipo estudo, representando 17% do total de estudantes matriculados no ensino superior, considerando no total geral além do EAD e dos cursos presenciais e semipresenciais.

Em 2019, o EAD recebeu mais matrículas que em cursos superiores presenciais.

Maior incentivo para investimentos em estrutura

A perspectiva real de que o EAD pode se fortalecer nos próximos meses está relacionada a maior demanda por esse tipo de aprendizado e ao interesse de instituições e autoridades em permitir ampliar as condições de transmissão de dados e disponibilização de equipamentos de acesso.

Há grandes possibilidades de entrada da tecnologia 5G no país e isso contribuirá para aumentar as possibilidades de acesso e transmissão de dados para um maior número de pessoas.

Adoção de alternativas de ensino a distância

Para afirmarmos que EAD pode se fortalecer nos próximos meses, é necessário compreender que as instituições de ensino foram autorizadas a estender os cursos a distância, além do ensino universitário nas categorias de ensino básico e médio.

Assim ocorreu uma ampliação da prática do ensino online e, em muitos casos, houve na necessidade de adotar alternativas de aprendizagem por meio de envio de materiais impressos às residências dos alunos ou uso de transmissões de aulas por canais de televisão, a fim de possibilitar que alunos carentes pudessem exercer seus aprendizados.

O uso de aplicativos de celular também tem sido amplamente difundido para conseguir atingir o maior número de estudantes.

As alternativas surgem diante das dificuldades que se apresentam e a inovação passa a ser elemento de grande diferencial em ampliar o EAD no futuro próximo.

E isso será mais necessário com a possibilidade de ampliar os cursos autorizados a funcionar em diversos níveis de aprendizado.

Necessidade de adaptar o ensino a novas tecnologias

Nas gerações atuais e futuras o uso da tecnologia se fará cada vez mais presente, mesmo em situações em que a renda do cidadão seja menor.

A tecnologia está presente no cotidiano de todos, em diversos níveis de exigências e de usos. Dessa maneira o ensino tem de se adaptar a essa nova demanda de interesse dos estudantes e assim o ensino a distância será sempre mais incentivado.

 

Conclusão de EAD pode se fortalecer nos próximos meses

Com a necessidade de uso do ensino online com maior impacto sobre o ensino em todos os níveis e pelas perspectivas de normalização das condições de reativar o ensino presencial sem nenhuma segurança efetiva, o EAD pode se fortalecer nos próximos meses.

Para que essa expectativa possa se concretizar com qualidade é necessário o uso de uma plataforma que permita usar os recursos de ensino a distância da melhor maneira possível.

A indicação do Moodle como a plataforma mais usada no planeta garante que seu curso será um sucesso.

O Moodle pode ser adquirido junto ao Estúdio Site, acessando este link e conhecendo com mais detalhes suas funcionalidades.

Deixe seu comentário sobre este artigo “EAD pode se fortalecer nos próximos meses” em nosso blog.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Qual a função da ferramenta ROODA na EAD?

Qual a função da ferramenta ROODA na EAD?

Moodle [plataforma ead] - 26/07/2017

Como estes 3 games podem ajudar na EAD

Como estes 3 games podem ajudar na EAD

Educação a Distância - 02/06/2018

6 vantagens em usar humor para ajudar aprendizado

6 vantagens em usar humor para ajudar aprendizado

Moodle [plataforma ead] - 10/10/2017

Importância da gamificação para treinamento em empresas

Importância da gamificação para treinamento em emp...

Sugestão de Ferramentas [apps] - 12/09/2018