4 cuidados para quem pensa em fazer um curso EAD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 31/05/2017 - 10:05:15 | Categoria: Sem Categoria

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

4 cuidados para quem pensa em fazer um curso EAD

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Atualmente o número de pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos por meio de cursos de Educação a distância (EaD) cresce de forma exponencial. As plataformas de ensino intuitivas e de código aberto, como o Moodle, permitem uma maior interação pedagógica e ampliam ainda mais o interesse por quem até pouco tempo não via nos cursos online uma opção. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), do total de alunos matriculados em cursos de ensino superior, 1/3 já são compostos por quem estuda de modo virtual, ou seja, em cursos de EaD oferecidos por centenas de instituições de ensino credenciadas em todo o Brasil e até mesmo em outros países. O aumento do interesse do público por essa modalidade de ensino tem como fatores os benefícios ofertados por quem pode escolher a hora que irá estudar, não precisará se deslocar para um espaço físico que muitas vezes fica longe de sua casa e trabalho e também pelas mensalidades, que costumam ser bem baixas se comparadas com os cursos regulares. No entanto, é preciso entender que alguns cuidados são essenciais na hora de investir em um curso EaD. Só assim você conseguirá aproveitar ao máximo essa oportunidade e investir seu dinheiro no que te trará conhecimento e oportunidades infinitas no mercado de trabalho.

Cuidados com o EaD e o Moodle

Antes mesmo de falarmos sobre os cuidados que devem ser tomados pelos futuros alunos da educação a distância é preciso focar ainda mais no Moodle, a plataforma normalmente utilizada pelas maiores instituições de ensino do mundo. Conhecer mais sobre essa tecnologia e saber quais as oportunidades que ela oferece te ajudará não apenas a ter mais fluidez em seu curso, mas também em aproveitar ao máximo cada uma das ferramentas que irão ampliar suas chances de se aprofundar no tema e consequentemente no mercado de trabalho.

Crie uma rotina

Um dos principais cuidados que devem ser tomados antes mesmo de iniciar um curso EaD é o de entender se você é capaz de criar uma rotina de estudos. Por permitir que o aluno tenha uma maior liberdade na hora de estudar, muitas pessoas acabam postergando as aulas e no fim não conseguem aproveitar da maneira correta todo o conteúdo oferecido. Por isso, tenha o cuidado para criar um plano de estudos, que deve contemplar 5 dias da semana e com horários pré-estabelecidos. Dessa maneira você se mantém produtivo e focado em seu objetivo de estudo.

Saiba lidar com as distrações

A internet é um poço de conhecimento, mas também é um catálogo imenso de distrações que podem acabar te atrapalhando. Além disso, devemos ainda levar em consideração o fato de que nem sempre sua família irá entender seu compromisso online. O ideal é que você tenha em mente que precisa estar focado nos estudos e que deve se manter longe de todas as distrações. Por isso, avise seus amigos e familiares que não estará disponível na hora programa para assistir as aulas e se mantenha deslogado de suas redes sociais e longe de aparelhos eletrônicos como televisão, celular e tablet.

Crie um ambiente de estudo

Ninguém conseguirá se concentrar em um ambiente com muito barulho ou grande movimento de pessoas, pelo menos é isso que a maioria dos estudantes afirmam. O ideal é que você crie um ambiente calmo para estudar. Mantenha folhas, cadernos e canetas próximas, assim como dicionários e livros de apoio. Além disso, conheça bem o ambiente do Moodle e tenha em mente que seu curso EaD é exatamente como um curso presencial e que o seu comprometimento e organização são essenciais para o sucesso dessa empreitada.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

5 dicas para fazer uma boa avaliação em EAD

5 dicas para fazer uma boa avaliação em EAD

Educação a Distância - 16/05/2018

Conheça 4 artigos da LDB sobre EaD

Conheça 4 artigos da LDB sobre EaD

Moodle [plataforma ead] - 14/08/2017