6 dicas para garantir a motivação de alunos online

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 22/12/2017 - 10:12:58 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

6 dicas para garantir a motivação de alunos online

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

As pessoas estão, cada vez mais, conectadas e, consequentemente, transferindo atividades que antes faziam manualmente no mundo físico para o mundo tecnológico. Os estudos não ficaram para trás, atualmente existem vários cursos online disponíveis no mercado, e a procura tem aumentado bastante. Mas será que todo aluno estará motivado o suficiente para seguir essa jornada virtual? O que é preciso para ter motivação? Através de algumas dicas, falaremos a seguir um pouco sobre formas de assegurar motivação de alunos online.

Seis dicas para garantir motivação de alunos online

1.      Tenha um planejamento

Mesmo se você vai estudar em casa e pelo computador, é importante ter um planejamento do que você vai estudar. É interessante, a depender do seu curso, que você faça uma lista com pontos que você mais tem dificuldade e assim não ficar perdido. O planejamento também é importante para ganhar mais confiança, e quanto mais confiante, mais motivado você fica.

2.      Não desanime se as coisas ficarem difíceis

Pode acontecer de algo dar errado enquanto estuda e sua motivação vai embora, na mesma hora. A motivação de alunos online é tão importante quanto daqueles que estudam em Instituições presenciais. Por isso, não desista se algo não sair como planejado. Para o site Geekie Games, especializado em estudos para o ENEM, finalizar um curso ou conseguir uma aprovação não depende apenas de horas estudadas, mas também de sua condição física e emocional, assim como, por exemplo, a ansiedade pode te atrapalhar de alguma forma. É quase como um exercício de autoestima, confiar em si para não desanimar na primeira falha.

3.      Ouça seu corpo e saiba a hora de pausar

Um corpo descansado é um corpo motivado. Saiba, então, quando é a hora de parar. Afinal, estudar online geralmente consiste em a pessoa estar sentada por tempos longos. Então, saiba ouvir seu corpo quando estiver cansado. Espaireça, dê um intervalo de 10 a 15 minutos. Ou até meia hora se a sua carga horária for pesada. Existe um método, chamado Pomodoro, que pode ser útil para controlar essas pausas. Você baixa um aplicativo que cronometra o tempo em ciclos. Um ciclo completo geralmente corresponde a: 25 minutos de estudo, 5 de intervalo, e assim por mais três vezes, até fechar um ciclo inteiro, com uma pausa maior de 15 minutos. Mas isso fica a seu critério, não existe fórmula, você deve saber como está sua disposição, e parar quando for preciso. Estudar por horas a fio, mesmo quando se está empolgado, pode gerar um cansaço que, mais tarde, vai te tirar a motivação para estudar. Essa é uma excelente estratégia de motivação de alunos online.

4.      Crie objetivos a longo prazo, estabeleça metas de vida

A motivação de alunos online pode ir além do que está no computador ou na agenda. Planeje seu futuro, considere que o que você está fazendo hoje terá efeitos futuramente e te possibilitará um emprego melhor, mais conhecimento, melhores viagens (para aqueles que optam por cursos de idioma online), estabilidade financeira etc. Seus objetivos podem ser qualquer coisa, desde que te mantenham motivado.

5.      Prepare um ambiente adequado de estudo, sem distrações

Não é por estar estudando online que qualquer lugar está ótimo para se concentrar. É preciso escolher um ambiente calmo, longe de barulho e que você se sinta confortável. Mantenha uma distância da tela do computador ou de qualquer aparelho que esteja usando para não cansar mais rápido sua visão e assim ser mais produtivo. Também tenha certeza de que não terá distrações como pessoas conversando, celular, redes sociais, televisão etc. É difícil manter a motivação de alunos online quando seu programa de TV favorito começa.

6.      Cuide do corpo e da mente

Se alimente de forma saudável e tire um tempo para se exercitar. Cuidar do corpo mostrou-se eficaz como motivação de alunos online. Pesquisa feita na Califórnia (EUA), indica que pessoas adultas que fazem caminhada, pelo menos três vezes na semana, melhoram em até 15% a concentração. O que acharam dessas dicas de motivação de alunos online? Você segue alguma delas? Deixe seu comentário a respeito.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

3 erros ao estudar em EaD que os alunos cometem

3 erros ao estudar em EaD que os alunos cometem

Moodle [plataforma ead] - 07/11/2017

6 benefícios de e-learning para empresas

6 benefícios de e-learning para empresas

Webmarketing para Cursos - 03/01/2019