Educação a distância cresce no Brasil

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 13/06/2020 - 00:06:47 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Educação a distância cresce no Brasil

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

A educação a distância ganhou mais visibilidade nesse momento de pandemia.

Essa metodologia já vem apresentando indicadores de crescimento no país, exigindo assim maior atenção quanto aos investimentos públicos e privados para que seja adotada sem problemas.

Neste artigo, vamos apresentar um panorama de como a educação a distância cresce no Brasil.

O crescimento de EAD no país

Vários indicadores apontam que a educação a distância cresce no Brasil, e isso está relacionado a fatores como custos envolvidos tanto das instituições de ensino como dos estudantes e das mudanças em legislação.

Os últimos dados a respeito da quantidade de cursos EAD, de 2018, apontam um crescimento de 50% em relação a 2017.

As vagas disponibilizadas somam um total de 7,1 milhões em mais de 3 mil cursos disponibilizados nesse tipo de ensino. Esse aumento tem muito a ver com o crescimento de uso da internet e acesso a dispositivos móveis que facilitam o acesso a cursos a distância.

As mudanças que estão provocando o aumento de EAD

Além de maior procura devido a acesso à internet, a educação a distância cresce no Brasil devido a um conjunto de fatores como alterações da legislação de ensino e aspectos de comportamento da população, bem como condições excepcionais, como o surgimento da pandemia, nos últimos meses.

O ensino a distância é regulamentado pelo Ministério da Educação, e a secretaria de educação a distância elabora projetos de melhoria com base em avanços possibilitados pela TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação.

A partir de 2017, com a implementação do Marco Regulatório da Educação a Distância, foi possível flexibilizar a educação presencial, permitindo sua expansão, por ampliar a possibilidade desse tipo de metodologia de ensino a todas as instituições, independente de seu porte, facilitando o acesso a autorizações de funcionamento e melhorando os controles de acompanhamento da qualidade do ensino.

Outro fator que possibilitou o incremento de EAD está relacionado aos custos de matrícula e mensalidades, que têm impacto direto na realidade dos estudantes.

Mudança de paradigma

O uso da tecnologia contribuiu para a afirmativa de que a educação a distância cresce no Brasil.

O avanço de recursos tecnológicos e seu acesso pela população auxiliou na escolha dos estudantes. Além disso, a busca por maior segurança e otimização de tempo favoreceu o crescimento exponencial do ensino a distância.

Desafios a superar

É necessário investir na melhoria das condições de plataformas nas escolas e aumento da velocidade de transmissão de dados, para viabilizar ainda mais o crescimento da EAD no Brasil.

Qualificar os professores nessa modalidade de ensino é outra necessidade.

Limitações importantes a superar

Acesso à internet, restrições de equipamentos como notebooks ou computadores, dificuldades de criar locais específicos de estudo nas casas, são dificuldades que a EAD se depara para ampliar sua atuação.

Mas há ainda aspectos de acessibilidade para parcelas da população que impactam também e dizem respeito à disponibilização de recursos para pessoas com deficiência auditiva e outras limitações.

Essas são restrições que devem sofrer atuação de governos e empresas para disponibilizar a melhoria de acesso a todos.

 

Conclusão sobre educação a distância cresce no Brasil

A tendência mundial é que EAD venha a se tornar um modelo de aprendizado cada vez mais adotado pelos países. Por isso mesmo, a educação a distância cresce no Brasil, mesmo com tantas dificuldades e necessidades de investimentos em infraestrutura e qualificação de pessoal.

Mas para que a EAD seja possível, aproveitando todas os recursos diferenciais que exige, é necessário trabalhar com uma plataforma de qualidade e que possa ser amigável.

Entre as plataformas de ensino utilizadas no planeta, o Moodle é a que detém o maior uso e o Estúdio Site pode lhe ajudar fornecendo essa excelente opção.

Acessando nosso link você obterá mais informações sobre o Moodle. Aproveite e deixe seu comentário sobre este artigo que trata de como a educação a distância cresce no Brasil.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Como Evitar Evasão de Alunos Em Cursos Via web?

Como Evitar Evasão de Alunos Em Cursos Via web?

Moodle [plataforma ead] - 13/09/2017

Quanto custa estudar online?

Quanto custa estudar online?

Moodle [plataforma ead] - 12/09/2017

Qual AVA é melhor para EAD?

Qual AVA é melhor para EAD?

Moodle [plataforma ead] - 11/09/2017