Como EAD pode ajudar na inclusão de estudantes?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 05/11/2018 - 21:11:07 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como EAD pode ajudar na inclusão de estudantes?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

A educação à distância vêm crescendo exponencialmente ao longo dos anos, particularmente após a popularização da internet, e se tornando uma ferramenta fundamental na formação e capacitação de profissionais. E devido a isso, a EaD pode ajudar a inclusão de estudantes.

Por isso, esse é tema do post de hoje, como a EaD pode ajudar a inclusão de estudantes. Então, vamos lá?

A educação à distância possui muitas vantagens em relação à educação presencial como, por exemplo, o aluno poder estudar em qualquer local, ter flexibilidade de horário e acesso em tempo real tanto aos professores quanto aos demais alunos do curso, esses são alguns dos motivos pelos quais a EaD pode ajudar a inclusão de estudantes.

EaD e Inclusão

A educação à distância é capaz de atender um número extremamente superior de alunos quando comparada à educação presencial. E não só isso, praticamente não há fronteiras quando se trata de EaD.

Alunos que moram em localidades de difícil acesso à um grande centro educacional têm a oportunidade de estudar sem a limitação de cobrir grandes distâncias ou dificuldade de transporte. Dessa forma, a EaD pode ajudar a inclusão de estudantes.

Educação Autônoma

A EaD difere bastante da educação presencial, pois uma das suas principais características é a autonomia do aluno. Será ele que vai organizar o seu próprio horário de estudo, o local e a forma de estudar e de realizar as atividades solicitadas pelos professores. Isso desenvolve a independência e a pró-atividade dos estudantes, características primordiais no mercado de trabalho.

EaD e as Tecnologias

O crescente acesso de estudantes à educação à distância só é possível devido ao desenvolvimento e a difusão das tecnologias da informação e comunicação, as chamadas TIC’s.

Claro que já existiam cursos à distância muito antes da internet chegar nas casas do cidadão comum. E esses cursos remontam à década de 1950, utilizando-se dos correios ou da televisão, mas é inegável que é a partir da disseminação da internet que os cursos à distância ganharam destaque.

Inclusão social da Educação à Distância

A EaD permite que todos os alunos tenham igualdade de acesso e permanência. Tanto os alunos que não possuem algum tipo de deficiência como os alunos com deficiência.

A inclusão do aluno com deficiência no sistema educacional é uma das maiores lutas desse grupo. E não só a inclusão como a permanência em igualdade de condições com os demais alunos, e a EaD pode proporcionar essa igualdade.

Atendimento Individualizado

Não é segredo que cada aluno, seja ele uma pessoa com deficiência ou não, tem seu próprio ritmo de aprendizagem e a EaD pode beneficiar cada um, pois ela possui atendimento individualizado que leva em conta o ritmo e as necessidades de cada aluno.

Além disso, o material didático proporciona uma experiência educacional única para cada um, pois podem ser acessados a qualquer momento, vistos e revistos sempre que houver necessidade.

Gostou desse post sobre como a EaD pode ajudar a inclusão de estudantes? Tem algo mais sobre EaD que não colocamos neste post? Comente aí.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.