Como alunos com dificuldade de aprendizagem podem se beneficiar com EAD?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 01/05/2018 - 18:05:16 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como alunos com dificuldade de aprendizagem podem se beneficiar com EAD?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

As dificuldades de aprendizagem de alguns alunos são um grande desafio para a educação, principalmente porque muitos deles precisam do apoio de ferramentas pedagógicas específicas. Essas dificuldades de aprendizagem muitas vezes se relacionam com a forma como o indivíduo processa informações, podendo gerar dificuldades de escrever, ler, organizar informações ou até em realizar cálculos matemáticos.

As dificuldades de aprendizagem mais comuns são a dislexia, disgrafia, déficit de atenção com hiperatividade e autismo. Quando não é feito uso de técnicas pedagógicas adequadas, os alunos que sofrem com esse problema têm o seu desempenho educacional bastante afetado.

Felizmente, a modalidade do ensino a distância tem feito um bom uso das novas tecnologias e dos novos ambientes virtuais de aprendizagem para ajudar a esses alunos que encontram muita dificuldade para acompanharem o ritmo de aprendizagem da modalidade presencial.

Neste post, vamos esclarecer como alunos com dificuldade de aprendizagem podem se beneficiar com EAD e como as ferramentas pedagógicas virtuais conseguem melhorar o desempenho desses estudantes, ajudando-os a finalmente alcançarem os seus objetivos.

Como alunos com dificuldade de aprendizagem podem se beneficiar com EAD: a autonomia dos estudantes

O ensino a distância é um método educacional mediado por tecnologias em que os professores e alunos podem interagir mesmo estando separados. Esse intermédio das tecnologias é capaz de criar novas situações de aprendizagem, gerar um estudo mais flexível e criativo, que oferece mais alternativas à realidade dos estudantes. Essa interatividade acaba gerando uma motivação pelo aprendizado e desenvolve uma autonomia nos estudantes.

Esse sentimento de independência gera uma maior inclusão dos alunos que possuem dificuldade de aprendizagem, e dá a ele uma oportunidade maior desenvolver suas habilidades de ensino. Para eles, a motivação para o aprendizado é fundamental para que seu desempenho educacional seja adequado.

Como alunos com dificuldade de aprendizagem podem se beneficiar com EAD: AVA

Ava é o sistema virtual de aprendizado e que tem a função de simular uma sala de aula. Através desse sistema, os professores conseguem aplicar vários recursos pedagógicos para ajudar os alunos que apresentam alguma dificuldade em aprender. Essa ferramenta é um perfeito exemplo de como alunos com dificuldade de aprendizagem podem se beneficiar com EAD, conseguindo vencer as mais diversas barreiras que impedem as pessoas de terem uma educação de qualidade.

Como alunos com dificuldade de aprendizagem podem se beneficiar com EAD: bibliotecas virtuais

As bibliotecas virtuais presentes nas plataformas de ensino do EAD são mais uma ferramenta de grande ajuda a alunos que possuem dificuldade de aprender, como o déficit de atenção. Através delas, a busca por informações é muito mais rápida e os alunos conseguem ter acesso aos conteúdos com mais facilidade do que teriam em uma biblioteca tradicional.

Como alunos com dificuldade de aprendizagem podem se beneficiar com EAD: flexibilidade de tempo

Quando o assunto é as vantagens que o ensino a distância tem a oferecer aos alunos, a flexibilidade de tempo é um dos pontos principais. Acontece que essa característica do EAD também é uma das maiores aliadas dos alunos com dificuldade de aprendizagem. O ensino a distância é uma modalidade que oferece uma maior flexibilidade de tempo e rotina de estudos, desta forma, os alunos que sofrem de alguma doença que atrasam seu aprendizado, podem realizar as atividades do curso dentro do seu próprio ritmo. No EaD, os alunos não são tão presos a metas de estudos, pois a disponibilidade de tempo para assimilar os conteúdos e fazer os trabalhos do curso é muito maior.

Você ainda tem alguma dúvida sobre como alunos com dificuldade de aprendizagem podem se beneficiar com EAD? Deixe seu comentário.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Qual a principal característica da EAD?

Qual a principal característica da EAD?

Educação a Distância - 25/01/2016

Nove apps para estudar online fácil

Nove apps para estudar online fácil

Moodle [plataforma ead] - 14/02/2018

4 conselhos para criar site de cursos online

4 conselhos para criar site de cursos online

Webmarketing para Cursos - 03/10/2018