A educação está preparada para o novo normal?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 19/08/2020 - 23:08:02 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

A educação está preparada para o novo normal?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Com a pandemia de COVID-19, foi necessária a interrupção das aulas presenciais no Brasil e no mundo.

Esse fato exigiu que as escolas e os estudantes se adaptassem a novos tempos – que não se sabe ainda por quanto tempo durará –, e a grande mudança foi o uso de EAD para evitar que a educação ficasse interrompida.

Mas essa nova experiência exige diversos investimentos e quebras de paradigmas para que possa ter sucesso, podendo ser o início de um novo tempo na educação.

Neste artigo, vamos apresentar informações para auxiliar a avaliar se a educação está preparada para o novo normal.

Adaptação de acesso ao EAD

Pela desigualdade social e restrições de renda da maioria dos brasileiros, o acesso à internet infelizmente, ainda é precário para uma grande parcela da população. Portanto, o que acaba ocorrendo com um pouco mais de frequência é uso de WhatsApp, com acesso via redes WI-FI em pontos públicos e de comércio.

Dessa forma, é fundamental que o desenvolvimento de EAD contemple aulas para esse tipo de acesso, visando permitir que os estudantes com menos condições financeiras não sejam prejudicados e tenham restrições de acesso.

Acesso à internet

Uma das maiores restrições que impactam diretamente na resposta à pergunta a educação está preparada para o novo normal está concentrada na distribuição de acesso de sinal de internet nos lares do País.

A precariedade de acesso é uma realidade, principalmente em locais mais remotos e nas periferias. Esse é um fator que requer investimento dos governos e maior disponibilidade de redes WI-FI gratuitas.

Preparo dos professores e escolas

Um dos fatores que mais impactam na resposta a se educação está preparada para o novo normal, se relaciona à qualificação dos professores.

Esse aspecto envolve tanto uma revisão de qualificação de métodos de ensino e didática como também no domínio de uso da tecnologia.

Além disso, as escolas devem investir em plataformas de desenvolvimento de EAD para viabilizarem os melhores conteúdos e o aproveitamento ideal dos alunos.

Sem o desenvolvimento e domínio desses fatores o ensino a distância não irá prosperar dentro das expectativas que se colocam nessa metodologia online.

Adaptação de métodos pedagógicos

As escolas estão tendo que revisar seus currículos escolares com vistas a manter apenas os aspectos essenciais de ensino.

As escolas estão direcionando seus esforços em desenvolver competências e as habilidades dos estudantes.

Porém, essa é uma atitude para poder manter o ensino durante a pandemia; posteriormente, é preciso revisar as grades curriculares e manter uma padronização para melhorar a qualidade de ensino de forma mais igualitária entre escolas públicas e privadas.

Ajuste da legislação

É necessário que o Ministério da Educação atue para viabilizar o EAD para todos os níveis, deixando que as escolas e os estudantes exerçam o direito de escolha no tipo de aprendizado que desejam, se presencial ou online.

A legislação em vigor mantém a possibilidade de EAD apenas para cursos livres e ensino superior, de determinadas carreiras.

Com a pandemia foi necessário autorizar o ensino remoto, que é uma forma adaptativa do EAD.

 

Conclusão: educação está preparada para o novo normal?

Existem vários desafios a enfrentar para que se possa considerar que a educação está preparada para o novo normal e que devem ser enfrentados por toda a sociedade.

Dessa forma, a educação está preparada para o novo normal somente se muitas ações forem adotadas para minimizar a desigualdade de acesso e no investimento de formação de professores e de condições de operação das escolas.

Mas para que o EAD possa ser aplicado, é necessário o uso de uma plataforma de qualidade. Para isso, o Estúdio Site disponibiliza o Moodle, que é uma excelente plataforma de ensino online. Você pode conhecer mais sobre o Moodle. Dê sua opinião sobre este artigo com detalhes sobre educação está preparada para o novo normal?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.