Periferias e EAD: como conciliar o acesso remoto à educação com pobreza?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 21/05/2020 - 02:05:32 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Periferias e EAD: como conciliar o acesso remoto à educação com pobreza?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

O ensino online passou a ser uma excelente forma de transmitir o conhecimento aos alunos em períodos de afastamento social e que pode ser adotado em todas as ocasiões.

Mesmo com as dificuldades econômicas das famílias brasileiras, é possível buscar as melhores alternativas de ensino a distância usando recursos de comunicação.

Vamos abordar aqui aspectos que impactam nas relações entre Periferias e EAD e as mudanças necessárias para que o ensino online possa ser o mais produtivo possível e se torne uma excelente alternativa de educação no Brasil.

Um quadro de bastante preocupação e necessidade de mudança

O aproveitamento do impacto de aprendizado das Periferias e EAD é relacionado diretamente às condições de vida das populações.

Sob esse aspecto, as periferias das cidades apresentam carências que estão relacionadas ao acesso à internet de qualidade e universal, assim como as condições habitacionais das famílias que, em sua maioria, não possuem espaços que possam ser disponibilizados ao estudo de qualidade e de estrutura de comunicação e meios de recebimento de transmissões mínimos.

Nesse sentido é importante adotar medidas para superar essas dificuldades e propiciar um ensino de melhor qualidade com acesso mais garantido a todos.

Preparação do corpo docente

O sucesso da relação entre Periferias e EAD tem um grande desafio que passa pela preparação dos professores para uma mudança de atuação e postura quanto ao preparo das aulas, acompanhamento e apoio dos alunos.

Elaborar conteúdos mais estruturados irá requerer uma dedicação maior e tempo para o preparo das aulas.

Preparação dos alunos

Os alunos e famílias devem ser preparados e treinados para que possam estabelecer limites e orientação de como agir para seus estudos, dentro das limitações físicas existentes.

Mudar o perfil de acompanhamento do ensino com mais autonomia aos alunos é determinante para obter sucesso com essa metodologia de ensino.

Impulsionar a aproximação professor e aluno

Certo que o afastamento social impede o contato físico, a comunicação pode ser viabilizada com o uso de celulares por meio de mensagens em recursos de comunicação gratuita.

Porém, para os casos de alunos sem quaisquer recursos desse tipo, podem ser agendados horários predefinidos e individuais, por meio de cronogramas de comparecimento às escolas para esclarecimentos das matérias – observando-se as questões específicas relacionadas a isolamento social.

Além disso, é possível manter um padrão de mensagens dos professores aos alunos por meio de métodos de comunicação das aulas.

Orientação às famílias

As famílias devem ser orientadas para entenderem a importância de contribuir com condições de estabelecer um planejamento de horários e condições de viabilizar o estudo dos alunos.

Transmissão de conhecimento

Usar a televisão com o objetivo de transmitir o conhecimento é um recurso que atinge a maioria das famílias e que pode ser usado com bastante eficiência e com horários de transmissão e repetição das matérias para esclarecer e consolidar os estudos.

 

Conclusão sobre periferias e EAD

As Periferias e EAD podem ter uma melhor relação se as metodologias de ensino forem adaptadas às realidades de cada grupo de alunos e assim permitir que se direcione aulas conforme as limitações de acesso e condições de estudo desses grupos.

Importante destacar que para o uso de ensino a distância o uso da internet é a maneira de acesso e de fornecimento do conhecimento que melhor atende a esse objetivo, porém existem alternativas para adaptar as aulas à realidade do lar de cada criança e adolescente.

Para o ensino online, é fundamental contar com uma plataforma de qualidade, que permita os melhores recursos didáticos e de aprendizado.

Para conseguir uma solução de ensino online, o Estúdio Site disponibiliza a plataforma mais usada para ensino online do planeta, que permite um ensino de qualidade.

Acessando nosso endereço eletrônico você poderá compreender com mais detalhes os diferenciais disponíveis do Moodle. Deixe seu comentário sobre este artigo sobre periferias e EAD para que possamos melhorar sempre nosso conteúdo.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.