7 benefícios de estudar online

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 22/11/2017 - 10:11:51 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

7 benefícios de estudar online

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Quando se trata de informação, a Internet é a ferramenta mais utilizada pelas pessoas atualmente. Com nossos smartphones e outros gadgets, estamos sempre conectados, seja através das redes sociais, sites de notícias, assistindo a vídeos, ouvindo música etc. As possibilidades são amplas. Neste artigo, vamos falar sobre os 7 benefícios de estudar online.

O ensino a distância como referência nos estudos online

Esse ambiente virtual, inclusive, pode ser muito bem aproveitado nos estudos. Segundo Censo EAD, feito em 2014, estimou-se que pelo menos 56% das instituições de ensino implementariam o ensino à distância. O Ensino à Distância (EAD) é uma forma de estudo em que as pessoas utilizam sistemas próprios online para se qualificar e os diplomas ali concedidos equivalem a um curso presencial. Não apenas em nível de graduação, ou pós, mas um curso específico, como de inglês, por exemplo, ou de preparação para o vestibular.  Todos podem ser conquistados no conforto de sua casa e nem sempre possuem um diploma como foco, mas uma aprovação, ou satisfação pessoal em aprender algo mais.

Benefícios de se estudar online

Mas e os benefícios de estudar online? Bom, dentre inúmeras vantagens, destacam-se:

1.      Economia

Em tempos de crise econômica as pessoas têm optado pelo estudo online pelo custo-benefício. Alguns casos, sem precisar pagar por nada, basta o acesso à internet. Hoje existem sites para resolução de questões dos mais variados temas: vestibulares, concursos públicos, ou apenas para teste de conhecimento. Além das plataformas gratuitas, há ainda aquelas com pequenas taxas, ou valores menores do que seria se fosse pago a uma escola física;

2.      Flexibilidade de horário

Estudando online e em casa, você pode dormir até um pouco mais tarde e fazer seus próprios horários de acordo com o que seu corpo está acostumado. Se você é mais produtivo logo de manhã, estude de manhã, ou se sua produtividade é maior à noite, opte por esse período do dia. E ainda você pode pausar quando quiser para descansar, e voltar quando estiver pronto sem precisar andar muitos metros;

3.      Praticidade

Além de poder montar seus horários, ferramentas como o Google e o YouTube, podem ser úteis para solucionar dúvidas que surjam enquanto você estuda. E por ser online, está a menos de um clique de distância, portanto é um importante benefício de estudar online.

4.      Videoaulas gratuitas

Relacionado ao tópico anterior, o YouTube possui uma vasta lista de canais feitos por profissionais, inclusive, com conteúdo gratuito, de videoaulas completas e com linguagem acessível e compreensível. O Guia do Estudante fez uma seleção de alguns desses canais e você pode conferir aqui. Na lista estão alguns como: Descomplica, Me Salva!, Oficina do Estudante, entre outros.

5.      Estudar em casa ou onde quiser

O acesso a computadores e smartphones aumentou consideravelmente nos últimos anos e, por isso, é possível não só estudar no conforto de nossa casa, como enquanto esperamos o ônibus, metrô, em uma fila ou sala de espera, trata-se de um importante benefício de estudar online.

6.      Facilidade no aprendizado

Para quem tem dificuldade em encarar o sistema clássico de ensino, com professor na frente da sala de aula, ou o simples fato de abrir um livro e lê-lo incansavelmente até terminá-lo, às vezes, sem compreender o que foi exposto, estudar online pode ser uma saída. A dinâmica online é diferenciada pois envolve textos curtos, linguagem simples, acesso rápido às definições e traduções, e assim as pessoas assimilam informações facilmente e em menos tempo.

7.      Liberdade

Quase como a junção de todos esses benefícios, a liberdade de poder administrar seus estudos da forma que quiser, sem ser pressionado e refazendo as questões sempre que surgir a dúvida não tem preço. Observando todos esses benefícios de estudar online, nota-se que, contando com uma conexão à internet e disposição para começar, vale a pena iniciar um novo estudo, não acha? E você? Costuma realizar estudos através da internet? Que outros benefícios de estudar online você percebe? Deixe sua opinião abaixo, nos comentários, e bons estudos!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.