Como os games podem ajudar no aprendizado?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 24/02/2016 - 09:02:03 | Categoria: Sem Categoria

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como os games podem ajudar no aprendizado?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Muita gente associa jogos eletrônicos à diversão, um entretenimento que não leva ninguém a lugar nenhum. Porém, provavelmente quem pensa assim nunca jogou ou nunca parou para pensar o quanto aprendeu ou pode aprender com determinado jogo. Os games tem evoluído constantemente e, com eles, os jogadores.Veja algumas habilidades que podem ser desenvolvidas junto aos games, preste atenção e aprenda a passar para a próxima fase do jogo chamado aprendizado.

Aprender uma nova língua

Como a maior parte dos jogos desenvolvidos para consoles ou computador é em inglês, há a possibilidade do jogador aumentar significativamente seu vocabulário e repertório estrangeiro. Mais atenção e melhores reflexos Os jogos em geral (principalmente de ação) exigem atenção redobrada para que o jogador se mantenha na fase, com isso, o cérebro desenvolve uma maior capacidade de concentração que permanece além dos jogos. Além disso, a velocidade que a pessoa cria para responder aos estímulos visuais também aumenta consideravelmente; o reflexo é desenvolvido junto à coordenação motora.

Aprender sempre

Quando estamos jogando, tentamos nos aperfeiçoar cada vez mais para passar de fase ou até mesmo vencer um oponente. Dessa maneira, a cada desafio que o jogador se deparar na vida real, fará com que ele tente até perceber como alcanças seus objetivos.

Lidar com perdas e ganhos

Quase em todos os jogos você possui mais de uma vida, assim, pode começar de onde parou, ou pelo menos na mesma fase, sem desistir. Graças aos games, muita gente aprende a lidar com as frustrações. Afinal, nem sempre é possível ganhar e, se perder, é só começar de novo.

Socialiação

A grande maioria dos jogos, hoje em dia, possui uma área para os jogadores se comunicarem entre si, o que permite cultivar amizades em qualquer lugar do mundo, quebrando o tabu que trata os jogadores como seres isolados.

Conhecimentos Gerais

Jogos de estratégia e versões de RPG costumam retratar épocas antigas, como idade média por exemplo. A vantagem disso é o aprendizado sobre a época em questão e a reflexão do jogador sobre as questões desenvolvidas no percurso selecionado.

Capacidade de tomar decisões

Como a atenção e os reflexos aumentam, também a capacidade de tomar decisões rápidas se desenvolve, sendo um ponto excelente para qualquer pessoa que alcançou a fase adulta.

Raciocínio lógico

Nos jogos de estratégia, o jogador precisa de um raciocínio lógico bem desenvolvido para alcançar os objetivos gerados pelo jogo. Quanto mais jogos de estratégia a pessoa jogar mais desenvolve este tipo de raciocínio, que se torna muito útil no mercado de trabalho e em cargos de direção. Esses são alguns dos benefícios que contribuem com o aprendizado do jogador. Quanto mais você jogar, mais desenvolverá estas habilidades. Lembre-se, porém, que é preciso tomar cuidado para não deixar de lado os estudos e as atividades externas, afinal, essas habilidades são úteis quando unidas às matérias e teorias ensinadas. E você? O que já aprendeu com os games? Compartilhe com a gente nos comentários.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Qual a importância da EAD atualmente?

Qual a importância da EAD atualmente?

Educação a Distância - 01/05/2018

3 Conselhos de Como Criar Portal de Ensino Online

3 Conselhos de Como Criar Portal de Ensino Online

Moodle [plataforma ead] - 01/03/2018

Como criar um curso para vender online

Como criar um curso para vender online

Moodle [plataforma ead] - 24/01/2018