4 pontos para descobrir se seu curso online é realmente bom

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 03/11/2017 - 10:11:50 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

4 pontos para descobrir se seu curso online é realmente bom

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Você sabe quais são os pontos para descobrir se seu curso online é realmente bom? Essa é uma pergunta que deve ser feita e respondida pelos empreendedores da área de educação, para não serem pegos de surpresa com uma evasão de alunos, migrando para a concorrência e lhe pegando de surpresa, isto é o que se tem de evitar. Nessa área, gestores devem sempre buscar ter um curso online atrativo e que efetue não só a captação de alunos, mas principalmente sua retenção. Acompanhar permanentemente a satisfação e sugestões dos alunos é importante e decisivo para que seu curso tenha sucesso. Neste artigo, vamos indicar 4 pontos para descobrir se seu curso online é realmente bom e, dessa forma, mantenha o interesse e a divulgação por parte dos alunos.

Seu aluno interage de forma adequada com o conteúdo e seu curso online?

Para uma avaliação quanto a se um curso online é realmente bom é necessário avaliar se esse curso está conseguindo fazer com que os alunos tenham uma interação com seus conteúdos. Caso contrário, somente assistirem às aulas. Até porque, caso não participem ocorrerá um desinteresse sobre o conteúdo e um desestímulo a conseguir uma adesão maior a novos cursos. Importante frisar que a interação aluno / curso / aluno, também é decisiva como diferencial de qualidade, pois assim os alunos estarão se sentindo parte do curso não só como ouvintes, mas como peças essenciais às melhorias e mudanças que possam ocorrer. Da parte do curso, esse é um instrumento bastante significativo para identificar um feedback sobre a qualidade do curso e efetuar ajustes quando necessário.

As aulas procuram temas do cotidiano para ilustrarem seus exemplos?

Se um curso online é realmente bom, deve estar conectado à realidade da sociedade e suas demandas e, neste ponto, apresentar durante as aulas exemplos concretos do cotidiano e daquilo que realmente faça com que os alunos se interessem mais é um fator diferencial. Toda essa estratégia de apresentação permite ao aluno um melhor entendimento e aplicação prática daquilo que está sendo passado em um curso online. O envolvimento e participação será muito maior, assim como o aproveitamento também e o saber se consolidará de uma forma mais efetiva.

Tarefas propostas devem ser desafiadores e que exijam pesquisa e conclusões sobre o tema

Para saber se um curso online é realmente bom não basta passar o conhecimento e cobrar tarefas e atividades que não sejam desafiadoras e façam os alunos refletirem sobre os temas e contribuírem com suas conclusões. Muito rápido e fácil copiar e colar assuntos da rede mundial de computadores e isso não desafia os alunos a seu crescimento e fortalecimento de seu saber. Desafiar e propor tarefas que exijam o conhecimento amplo do assunto vá proporcionar o preparo dos alunos para enfrentar as exigências competitivas do mercado profissional e como cidadãos atuantes. Tais fatores são um diferencial quanto a avaliação da qualidade de seu curso online.

Seu curso esta propondo a integração de conhecimento entre seus alunos?

Você precisa saber que, para avaliar se um curso online é realmente bom,  deve focar no aprendizado coletivo, com uma interação dos alunos entre si, efetuando discussões e participando de grupos que permitam ampliar suas visões individuais e exercitar uma forma democrática de discussões. Este recurso traz uma melhoria para o grupo e permite que aqueles alunos com mais dificuldades possam conseguir a melhoria de seus rendimentos, fazendo com que todos ganhem e seu curso possa ser um diferencial de mercado.

Considerações finais sobre curso online é realmente bom

Se um curso online é realmente bom vai depender da aproximação dos responsáveis com os alunos e tutores, para identificar as necessidades de melhorias e ajustes necessários. Faça uma avaliação efetiva tendo como base a visão do aluno sobre seu curso e verifique se você estaria satisfeito com o que irá identificar. Muitas vezes, se passar pelo cliente é fundamental para ter a visão real do que esta oferecendo e refletir se algo deve ser melhorado. Gostou do artigo curso online é realmente bom? Deixe seu comentário a seguir!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Riscos de estudar online

Riscos de estudar online

Moodle [plataforma ead] - 25/12/2017

Qual a melhor dinâmica para webinários?

Qual a melhor dinâmica para webinários?

Educação a Distância - 04/07/2016

Por que Moodle é uma plataforma de código aberto?

Por que Moodle é uma plataforma de código aberto?

Moodle [plataforma ead] - 11/09/2015