6 razões da importância do marketing digital para startups

09/05/2016 15:05:18

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Ao criar uma startup, é comum que muito empreendedores se questionem se é mesmo necessário ter uma área de marketing digital. A dúvida é ainda maior quando essas startups estão falando diretamente com o público online, ou quando acreditam falar com eles. A seguir vamos listar uma série de razões que farão com que você entenda a importância desse tipo de marketing para o seu negócio e porque você deve investir nele.

Relacionamento direto com o público

Diferente do marketing convencional, o marketing digital tem como proposta criar um diálogo bilateral com a sua audiência, sendo que boas práticas de MK digital estão diretamente ligadas a tudo aquilo que o cliente tem a lhe oferecer. É também o bom relacionamento com seu público que fará do seu produto ou serviço um sucesso. Empresas que não sabem se comunicar com o cliente falham ao acreditar que sabem tudo o que eles precisam. Quem se comunica tem esse respaldo.

Resultados mensuráveis

Outra grande diferença do marketing digital em relação ao tradicional está na medição de resultados. Todas as ações feitas em meio online são passíveis de serem medidas, o que mostra se você está andando em direção ao sucesso ou se precisa mudar de estratégia para conseguir vencer. Isso ainda permite que você altere sua ação independe de sua fase, diferente de peças que já são enviadas para a mídia tradicional, como jornais, revistas e televisão.

Retorno imediato

Essa é uma das melhores razões quando falamos de marketing digital e startups. Isso porque, como empreendedor, você sabe que seu produto/serviço pode encontrar alguns obstáculos. Ao investir nesse tipo de marketing você consegue um retorno em tempo real, o que permite que os ajustes sejam feitos mais rapidamente e que você não perca muito dinheiro investindo em algo que pode não dar certo.

Segmentação por consumo

O marketing digital permite que você vá mais além da tradicional segmentação do mercado. Ele permite que você configure campanhas específicas para nichos determinados de mercado, como hispters, geeks, blogueiros, entre outros. Dessa maneira, você consegue adequar o conteúdo e as ações de sua startup para quem realmente interessa, sem precisar ampliar muito a comunicação e atingir apenas uma parcela dessa audiência.

Crossmedia

A palavra ainda é nova, mas já vem chamando a atenção por sua eficiência. Startups que investem em conteúdos diversos para diferentes plataformas conseguem crescer de forma mais rápida e ordenada e tem mais relevância no mercado. No entanto, a integração desses conteúdos é capaz de acelerar o processo de crescimento e permitir que você também consiga investir melhor no marketing.

Custo/benefício

Startups nem sempre são empresas que possuem milhares de dólares para investir em marketing tradicional. Por isso, o marketing digital chega com um custo/benefício imenso, principalmente para quem está começando. Você pode estabelecer estratégias arrojadas, conservadoras ou até mesmo inovadoras, o marketing digital lhe oferece essas possibilidades sem cobrar a mais por isso. Isso permite que você faça os investimentos nas áreas certas e consiga melhorar o seu produto ou até mesmo convencer os investidores na hora do pitch.

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