Email Marketing como Fazer para Obter Sucesso em 2021

23/04/2021 12:04:37

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Você sabia que existem 3x mais contas de e-mail do que contas no facebook e Twitter juntas? Ou que você tem 6x mais probabilidade de receber um clique no e-mail do que no Twitter?

Como um profissional de marketing experiente, você provavelmente já viu os relatórios que mostram que o e-mail tem o maior ROI de qualquer canal de marketing disponível.

Se você está buscando ferramenta de email marketing gratuita, eu preparei outro artigo sobre isso, confere aqui.

Pode ser tentador simplesmente se inscrever em uma ferramenta de marketing por e-mail como o Mail Chimp e começar a enviar sua primeira campanha.

Mas antes de pular de cabeça, vale a pena parar um minuto para pensar sobre seus objetivos e o que você realmente deseja alcançar com o e-mail, pois isso ditará o tipo de campanha que você enviará, quem você segmenta, o conteúdo que você incluiu e como você medirá o sucesso.

O e-mail deve ser um componente importante de todo plano de marketing digital devido à sua eficácia em gerar conversões e construir fidelidade à marca.

A chave para estabelecer as metas corretas para sua iniciativa de marketing por email é alinhá-las com as metas e KPIs mais amplas de marketing de sua empresa. O objetivo é gerar novas inscrições para o seu produto? Novos leads para sua equipe de vendas? Mais participantes para o seu evento? Mais doações para sua causa ?

O marketing por e-mail é o canal mais poderoso para atingir seu público e pode ser usado para atingir diversos objetivos diferentes. Portanto, vale a pena passar algum tempo pensando no que você deseja alcançar antes de começar.

Para ajudá-lo a identificar quais devem ser seus objetivos, aqui estão alguns exemplos de como usam o marketing por email:

BuzzFeed - O popular site de notícias e entretenimento obtém receita com a venda de anúncios em seu site, portanto, o principal objetivo de sua equipe de marketing é gerar mais tráfego. Com isso em mente, o BuzzFeed envia boletins informativos regulares por e-mail contendo links para histórias em seu site com o objetivo de aumentar o número de visitas que recebem a cada mês e aumentar a quantidade de receita que geram.

UNICEF  - A organização de caridade global fornece ajuda humanitária e assistência a mães e crianças em países em desenvolvimento em todo o mundo. O sucesso de sua equipe de marketing digital são as doações, então eles usam o e-mail marketing para entrar em contato com sua base de doadores, educá-los sobre os projetos de ajuda que o UNICEF está empreendendo e pedir doações.

Soho House - Este prestigioso clube apenas para membros é um ponto de encontro regular para celebridades e magnatas da mídia em todo o mundo. O objetivo de sua equipe de marketing é manter sua base de associados engajada no clube e usando as instalações regularmente, para que eles usem o marketing por e-mail para manter seus associados atualizados sobre eventos e funções de que podem comparecer.

Como você pode ver nesses exemplos, planejar o que deseja alcançar com o e-mail antes de começar a enviar torna muito mais fácil identificar o que enviar e para quem enviar, e ajuda a criar campanhas de e-mail focadas e de alto desempenho que alcançarão seus objetivos de marketing.

Importar uma lista de contatos conhecidos

Se você planeja usar o e-mail para manter contato com os clientes existentes, sua lista de e-mail pode ser construída em grande parte importando os detalhes dos clientes existentes para a ferramenta de marketing por e-mail escolhida. Antes de importar qualquer contato, certifique-se de ter permissão adequada para enviar e-mail para esses assinantes. 

Construa uma nova lista do zero

Se você planeja usar o e-mail para se comunicar com um público cujo endereço de e-mail você ainda não tem, será necessário começar a capturar endereços de e-mail e construir sua lista do zero. Felizmente para você, há uma fórmula de 2 partes para construir sua lista de e-mail que é seguida por muitos dos mais bem-sucedidos profissionais de marketing por e-mail. A fórmula é:

Um incentivo valioso + oportunidades de inscrição simples = grande lista de e-mail

Embora seja um pouco simplificado, também é apenas lógica. Independentemente de quantas oportunidades de inscrição você apresentar a um visitante, é improvável que ele atue sem um incentivo valioso. E não importa o quão bom seja o seu incentivo, você ainda precisa simplificar para que as pessoas se inscrevam, se quiser que elas entrem na sua lista.

Aqui estão alguns incentivos que você pode usar para atrair pessoas para sua lista de e-mail:

Conteúdo atraente - se você tem um blog ou produz conteúdo em seu site, oferecer o melhor conteúdo para seus assinantes por e-mail é um incentivo poderoso para eles entrarem em sua lista.

Descontos no primeiro pedido - se você vende produtos por meio de uma loja online, oferecer às pessoas um desconto na primeira encomenda se elas se inscreverem em sua lista de e-mail é um incentivo incrível. Não apenas incentiva as pessoas a se inscreverem, mas também incentiva a compra.

Upgrade de frete grátis ou expresso - Oferecer frete grátis ou upgrade na compra de seus clientes é um grande incentivo para entrar na sua lista. Esta oferta não é apenas altamente relevante - especialmente quando oferecida durante o processo de checkout - mas ser capaz de colocar um item desejável em suas mãos mais rapidamente é um poderoso motivador para as pessoas se inscreverem.

Além disso, a outra parte da equação está oferecendo inúmeras e simples oportunidades de assinatura, pois isso facilita a adesão das pessoas. Embora o tipo de formulário de inscrição que você usa dependa do incentivo que você está oferecendo.

Aqui estão algumas idéias:

Barra de Cabeçalho: A barra de cabeçalho fica bem no topo do seu site e contém uma chamada para a ação incentivando as pessoas a participarem, bem como um formulário para inserir seu endereço de e-mail;

Slider: Um controle deslizante é uma pequena caixa que 'desliza' para o canto inferior do seu site e contém uma frase de chamariz incentivando as pessoas a se inscreverem, juntamente com um campo para os visitantes inserirem seus endereços de e-mail.

Topo da barra lateral: Se o seu site usa uma barra lateral, normalmente usada em blogs e segmentos de artigos, este é o lugar ideal para incorporar uma opção para sua lista de assinantes.

Fim da postagem: Quando um visitante lê seu conteúdo até o fim, é justo presumir que gostou da leitura. Então, por que não pedir a eles que se inscrevam para garantir que nunca percam os próximos conteúdos?

Tipos de campanhas

Newsletter

Um boletim informativo por email é uma campanha de email distribuída regularmente que geralmente trata de um tópico principal de interesse.

Se o seu objetivo é manter contato com uma lista de pessoas que você já conhece (ou seja, clientes existentes), um boletim informativo é o tipo de campanha perfeito para enviar. Isso manterá sua empresa e seus produtos na mente e levará as pessoas de volta ao seu site.

Oferta de Marketing

Um e-mail de oferta de marketing é basicamente qualquer campanha enviada com o objetivo de gerar uma resposta direta.

Isso pode assumir várias formas diferentes, incluindo:

Uma campanha exibindo algumas das últimas ações e incentivando as pessoas a comprar

Uma campanha que oferece um desconto ou promoção especial em seus produtos ou serviços

O email da oferta de marketing é eficaz se o seu objetivo com o email for impulsionar as vendas diretamente. Ele apresenta uma oferta de produto ou desconto e inclui uma frase de chamariz direta para que as pessoas cliquem no seu site e façam uma compra.

Anúncio

Uma campanha de anúncio é um e-mail enviado a seus assinantes anunciando um novo produto, recurso ou serviço.

O e-mail de anúncio é perfeito se você deseja manter um público envolvido (ou seja, clientes existentes) atualizado sobre seus produtos ou recursos mais recentes. Embora o compartilhamento de informações seja o objetivo principal, o e-mail pode ter o benefício adicional de levar as pessoas de volta à sua loja ou site, onde podem fazer uma compra.

Convite para Evento

Um e-mail de convite de evento é uma campanha projetada para aumentar a conscientização sobre o seu evento e incentivar as pessoas a participarem.

Como mencionado antes, o tipo de campanha por e-mail que você envia depende inteiramente de seus objetivos com o e-mail. Se você deseja impulsionar as vendas diretas, o envio de ofertas de marketing e campanhas de anúncio irá retornar os melhores resultados, no entanto, se você está simplesmente procurando manter seus clientes atuais atualizados sobre os projetos, produtos ou desenvolvimentos mais recentes em sua empresa, enviando um boletim informativo regular será a melhor maneira de o fazer.

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