Qual a relação entre prática pedagógica e tutor da EaD
10/08/2017 10:08:21Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
A relação entre prática pedagógica e EaD passa pelo desenvolvimento e aprimoramento de novas tecnologias e novos conceitos de transmissão do conhecimento e formas de aprender. Nestes novos tempos de estabelecer uma relação totalmente diferente daqueles modelos tradicionais foi necessária a evolução de conceito de educadores, com saberes e práticas pedagógicas adaptadas a esta nova realidade. Neste artigo, iremos abordar a relação entre prática pedagógica e EaD com a adoção de um novo modelo de orientador, o tutor.
Mudanças na relação entre prática pedagógica e EaD
Para entendermos a relação entre prática pedagógica e EaD, teremos de avaliar que as novas tecnologias afetaram diretamente a atuação que o professor exercia em aulas presenciais e em espaços físicos definidos. Com a adoção de meios digitais e a disponibilidade de acesso a informações e possibilidade de uma forma de adquirir saber e, consequentemente, formas de questionamento muito mais amplas, a figura do professor como autoridade máxima e fonte de saber e consultas passa a ser exercida pelo próprio aluno de forma mais aprofundada. Com esta mudança de perfil, o professor passa a ser um tutor na EaD. A ampliação de possibilidades de pesquisas, de conhecimento e a democratização de discussões da sociedade não poderiam deixar de afetar o ensino tradicional. Desta forma, o papel fundamental do tutor na EaD é de um elemento muito mais próximo aos questionamentos e de provocação de ideias, do que aquele professor que detém o conhecimento repassado aos seus alunos. Questionar passa a ser algo fundamental na relação entre prática pedagógica e EaD.
Diferenças entre o tutor e um professor presencial
A tecnologia influenciou de forma decisiva para uma reavaliação da relação entre prática pedagógica e EaD, e três aspectos importantes tiveram uma influência nesta afirmativa:
- o tempo – impactado diretamente pelo maior acesso dos alunos e a necessidade de atualização constante;
- o acompanhamento – pela possibilidade de atuação imediata sobre as dificuldades e correções de rumo;
- a aferição – com base no desenvolvimento do aluno estabelecer a forma de aferir o conhecimento adquirido no decorrer do estudo e não em provas específicas.
Desta forma, podemos verificar que a maneira como se relacionam o ensino tradicional e a EaD demonstram formas de atuação muito distintas, embora a função principal sempre será a divulgação, formação e consolidação do conhecimento.
Competências do tutor para atingir boa relação entre prática pedagógica e EaD
Além da necessidade de exercer a função pedagógica básica da formação do aluno e práticas de gerenciamento educacional, a relação entre prática pedagógica e EaD, requer maior preparação tecnológica para conviver com as inovações de mercado, a capacidade de domínio sobre um ambiente de troca de conhecimentos em ambientes remotos, exercer a relação social com os alunos de uma forma mais democrática e gerir conflitos eventualmente existentes. O tutor passa a ser um grande gerente do conhecimento e gestão de pessoas.
Considerações finais
Nota-se que a relação entre prática pedagógica e EaD sofreu, assim, mudança substancial e de necessidade de qualificação de mestres e alunos, trazendo ganhos para uma formação mais contemporânea e interessante. Esta nova metodologia provoca interesse de qualificação e melhorias a todos os envolvidos na EaD.
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