5 dicas para lidar com métricas de acompanhamento de cursos online

05/11/2018 20:11:24

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Toda e qualquer empresa precisa lidar com métricas no dia a dia, e com as instituições de ensino à distância isso não é diferente. Mas o que são métricas? E como lidar com métricas de acompanhamento de cursos online? Esse é o tema do post de hoje. Então, vamos lá?

As métricas podem ser um divisor de águas na gestão de um negócio para o bem ou para o mal, pois podem facilitar ou complicar essa gestão. Dito isso, saber lidar com métricas de acompanhamento de cursos online torna-se fundamental para seu sucesso.

Mas, o que é uma métrica?

Métrica é como um indicador em sua forma bruta, como quantidades, por exemplo. No caso de métricas de acompanhamento de cursos online, elas estão ligadas ao comportamento dos alunos no ambiente virtual de aprendizagem, como a quantidade de acessos, quais links ou páginas dentro do ambiente estão sendo mais acessadas e aquelas que não estão tendo acessos.

Por isso, reunimos aqui algumas dicas para lidar com métricas de acompanhamento de cursos online, tanto para o lançamento do seu produto quanto para alavancar o crescimento dele.

Cinco dicas para lidar com métricas de acompanhamento de cursos online

1. Analise o contexto

As métricas, como são números brutos, podem camuflar a realidade, por isso, você precisa analisar todo o contexto por trás dos números que estiver vendo.

Por exemplo, você está tendo números muito bons de acesso em um determinado curso, mas isso, por si só, pode não ser o suficiente. Pois, após o fim desse curso os alunos se voltam para outro produto da sua plataforma. Ou seja, não houve métodos para atrair o público novamente.

2. Pense em cada etapa

Não adianta querer estabelecer uma estratégia geral para todo o processo do seu curso ou mesmo para todos os produtos que você comercializa, pois cada um têm características próprias e, como tal, necessitam de métricas específicas para cada etapa do processo.

3. Deixe a vaidade de lado

Ou seja, jamais se acomode ou se satisfaça apenas com números muito altos, verifique constantemente o que pode ser melhorado no seu produto ou no ambiente, como você pode cativar o seu aluno para que ele também seja uma ferramenta de marketing para o produto com compartilhamentos com os amigos e a interação dentro do ambiente de aprendizagem, por exemplo.

4. De onde vêm a maioria dos acessos

Qual a origem dos seus clientes? Eles estão chegando a você a partir das mídias sociais, de e-mail, links de propagandas ou por alguma outra forma? A partir da análise desses números você vai poder ter uma ideia de onde e como pode aumentar a publicidade, onde pode melhora-la e mesmo onde não investir mais em divulgação.

Analise as taxas de rejeição

Os usuários chegam ao seu produto, mas não se matriculam? Ou se matriculam e abandonam o curso? É preciso entender o porquê. Verificar a usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem é fundamental.

Gostou dessas dicas de métricas de acompanhamento de cursos online? Tem mais alguma dica que você conhece e não citamos aqui? Comente!

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