Quem estuda na modalidade EAD?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 03/07/2020 - 21:07:32 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Quem estuda na modalidade EAD?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Estudar de maneira remota não é uma tarefa fácil, pois exige muita disciplina, concentração, definição de estratégias e bastante esforço, com uma mudança de padrão de aprendizado bem grande em relação ao ensino tradicional, presencial.

Neste artigo, vamos apresentar dados sobre o perfil e os aspectos relacionados a quem estuda na modalidade EAD.

Os dados do EAD no Brasil

Para se entender quem estuda na modalidade EAD, é preciso antes conhecer os dados sobre esse tipo de ensino e sua realidade no Brasil.

Uma das grandes dificuldades na expansão e maior procura pelo EAD no país está relacionada à limitação de infraestrutura e à disponibilização de internet de qualidade e em alta velocidade a todos os cidadãos.

Além desse aspecto, outro fator de impacto que atua diretamente numa menor expansão desse mercado é a baixa renda da maior parte da população, que em muitos casos não possui recursos de equipamentos como computadores e locais em suas residências, que permitam aos alunos realizarem seus estudos.

Porém, mesmo com essas limitações importantes, o EAD está em franco crescimento.

As últimas pesquisas realizadas em 2018, pela Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, indicam que essa metodologia de ensino está em crescimento contínuo, sendo identificado um aumento de 17% em quantidade de alunos matriculados em 2018, em relação ao ano anterior.

Esse levantamento levou em consideração matrículas realizadas em cursos universitários e livres e a maior concentração de inscritos se concentrava na Região Sudeste do Brasil. O total de alunos ao fim de 2018 era de mais de 9,3 milhões de estudantes em todo o país.

Certamente com o surgimento da pandemia de COVID-19 esse número aumentou consideravelmente, com tendência a continuar crescendo.

 

O perfil de quem estuda a modalidade EAD

É muito variado o perfil de quem estuda nesse modelo de EAD e, normalmente, pessoas que tem tempo escasso e/ou problemas com deslocamento e cumprimento de horários rígidos acabam optando por esse modelo de ensino.

Além disso, o aspecto financeiro conta bastante, pois os cursos a distância tem um gasto menor para o estudante.

Outro aspecto que influencia é a possibilidade de frequentar escolas online em localidades que não oferecem os cursos presenciais e assim é possível frequentar de forma remota a instituição que deseja.

Além desses aspectos, os aprendentes de EAD normalmente buscam aperfeiçoar seus conhecimentos e manter uma atualização para fortalecer seus perfis curriculares em linha com as demandas de mercado.

Fatores como disciplina e liberdade de aprendizado são os que contam ainda no perfil de alunos dessa modalidade.

Tipos de cursos com maior interesse

No Brasil, a legislação permite a quem estuda na modalidade EAD apenas os cursos universitários de algumas carreiras e os cursos livres.

No entanto, no transcorrer da pandemia o Ministério da Educação ampliou o ensino remoto a todos os níveis de ensino, o que levou vários estudantes a experimentar essa tecnologia.

 

Conclusão sobre quem estuda na modalidade EAD

Vimos vários dados sobre quem estuda na modalidade EAD, porém existe um aspecto que se relaciona ao acesso de um conteúdo de qualidade e que possa ser facilmente assimilado, despertando o interesse do aluno.

Para que isso possa ser possível, é importante o curso EAD possuir uma base bem elaborada sobre uma plataforma de qualidade e que possua os recursos mais modernos.

Isso é o que o Moodle pode oferecer com a plataforma de ensino online mais utilizada no mundo da educação digital.

Ao acessar esse link, você irá esclarecer todas as suas dúvidas sobre o Moodle e poderá ter certeza de estar fazendo a melhor opção por uma solução de desenvolvimento de EAD mais moderna que existe.

Deixe sua opinião sobre este artigo.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Como a EaD influencia ensino superior brasileiro

Como a EaD influencia ensino superior brasileiro

Moodle [plataforma ead] - 16/08/2017

4 dicas para criar um Screencast EAD

4 dicas para criar um Screencast EAD

Educação a Distância - 29/01/2016