Plataforma Moodle, por que é a melhor opção para EAD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 12/05/2017 - 10:05:54 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Plataforma Moodle, por que é a melhor opção para EAD

O que acha de aprender a transformar seu conhecimento em cursos online e capitalizar sem realizar investimento inicial?

Passo a passo gratuito sobre Cursos Online!

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), nos últimos anos o EaD vem sendo a escolha de um terço de todos os alunos matriculados em instituições de ensino superior. Esse sucesso se dá por conta de facilidades empregadas por ambientes virtuais de ensino, como a Plataforma Moodle, além de redução dos valores das mensalidades, flexibilização nas horas de estudos e menor deslocamento.

A Associação Brasileira de Educação a Distância revelou ainda que até 2016 já são mais de 3 milhões de alunos matriculados nessa modalidade. A maioria das instituições escolhe como plataforma de ensino o Moodle, mas você sabe porque isso acontece? Abaixo listaremos as principais características que fazem da Plataforma Moodle a melhor escolha para se estudar em EaD.

Plataforma Moodle e EaD, uma união estável

A simplicidade da plataforma de ensino faz com que a Plataforma Moodle seja a principal escolha na hora de estudar. Com caminhos intuitivos e dezenas de ferramentas que facilitam a interação entre alunos e professores, a plataforma também ganhou cada vez mais notoriedade por ser um ambiente de fácil intuição.

É possível encontrar uma aba de Glossários, Tarefas, Calendários, planejar como as aulas serão dadas, recolher e entregas materiais e notas e permitir que você conheça mais e converse com os tutores e outros alunos que participam da mesma matéria que você.

Segurança e Gratuidade da Plataforma Moodle

Outra grande vantagem na hora de escolher o Moodle como sua plataforma de EaD está na segurança. Alunos e professores podem editar seus dados e todo o conteúdo ali compartilhado pode ser liberado aos usuários ou restrito apenas as pessoas que fazem parte do curso. As opções de segurança tornam esse ambiente uma ótima escolha não apenas para os alunos, mas também para as instituições de ensino.

Além disso, Moodle é completamente gratuito, o que faz com que as instituições de ensino não precisem repassar aos alunos custos adicionais para manter o Moodle no ar e inserir melhorias no sistema de ensino. Isso permite que um número maior de pessoas possa aproveitar da possibilidade de melhorar sua carreira e conquistar novos e melhores postos de trabalho.

A filosofia educacional da Plataforma Moodle

O Moodle possui o que chamamos de filosofia educacional construcionista, ou seja, os alunos conseguem construir suas habilidades, conhecimentos e senso crítico são construídos por meio de livros, aulas expositivas e interações que permitem que cada um pense melhor no que vê e em como aquilo causa impacto em sua profissão, área de atuação ou até mesmo na sociedade.

Essa filosofia torna possível que os cursos criados e ministrados dentro da plataforma tenham o estudante como peça central de todo o estudo, fazendo assim com que o professor identifique as habilidades de cada um e os ajude a crescer e ampliar seus conhecimentos, muito parecido com o que acontece dentro das salas de aula físicas em todo o País.

É possível compartilhar links, vídeos, e-books, criar wikis, realizar diários, fóruns e até mesmo chats para aperfeiçoar ainda mais o modo como aluno/professor podem encontrar uma nova maneira de educar e receber a educação. Tudo isso faz com que o ambiente colaborativo do Moodle seja uma das plataformas mais procuradas pelo EaD na hora de oferecer o melhor aos seus alunos.

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Como seu negócio pode crescer com e-learning

Como seu negócio pode crescer com e-learning

Webmarketing para Cursos - 18/11/2018

Conheça 4 artigos da LDB sobre EaD

Conheça 4 artigos da LDB sobre EaD

Moodle [plataforma ead] - 14/08/2017