5 Desafios de um curso EAD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 25/10/2017 - 10:10:14 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

5 Desafios de um curso EAD

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

De acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distancia (ABED), hoje são 339 instituições de Ensino Superior que oferecem cursos à distância e são 7.463 pólos que dão apoio presencial, tanto nas capitais quanto nos interiores do Brasil. O total é de 4.771 cursos regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC). Apesar do aumento observado pelo censo ABED de 2015, o curso EAD ainda se depara com algumas dificuldades. Por esse motivo, serão apresentados 5 desafios enfrentados no curso EAD. Confira.

AS DIFICULDADES DO CURSO EAD

  1. FALTA DE ESFORÇO POR PARTE DOS ESTUDANTES

Muitos alunos optam por um curso EAD por pensarem que será mais fácil, mas acabam sendo indisciplinados e não se dedicam de fato aos estudos. Segundo o consultor de ensino a distância João Vianney, para uma matéria da Educação UOL, existe no pensamento do aluno que é possível aprender sem esforço no curso EAD, quando na verdade, será necessário dedicar de 12 a 15 horas de estudo semanais para ter algum aprendizado. Por isso, essa ideia de que o curso EAD é menos exigente que um curso presencial deve ser extinta. Para que o estudante obtenha êxito nessa modalidade, ele deve se dedicar e se disciplinar para estudar.

  1. ADAPTAÇÃO AO CURSO EAD

Esse é um grande desafio para um curso EAD. Muitos estudantes não refletem sobre suas próprias limitações. Isso significa que, às vezes, eles não possuem o perfil necessário para se manter em um curso EAD. Eles não se adaptam a modalidade, pois não conseguem administrar o tempo e nem manter o mesmo empenho que teriam em uma sala de aula, por exemplo.

  1. CONCILIAR TRABALHO E ESTUDO

Como um Curso EAD é tão puxado quanto o presencial, os estudantes não conseguem suprir as demandas de atividades. A maioria têm uma rotina corrida e o curso EAD, que deveria ser a resposta para o dilema “trabalhar ou estudar eis a questão”, nem sempre o é. Para evitar frustrações, o estudante deve estar ciente de que um curso EAD exigirá dele determinadas horas de estudo em sua rotina.

  1. ACOLHIMENTO DOS ALUNOS POR PARTE DA INSTITUIÇÃO DO CURSO EAD

Um dos problemas enfrentados no curso EAD é a forma como ele é conduzido. É necessário que haja acolhimento por parte da instituição e, inclusive, é necessário que haja um suporte aos alunos. Assim, o mesmo se sentirá mais motivado para seguir no curso EAD.

  1. DIDÁTICA UTILIZADA NO CURSO EAD

A didática utilizada por alguns professores de um curso EAD é um desafio também. Muitos estudantes sentem mais dificuldades do que outros e isso é um fator que os levam a desisti do curso EAD. Por isso que o apoio por parte da Instituição é fundamental. Os estudantes precisam de algum feedback dos professores do curso EAD, para superarem suas dificuldades e se sentirem motivados a permanecerem estudando. Dependendo da maneira como é fornecido um atendimento pedagógico ao estudante do curso EAD, os desafios dessa modalidade serão cada vez menores. Porém, tanto a Instituição deve ser atenciosa com os alunos, como os mesmos devem se dedicar e se esforçar em seus estudos.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.