Plataforma EaD, o que é e como criar?

16/11/2021 17:11:40

Youtube Telegram

A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

Quer saber o que é plataforma LMS? Trata-se do Learning Management System (ou sistema de gestão de aprendizagem). Ele é um requisito indispensável para possibilitar a gestão da educação por plataformas digitais. 

Quando falamos sobre educação corporativa, ensino a distância e treinamentos online, precisamos nos familiarizar com alguns conceitos-chave. Eles embasam todo o processo, e o LMS é um deles. 

Se você quer entender melhor o que é plataforma LMS, como funciona e por que ela é uma ferramenta tão importante para a educação online, continue lendo este artigo! 

Falaremos sobre o conceito, as funcionalidades, as principais características de uma plataforma moderna e funcional e alguns exemplos de aplicação. 

Antes de mais nada: o que é plataforma LMS? 

Uma plataforma LMS é um ambiente virtual que possibilita a gestão da aprendizagem online. É exatamente o que diz a sigla em inglês: um Learning Management System, ou sistema de gestão de aprendizagem. 

Em linhas gerais, trata-se de uma plataforma virtual que possibilita a coordenação completa do curso ou treinamento ministrado. Isso acontece desde a gestão de matrículas até a emissão de certificados e acompanhamento de pagamentos, caso estejamos falando de um curso livre para o público externo.

Sabendo o que é plataforma LMS, é possível transpor a rotina educacional inteiramente para o ambiente virtual. 

Seu surgimento data de 1924, quando o professor de Ohio, Sidney Pressey, inventou a chamada “máquina de ensinar''. Em constante evolução ao longo dos anos, a tecnologia representou o início de um grande avanço para o mercado da educação a distância. 

Quais as funções de uma plataforma LMS?

Existem diferentes tipos de plataforma LMS. Elas podem variar de acordo com o formato do curso oferecido e com as necessidades da empresa contratante. Entretanto, independentemente das particularidades de cada sistema, é possível listar algumas das funcionalidades essenciais para o serviço.

Personalização 

Seja qual for o público-alvo do curso ou treinamento oferecido pela plataforma LMS, é importante ter em mente que ele é um produto digital, e, por isso, cumpre funções que vão além do ato de ensinar. 

Quando falamos em um curso corporativo, por exemplo, estamos apostando em um conteúdo que irá educar, mas também sintonizar os colaboradores com os valores e princípios da empresa. 

Por isso, contar com uma plataforma LMS moderna e personalizada é tão importante, e faz com que nós da Estúdio site e LMS Estúdio, busquemos sempre o melhor para vocês. Para reforçar um posicionamento de marca, para falar a língua da organização e para garantir uma identificação maior entre os colaboradores e o conteúdo.

Upload de arquivos em diferentes formatos

Você sabe o quão ultrapassados estão os cursos e treinamentos que se baseiam em longas aulas expositivas e maçantes, não é mesmo? 

Para você ter uma ideia, o último CENSO EAD revelou que as empresas de cursos livres já apostam em diferentes formatos para oferecer conteúdo. As principais alternativas consideradas são: 

  • vídeoaulas;
  • textos digitais; 
  • objetos de aprendizagem digitais; 
  • vídeos (que não sejam aulas);
  • e-books;
  • áudios (podcasts, músicas etc); 
  • simulações online. 

Desenvolver conteúdo multimídia é essencial para garantir o engajamento do público-alvo. Da mesma forma, ter uma plataforma capaz de hospedar esse tipo de conteúdo é imprescindível para o bom desenvolvimento da proposta educacional. 

Interação entre tutores e alunos 

Sabemos que um dos principais objetivos da plataforma LMS é viabilizar um ambiente de aprendizagem completamente virtual. Mas sabemos também que a interação entre tutores e alunos é fundamental para garantir a assimilação de conteúdo. Isso ocorre especialmente quando falamos sobre temáticas complexas, como os treinamentos corporativos operacionais. 

Por isso, uma plataforma LMS moderna dispõe de ferramentas para facilitar o contato entre a figura do educador e os alunos. Pode ser um chat, um fórum, um canal de mensagens diretas e por aí vai. O importante é garantir que haja canais abertos para tirar dúvidas e trocar aprendizados e experiências. 

Avaliação e Parametrização de engajamento 

Um dos grandes desafios das empresas que ministram treinamentos e cursos para seus colaboradores é encontrar uma forma efetiva de mensurar o engajamento e a absorção do conteúdo. 

Sabemos que provas nem sempre são a melhor solução para isso. Entretanto, um bom sistema LMS precisa de ferramentas que auxiliem na mensuração do envolvimento da turma. 

Isso pode ser fornecido por meio de uma avaliação formal ou de relatórios baseados em índices de presença nas aulas ou no tempo de exibição de cada conteúdo na plataforma. 

Plataforma LMS moderna: o que esperar pela frente 

Com a transformação digital, o comportamento do usuário em canais online vai sendo modificado. Da mesma forma, as tecnologias desenvolvidas evoluem para proporcionar uma experiência cada vez melhor a ele. 

Assim como outros produtos digitais, a plataforma LMS também incorpora novas funcionalidades e tecnologias constantemente à sua estrutura. Algumas delas são:

  • Usabilidade e experiência do usuário, proporcionando um ambiente virtual mais fluido e autônomo;
  • Responsividade total, para que a plataforma possa ser acessada de qualquer dispositivo móvel;
  • Armazenamento de dados em nuvem; 
  • Adoção de mecanismos de segurança e proteção de dados; 
  • Integração com softwares de gestão e automação. 

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.