6 dicas como combinar EAD e ensino presencial

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 29/05/2020 - 18:05:00 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

6 dicas como combinar EAD e ensino presencial

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

O ensino a distância vem sendo a grande opção de estudos em um período de necessidade de isolamento social.

Porém, em muitos casos, há a necessidade de se estabelecer um ensino que conjugue a participação on-line e presencial, que nesse momento está comprometida pela impossibilidade de frequentar os locais físicos das instituições. Assim, o EAD fica como única opção de ensino nesse momento.

Neste artigo, vamos apresentar dicas de como combinar EAD e ensino presencial para depois da pandemia.

1. Fornecer dados de presença on-line

Para ter como combinar EAD e ensino presencial, é importante que se utilize todas as ferramentas que uma plataforma disponibiliza quanto ao controle de frequência e participação dos alunos.

Nesse aspecto, a tecnologia permite um controle bem seguro sobre a presença dos alunos e pode ser usada inclusive para avaliar seu desempenho. Esses aspectos permitem maior produtividade quanto à aplicação do ensino presencial.

2. Considerar a carga horária on-line como complementar a presencial

Quando se procura como combinar EAD e ensino presencial, é importante efetuar uma revisão da carga horária presencial necessária para a conclusão do curso.

Certamente, com a nova configuração de relações que surgirá dessa pandemia, as autoridades de educação do País terão de rever as cargas horárias desses modelos e atualizar as necessidades à realidade que se fará presente.

3. Adaptar as escolas a novas necessidades de isolamento nas salas

Adotar redução do número de alunos por sala, além de instituir rodízios presenciais, é uma forma de contribuir para manter um isolamento necessário na contenção da transmissão.

Nesse aspecto, o ensino on-line pode ser um grande instrumento de planejamento da necessidade de ensino presencial, sem impactos de presença física em excesso.

4. Priorizar a parte teórica no ensino on-line

Uma grande reavaliação que deve ser feita é a de verificar por carreira a necessidade real de ensino presencial, como aulas em laboratório ou atividades físicas em sua formação.

Profissionais de áreas administrativas podem ter a maior parte do curso de maneira on-line, desde que a legislação seja ajustada.

Esse processo envolve e contribui para reduzir inclusive a presença física dos alunos nas instalações físicas das instituições, contribuindo para a nova realidade que deve se impor.

5. Ampliar uso de tecnologia no ensino

Uma das maneiras de como combinar EAD e ensino presencial é com o incremento dos recursos digitais oferecidos pela tecnologia e com uma grande variação de elementos de áudio e vídeos que podem fazer a diferença para consolidar o aprendizado de ambos os métodos de ensino.

A tecnologia traz recursos que muitas vezes são impossíveis de apresentar num método tradicional e assim pode auxiliar a despertar maior interesse e participação dos alunos com aumento de seus conhecimentos.

6. Qualificar os professores para uma nova realidade de ensino

A qualificação de alunos e professores é elemento fundamental para uma maior integração entre o ensino presencial e on-line.

Ao passar por quebras de paradigmas e enfrentar novos desafios de educação com o afastamento físico, além de incentivar o domínio dos recursos digitais, traz benefícios a todos, e isso contribui para a elevação do nível educacional no País.

Conclusão de como combinar EAD e ensino presencial

É importante definir como combinar EAD e ensino presencial para após a pandemia e as variáveis que podem interferir nesse novo processo de ensino.

O ensino on-line deve ganhar nova importância e terá de ser desenvolvido com o uso de plataforma com a melhor qualidade possível, a fim de proporcionar o aprendizado que se deseja.

O Estúdio Site fornece a plataforma mais usada no planeta, o Moodle. Acesse nosso endereço eletrônico para poder conhecer melhor seus recursos. Deixe um comentário sobre este artigo em nosso blog, isso é muito importante para sempre melhorarmos nosso conteúdo.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

4 vantagens imperdíveis de estudar por EAD

4 vantagens imperdíveis de estudar por EAD

Educação a Distância - 10/08/2016

Edtechs e EAD: qual a relação

Edtechs e EAD: qual a relação

Sugestão de Cursos - 13/07/2020

Qual a filosofia educacional do Moodle?

Qual a filosofia educacional do Moodle?

Educação a Distância - 06/10/2016