Entenda por que o EaD equivale ao ensino presencial
09/06/2017 10:06:47Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
Pode não aparentar, mas o ensino da modalidade EaD pode ser equivalente ao ensino presencial tradicional. Ao contrário dos que muitos acreditam, muitas das características sobre o ensino a distância podem cumprir vários dos requisitos que o ensino tradicional presencial tem. Vamos conhecer melhor algumas dessas características? Confira!
1. Os diplomas dos cursos são, em sua maioria, reconhecidos pela MEC
Uma das maiores críticas sobre o ensino do EaD é que muitos acreditam que os cursos oferecidos nessa modalidade sejam de pouca ou de nenhuma importância. Isso é um erro, pois há vários cursos certificados pela MEC, que oferecem diplomas que podem ser reconhecidos como cursos presenciais. Alguns cursos podem ser de graduação e/ou pós-graduação em universidades virtuais. Seus diplomas também serão considerados como cursos presenciais, o que faz com que muita gente procure esses cursos EaD, especialmente para quem já está inserido no mercado de trabalho e está à procura de uma nova colocação profissional ou melhor escolaridade para ele.
2. Os professores possuem preparação especial para fazer as aulas EaD
Por ser uma modalidade recente, boa parte dos professores, se não todos, possuem uma formação especial para realizar as aulas a distância. O curso EaD necessita de uma metodologia, assim como um material diferenciado para os alunos não fiquem desmotivados. Os professores possuem formação, em sua maioria, de ensino presencial tradicional. Por ser uma modalidade nova, algo que é necessário para os cursos terem qualidade são os professores tão qualificados como os demais professores dos cursos presenciais. Por esse motivo, muitos deles são formados em escolas e universidades bem prestigiadas, o que aumenta ainda mais a credibilidade para o curso de Educação a Distância.
3. A dedicação para suceder no curso é a mesma em um curso presencial
No curso EaD, há uma necessidade maior de dedicação nos estudos, uma vez que a maioria delas pode pedir avaliações fora de casa. Além disso, alguns dos cursos a distância exigem que as aulas sejam realizadas a partir da interação entre os alunos nas plataformas de ensino dos sites e portais das escolas e universidades virtuais. As dúvidas e as atividades são aplicadas em plataformas em que se permite o compartilhamento de arquivos e outros anexos que podem ser acessados não apenas por você, como também por outros alunos. É uma forma mais prática para conseguir prosseguir em aulas.
4. Certos cursos começaram a ser oferecidos na forma de EaD e estão fazendo sucesso
Uma grande variedade de cursos que não era oferecida em faculdades locais de cidades mais afastadas das maiores capitais começaram a aplicar cursos em forma EaD. Isso aumentou ainda mais o interesse das pessoas e algumas delas passaram a ser referência nessas áreas. O curso EaD pode sim ser considerado equivalente a um curso presencial de universidade. Por ser algo que pode ser chamado de nova forma de aprender, é possível se desenvolver e aprender com ela. O que achou de conhecer mais sobre a EaD? Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo. Continue acompanhando o blog e até a próxima!
Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
Cinco tendências em EAD para 2016
Sem Categoria - 05/05/2016
4 dicas para criar aulas online de sucesso
Educação a Distância - 23/02/2016
6 sugestões de como ganhar dinheiro na internet co...
Webmarketing para Cursos - 29/10/2018
Como criar um conteúdo que atenda às necessidades...
Educação a Distância - 14/03/2023