Qual a melhor plataforma para venda de cursos online?

09/03/2022 18:03:27

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Vender cursos online tem se mostrado uma opção das mais interessantes para empresas de vários segmentos. Isso deve, em grande parte, ao crescimento da modalidade de ensino a distância no país que, ao longo dos últimos anos, se tornou uma opção atraente para estudar um novo idioma, realizar uma pós-graduação, ou uma qualificação profissional.

Prova disso é que no ano de 2019, segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), 9 milhões de alunos estavam matriculados em cursos EaD. Com o isolamento social, podemos projetar números ainda mais promissores para a adesão ao ensino a distância, além de trazer a liberdade do professor vender os seus cursos.

Benefícios de utilizar uma plataforma EAD para venda de cursos

Simplificação

Por ter tudo organizado em um lugar só, você não precisa se preocupar em utilizar várias ferramentas para conseguir se comunicar com o seu aluno. Com uma plataforma EAD, você pode dispensar comunicações via WhatsApp, email e portal de ensino, por exemplo.

Todas as comunicações com o estudante, podem ser feitas diretamente pela plataforma. Isso inclui, entre outras coisas, as aulas ao vivo, a distribuição de material e os fóruns de discussão.

Essa concentração em um só local facilita a vida tanto do aluno quanto de quem está oferecendo o curso.

Personalização

Personalizar a sua página em uma plataforma EAD possibilita deixar os cursos com a cara do seu negócio, além de ficar atraente para o aluno. Outra maneira de personalizar os seus cursos é customizar o conteúdo levado para as aulas, como por exemplo, os próprios certificados.

Fortalecer a marca – seja pessoal ou de uma empresa – é fundamental no campo da educação à distância. A concorrência é cada vez maior, portanto é preciso se destacar e tentar virar referência no seu setor. Quanto mais personalizada for a sua oferta, melhor nesse sentido.

Custo-benefício

A utilização de uma plataforma EAD para administrar cursos ajuda, principalmente, no retorno financeiro esperado. Criar uma estrutura do zero pode sair muito caro, então investir em algo já pronto e testado faz mais sentido econômico, ainda mais para quem está começando.

Com a plataforma, não é necessário gastar com despesas de locação de materiais, gastos com deslocamento ou com apostilas impressas. Todos os materiais do seu curso estarão online para acesso dos estudantes, sem custo adicional para você.

Vou listar aqui algumas plataformas do mercado:

1- Udemy

A Udemy é uma plataforma para vender cursos online que possui mais de 130.000 cursos completos, que vão desde programação até esoterismo. Além disso, você também pode encontrar aulas avulsas no portal.

Por que é legal?

A plataforma oferece soluções para quem pensa em desenvolver um curso online. Além disso, a ferramenta permite a venda de um curso e o recebimento do pagamento por PayPal ou Payoneer.

2- Hotmart

A Hotmart existe desde 2011, mas só se popularizou em 2017. De lá pra cá, ela foi responsável por criar uma cultura de monetização de cursos online, dando um boom no mercado.

Por que é legal?

A ferramenta funciona por meio de comissões por vendedor e coproduções, sendo um ótimo lugar para investir em um programa de afiliados.

3- LMS Estúdio

Plataforma de Ensino e Venda de Cursos, indicado para quem deseja vender e ensinar numa plataforma elegante e responsiva de forma fácil na internet.

Por que é legal? 

A ferramenta além de ser fácil acesso, e acessível, possui muitos benefícios.

4- Moodle

O Moodle tem a interface personalizável com código aberto e é ideal para treinamentos corporativos. A plataforma possui monitoramento de desempenho e gamificação, além de funcionar sob assinaturas e certificação/licenciamento.

Por que é legal?

Plataforma Moodle Completa, indicado para quem deseja uma plataforma acadêmica completa, com fórum, chat, scorm, controle de turmas, banco de questões e muito mais.

Qual plataforma EAD escolher?

Dentro de tantas opções, pode ficar um pouco complicado decidir qual é a mais interessante para o seu negócio. O melhor caminho é procurar o que tiver as funcionalidades que você precisa e que traga um melhor retorno.

Leve em consideração os 3 benefícios que citamos no começo do texto – simplificação, personalização e custo-benefício – na avaliação de qual plataforma EAD combina melhor os cursos que você quer vender. Assim, a decisão será mais embasada.


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