Quais as obrigações do franqueador para o franqueado?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 24/10/2019 - 01:10:47 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Quais as obrigações do franqueador para o franqueado?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Em qualquer negócio, existem relações de direitos e deveres dos empreendedores, seja para com os clientes, fornecedores, governos e sociedade de maneira geral.

No caso de microfranquias, essas obrigações também se mantêm e, nesses casos, existem obrigações do franqueador que devem ser adotadas para que a parceria possa se manter de forma segura.

Para entender melhor, neste artigo, vamos abordar as obrigações do franqueador para o franqueado para que se possa dar ainda mais segurança para você montar seu negócio nesse formato.

1- Ter transparência

A transparência que deve pautar a parceria de negócios, é uma das principais obrigações do franqueador para o franqueado, pois somente sendo claro e assertivo há oportunidade de uma parceria de sucesso.

Passar as informações necessárias sobre o negócio deve ser prioridade, demonstrando confiança para que o franqueado possa exercer com mais confiança a sua atividade, acreditando no negócio e trazendo maior resultado para a marca.

Nenhuma relação duradoura é pautada, se não houver transparência entre todos.

2- Oferecer suporte e capacitar o franqueado

Não adianta oferecer um produto ou serviço e não dar suporte ao franqueado. Caso contrário, o risco para acabar com o crescimento sustentável de qualquer microfranquia é alto.

O franqueador é quem detêm toda a expertise sobre o negócio e que traçou as estratégias de atuação comercial e administrativa, sendo assim, deve partilhar essa experiência para que a microfranquia se desenvolva sem riscos.

Atuar em parceria com a divulgação da marca e esclarecer, ou se antecipar, a possíveis dúvidas do franqueado são aspectos que auxiliam decisivamente o sucesso de um negócio.

Manter um canal de comunicação constante é fundamental para a condução de uma parceria forte e padronizada.

Além disso, é importante treinar e orientar o franqueado quanto à condução do negócio e realizar treinamentos periódicos para reciclar o franqueado e esclarecer eventuais dúvidas.

3- Cumprir o acordado em contrato

Uma das importantes obrigações do franqueador é estabelecer formalmente um contrato de parceria da microfranquia.

Esse instrumento legal garante os aspectos principais sobre as características de responsabilidades, direitos e obrigações das partes e deve ser elaborado sob suporte de um profissional da área jurídica, para evitar riscos ou inexistência de cláusulas importantes.

Porém, somente o fato de ter um contrato não oferece segurança, mas sim a efetividade de seu cumprimento, que deve ser o norteador da atuação entre as partes.

4- Acompanhar a atuação do franqueado

Além de dar suporte ao franqueado, é importante acompanhar a sua atuação, pois somente assim se podem identificar oportunidades de melhorias e atingir resultados mais consistentes.

Esse item é importante, inclusive para avaliar se os padrões definidos em contrato pela marca estão sendo atendidos, corrigindo eventuais distorções.

Observar o atendimento, a organização e os controles são formas positivas para a microfranquia se manter sempre atuando conforme as definições pré-estabelecidas.

5- Disponibilizar produtos ou serviços de boa qualidade

Oferecer qualidade de produtos e serviços é fundamental para que a microfranquia seja um sucesso e que a marca se consolide junto ao consumidor.

Trabalhar com soluções inovadoras e que se diferenciem da concorrência é um grande fator para que sejam realizadas as ampliações de atuação no mercado e que o franqueado possa contribuir com esse objetivo de forma mais segura.

Muitas vezes a solução oferecida pelo franqueador é muito boa na teoria; porém, apresenta vícios de execução que impactam diretamente sobre o resultado da marca.

Então, investir em pesquisas e desenvolvimento ou aprimoramento de ofertas de produtos e serviços é fundamental para ter sucesso.

 

Conclusão sobre obrigações do franqueador para o franqueado

As obrigações do franqueador para o franqueado devem ser de conhecimento de todos que têm uma microfranquia. É isso que garante a segurança desse tipo de negócio. Portanto, direitos e deveres devem sempre estar claros.

Para se ter certeza de que a opção pela microfranquia é a mais adequada e que as obrigações do franqueador serão cumpridas é importante optar por uma empresa responsável e com bons produtos a oferecer.

O Estúdio Site é uma excelente empresa que oferece o módulo de Microfranquia do LMS, com um produto voltado a área educacional, com muitas chances de êxito da microfranquia.

Acesse nosso site e obtenha mais informações de como podemos estabelecer uma parceria de sucesso.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

3 conselhos de como criar um site de cursos online

3 conselhos de como criar um site de cursos online

Webmarketing para Cursos - 03/10/2018

EAD é uma boa opção?

EAD é uma boa opção?

Educação a Distância - 20/08/2015

Qual a filosofia educacional do Moodle?

Qual a filosofia educacional do Moodle?

Educação a Distância - 06/10/2016